fernandosoares_21-06-2019

Edições anteriores

ALGEMAS
Floripa não é mais a mesma ilha dos sonhos, Até o prefeito de Florianópolis, do MDB, foi preso esta semana. Nossa, do jeito que vai, não sobrará nenhum político solto, neste País.
 

FOICE NO ESCURO
 No silêncio da madrugada, é feroz e sem regras a série de trombadas entre dois deputados, para garantir seus apadrinhados na habilitação partidária que definirá os nomes para disputar apetitosa prefeitura do interior. O jogo é bruto e até o poderoso chefão já percebeu que, por enquanto, é melhor ficar de fora e permitir que ambos se desgastem. Uma pista: nesse município não haverá chapa de titular da Prefeitura para a reeleição.


BAFORADAS
Só falta o prefeito Marquinhos Trad (PSD) sancionar e Campo Grande terá sua primeira lei dispondo sobre a restrição ao consumo de narguilé, em locais públicos. Já aprovado pela Câmara Municipal, o projeto do vereador Delegado Wellington está à espera da canetada do prefeito. Há lugares e espaços na cidade, em que a convivência entre freqüentadores e fumantes tornou-se impraticável.
 

OUTRO ACERTO
 A cassação do mandato do prefeito Aluízio São José (PSB), e do vice-prefeito Edvaldo Bezerra (MDB), de Coxim, está no pacotinho de “despejos” preparado pela Justiça Eleitoral. Dias atrás, quem perdeu de vez a “boquinha” de cargo eletivo foi o vereador eleito de Corumbá, Iraílton Oliveira, o Baianinho (PSDB). Tem mais vindo por aí.


SORRISÃO
E ponham felicidade nessa fita: o deputado federal Fábio Trad (PSD/MS) se derreteu na emoção com a honraria que lhe foi outorgada pela Ordem dos Advogados do Brasil, justificada por sua atuação em defesa do estado democrático de direito e da advocacia nacional. O título tem nome mais que sugestivo: “Advogado da Advocacia Brasileira no Parlamento Nacional”.
 

TÁ BOMBANDO?
Não se trata de novidade, mas é uma informação em notícia checada e conferida pela “Folha de São Paulo”, que aumenta a coleção de revelações pós-eleitorais: “Empresas brasileiras contrataram em 2018 uma agência na Espanha para fazer, pelo WhatsApp, disparos de mensagens a favor do então candidato Jair Bolsonaro (PSL), relata Patrícia Campos Mello. A informação, que aparece em gravações, é de Luís Novoa, dono da Enviawhatsapps. Nos áudios, Novoa afirma que empresas, açougues , lavadoras de carros e fábricas no Brasil compraram seu software para disseminar propaganda do candidato. A prática é ilegal, configurada como doação de campanha.
 

INCENTIVOS
Demorou mais de 20 anos. E, finalmente, os ajustes políticos, técnicos e administrativos conseguiram dar ao Prodes (Programa de Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande) um formato atualizador, que agradou poder público e empresários. O secretário municipal de Desenvolvimento e de Ciência e Tecnologia, Herbert Assunção, ouviu essa impressão durante reunião com dirigentes, que instalaram seus negócios no Polo Empresarial Norte. O vereador João César Matogrosso (PSDB) capitaneou o grupo que foi à Prefeitura ajustar os termos da proposta, que será apreciada e votada pela Câmara Municipal.
 

CONHECIMENTO
A diretora-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Berenice Maria Jacob Domingues, vislumbra um acontecimento de grande repercussão, no período de 21 a 27 de julho próximo, quando Campo Grande vai recepcionar os participantes da 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência). Luciana Montera é a coordenadora da comissão que divulga o evento, e está igualmente empolgada.
 

REVERÊNCIA
Emocionado, mas convicto e certeiro em sua abordagem, o presidente do Conselho Regional de Química da 20ª Região, Luiz Miguel Skrobot Júnior, deu a vereadores e público presente na Câmara Municipal, um retrato claro que aponta a grandiosidade da profissão, como elemento da ciência para responder às necessidades humanas. Aconteceu na terça-feira, 18, Dia Municipal do Químico, e a sessão especial foi requisitada pelo presidente da Casa, o vereador tucano João Rocha.
 

GUERRA NAS ESTRELAS
O aclamado ator Paulo Betti foi posto na parede pelo não menos aclamado colega Mílton Gonçalves, por causa de uma postagem num grupo de rede social, cujo conteúdo expressa conceitos racistas. Com esta leitura, Gonçalves acionou Betti na Justiça. O acusado se defende com veemência, chamando a atenção para sua história pessoal de ativista dos direitos humanos. De fato, quem o conhece vai duvidar, muito, que seja racista.
 

CONTAS FURADAS
Em Mato Grosso, o PSL vai mesmo figurar como parte no processo que custou, até agora, o mandato da senadora Selma Arruda e de seu primeiro suplente, Gilberto Possamai, ambos acusados de abuso do poder econômico e de fazer campanha com recursos de caixa 2. Selma é ex-juíza e, na magistratura, ganhou notoriedade com suas investidas contra o PT e a favor de Jair Bolsonaro e Sérgio Moro. Os juízes eleitorais entendem que os repasses financeiros das verbas de campanha são autorizados pelo partido. Com isso, quem pode lucrar com a vaga senatorial é a segunda suplente, Clerie Fabiana Mendes, também do PSL.
 

NA LEMBRANÇA
O escritor existencialista Jean Paul Charles Aymard Sartre nasceu em 21 de junho de 1905, em Paris. Autor de livros como A Imaginação, A Transcendência do Ego, O Ser e o Nada, Crítica da Razão Dialética, As Palavras e O Idiota da Família, ele teve uma vida recheada de polêmicas, como seu apoio ao comunismo soviético, seu casamento liberal com Simone de Beauvoir e, até, a recusa, em 1964, do Prêmio Nobel de Literatura. Antes de morrer, aos 74 anos, em Paris, cunhou uma frase, que fecha a coluna de hoje: "É melhor vencermos a nós mesmos, do que ao mundo".

 

Fotos: Gabriel Santos

O delegado da Polícia Federal, Fernando Casarim, e o superintendente-geral da Polícia Federal, em MS, Cléo Mazzotti

 

O desembargador do TJ-MS, Alexandre Bastos, e procurador eleitoral Marcos Nassar

 

O diretor-geral de Polícia Civil, Marcelo Vargas, o procurador do Estado, Milton Kurachi, e o procurador-geral do Município, Alexandre Ávalo

 

O comandante do 6º Distrito Naval, contra-almirante Carlos Arentz e o comandante do Corpo de Bombeiros de MS, Joilson Alves do Amaral

 

O juiz-auxiliar da presidência do TJ-MS, Fernando Cury, a procuradora-geral do Estado, Fabíola Marquete Rahin, e o presidente da Amamsul, Eduardo Siravegna Júnior

 

O procurador de Justiça, Antônio Siufi Neto, o desembargador Julizar Trindade Barbosa e o advogado Odil Tadeu Giordano

 

O delegado de Polícia Civil, em MT, Guilherme Lós, e o chefe de Gabinete do PGJ, promotor de Justiça, Alexandre Lacerda

 

PENSAMENTO DO DIA
 “Para os maledicentes de plantão, fica essa dica: Feliz ou não, a lei da vida sempre é seguir em frente, com a cabeça erguida”. Beijinho no ombro aos falidos e corneados!