fernandosoares_28-06-2019

Edições anteriores

MAIS FLASHES DA FEIJOADA DA COLUNA

 

 

Fotos: Gabriel Santos

Os respeitados médicos, Heda e José Roberto Paquera

 

Eliane Richter, o marido, médico Artênio Ricther, e a filha, Richele Richter

 

Susana Perentel e o marido, delegado de Polícia Civil, Antenor Batista

 

Clélia e o marido, advogado Joseph George Slaiman, carinhosamente chamado de Zuzão

 

Lúcia e o marido, diretor-presidente do grupo Aegea, José João Fonseca

 

A psicóloga Alessandra e o marido, empresário Ita Sebben

 

Mirella Cunha e o advogado Félix Nunes da Cunha

 

 

A jornalista Elizete Alves e o namorado, João Mosimann

 

A advogada Ingrid Mota e o namorado, engenheiro Thiago Vieira

 

O querido advogado e professor universitário João Paulo Delmondes e a esposa, Giovana Rodrigues

     

FRIO
Começaram as pequenas noites de inverno, em Campo Grande. Que seja boa e abençoada pra todos nós.
 

MARTHA ROCHA
Linda no passado e digna, a estas alturas da vida, Martha Rocha, a eterna Miss Brasil, sai de cena. E ela mesmo fez questão de comunicar. As glórias ficaram para trás e ela resolveu ir viver numa casa de repouso, em Volta Redonda, RJ. Ausência da família e questões financeiras a levaram a tomar tal decisão.
 

GRITOS DE ALERTA
O modelo de gestão das polícias estaduais está na raiz das causas principais que colocam os servidores da segurança pública entre as categorias profissionais com o mais elevado número de suicídios, no Brasil. O deputado estadual e ex-comandante da Polícia Militar, coronel Carlos David dos Santos (PSC), fez desabafo contundente e bastante esclarecedor, em um vídeo que postou nas redes sociais, logo após ser informado sobre a morte de um policial que se matou em Mato Grosso do Sul, domingo passado.
 

GRITOS DE ALERTA II
Na análise do Coronel David sobre suicídios, ele citou números estarrecedores. Uma pesquisa feita em 2015 apurou que num universo de 18.007 policiais, 3.225 haviam cogitado tirar a própria vida e 650 fizeram essa tentativa, sendo que, destes, quase 40% nada contaram a ninguém. Para o deputado, as mortes e tentativas do gênero já são uma epidemia. Sobrecarga e péssimas condições de trabalho; salários aviltados; ausência de suporte científico, mobilidade e logística; e a falta da necessária atenção profissional e humana estão nos caminhos do estado depressivo que ataca os servidores da segurança. O pior é que, muitas vezes, seus apelos e suas dores não são ouvidos.
 

GRITOS DE ALERTA III
Outro deputado estadual, apreensivo com o alarmante número de suicídios nas fileiras policiais, é o tucano Felipe Orro. É de sua lavra um projeto, já em tramitação, que estende o Programa Estadual de Saúde Mental aos bombeiros policiais militares e civis. O programa, atualmente, atende servidores penitenciários e uma de suas linhas especializadas trata da prevenção ao suicídio, com assistência psicológica.

 

NO CÁUCASO
Em terras de fascínio, mistério e alegria, a delegação brasileira que foi a Baku, capital do Azerbaijão, destacou-se no Fórum Internacional de Arquitetura Para o Turismo em Cidades Históricas. Entre os sul-mato-grossenses do animado grupo, assinaram a sua presença os arquitetos Carlos Lucas Máli e Adriana Tannus. O evento é chancelado pela União Internacional dos Arquitetos (UIA).

 

ADEGA COMPER
 Começou ontem e vai ate amanhã, a feira do vinho do Comper Jardim dos Estados. Começa às 17 horas e vai até as 21 horas. Hoje, o sommelier Ivan Alves, da premiada vinícola Casa Álvares, localizada na região do Douro, em Portugal, falará sobre a vinificação portuguesa. Além de vinhos chilenos, brasileiros e portugueses, os chefs Dedê Cesco, Edu Rejala e André Chownk farão pratos regionais no local, harmonizando com os vinhos, como risoto de carne seca com banana da terra, caldo pantaneiro, ossobuco com cuscruz e moqueca de pintado. Vinhos da Rota do Azeite, como Quinta dos Castelares, Fronteira, Trovisco, Flor do Tua, Sonnini, Holminhos e Froll, entrarão na degustação. A entrada é você adquirir uma taça por R$ 14,90 e degustar os vinhos, à vontade.

 

PENSAMENTO DO DIA
“As pessoas farão coisas cruéis com você. Ainda assim, escolha ser uma boa pessoa. Não permita que a maldade dos outros te impeça de ser alguém incrível”.
 

NA LEMBRANÇA
O cantor e compositor Cyro Monteiro nasceu em 28 de maio de 1913, no Rocha, bairro do Rio de Janeiro. Lançado por Sílvio Caldas, em 1933, gravaria seu primeiro disco para o Carnaval de 1936. Tinha um estilo inconfundível, marcado pela caixa de fósforos, parceira de inúmeras músicas. Uma frase de Vinícius de Moraes define a sua importância para a música brasileira. "Cyro, pra lá do cantor e do homem excepcional, é um grande abraço em toda a humanidade". Morreu em 13 de julho de 1973, no Rio de Janeiro.

 

 

EXCELÊNCIA É ISSO!
Na sessão solene pelos 40 anos da Assembleia Legislativa, uma das presenças mais aplaudidas e assediadas foi a do ex-deputado estadual Roberto Orro. Colegas de seu tempo, mandatários atuais, servidores, jornalistas e populares fizeram questão de levar seu abraço e seu carinho ao ex-presidente da Casa, que estava acompanhado da esposa, Yone Orro, e do filho, o deputado estadual Felipe Orro.