fernandosoares_20-06-2019

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

A empresária Nayara Barbosa e o marido, pecuarista Maurício Strang

 

Gente da gente. Cida Paris e Maria Stella Trad

 

Os senadores de MS, Soraya Thronicke e Nelsinho Trad

 

O ator e produtor Felipe Silveira e o advogado Assaf Trad

 

Os advogados, César Gonzáles André Pagnoncelli e Lucas Rocha

 

Os advogados, Nabiha Maksoud e Juarez Fernandes

 

Suely Nogueira Cavalcante e Tânia Trad

 

PENSAMENTO DO DIA
 “Com o tempo, você vai percebendo que, para ser feliz, você precisa aprender a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você”.

 

NA MOSCA
A coluna já havia cantado a bola. Nesta semana, o ex-prefeito Alcides Bernal deixou a presidência do Diretório Regional do PP, certamente por não suportar o que considera um fardo pesado demais. Ele era alvo de profundas insatisfações dos filiados. Quem assume as rédeas da legenda é o deputado estadual Evander Vendramini. Pode ser que com a mudança os ânimos se acalmem, em especial os do vereador Valdir Gomes. Na contrapartida, Vendramini nomeou para ser seu assessor na Assembleia Legislativa o advogado Wilton Edgar Sá e Silva, que foi secretário da Juventude de Campo Grande, quando Bernal era prefeito.
 

NA MOSCA II
Outra que a coluna antecipou, há cerca de cinco meses: o troca-troca nos cargos federais em Mato Grosso do Sul. Ex-assessor do senador Waldemir Moka, do PMDB, Nelson Vieira Fraga Filho vai assumir a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). Substituirá Marquinhos Derzi, exonerado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).


FICOU DE FORA
O problema é tão grave, que a Santa Casa ficou de fora do repasse de R$ 5,2 milhões para beneficiar 155 entidades assistenciais, resultado de emendas parlamentares. A verba do Fundo Municipal de Investimentos Sociais (FMIS) pode ser repassada anualmente e, cada um dos 29 parlamentares municipais, poderia destinar até R$ 180 mil para diferentes instituições. A Câmara aprovou as emendas.
 

FLOR DA PELE
Sexta-feira passada, na ciranda entre Jair Bolsonaro e os jornalistas que fazem a cobertura política em Brasília, um dos fatos que chamaram a atenção foi a Bíblia que a repórter de O Globo, Delys Ortiz, deu de presente ao presidente. Porém, o que mais chamou a atenção foi o descontrole do ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno. Ele desferiu um murro na mesa e caprichou nas ofensas e agress&ot ilde;es verbais contra o ex-presidente Lula. Deixou bem exposto o nervosismo que assola os inquilinos do Palácio do Planalto em dias de The Intercept.
 

FLOR DA PELE II
Segundo a jornalista Eliane Cantanhede, de “O Globo”, confirmam-se dois dos grandes temores dos militares instalados no Palácio do Planalto: a contaminação política e a divisão das Forças Armadas. A demissão do general Carlos Alberto dos Santos Cruz, da Secretaria de Governo, foi um dos sinais.
 

FLOR DA PELE III
Para familiares, amigos íntimos e auxiliares mais próximos do presidente Jair Bolsonaro, soaram como provocações os elogios da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a duas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF): a criminalização da homofobia e a suspensão, mesmo parcial, de um decreto presidencial permitindo que sejam extintos os conselhos criados por lei.

 

CORES PÁTRIAS
O mês de julho, em Mato Grosso do Sul, tem muitas e interessantes atrações para quem aproveita o período de férias para viajar. Na fronteira com o Paraguai, em Ponta Porã, além das compras de importados, uma pedida especial será a Festa das Nações. A Prefeitura marcou o evento para os dias 17, 18 e 19, como parte das comemorações dos 107 anos do município. O Instituto Federal (IFMS) é um parceiro da iniciativa, que terá como cenário o Parque dos Ervais. Só na área de gastronomia, já estão confirmadas as culinárias do Brasil, Paraguai, Japão, EUA, Taiwan, Líbano, Venezuela e Itália.
 

OLHO NISSO
Das 21.551 denúncias sobre trabalho infantil no País, entre os anos de 2014 e 2018, Mato Grosso do Sul é responsável por 391, sem incluir as 33 intervenções de autoridades e 77 termos de ajustamento de conduta. Os dados são do Ministério Público do Trabalho. Vale frisar que durante os atos deste mês no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho), o MPT lançou a campanha “Toda Criança é Nossa Criança. Diga Não ao Trabalho Infantil”.
 

POR BAIXO
Dá uma sensação de vazio ou de incapacidade quando os campo-grandenses ficam sabendo que Cuiabá mais uma vez será a sede de uma das etapas da Liga das Nações de Vôlei Masculino. Os cuiabanos vão torcer em casa pelo time brasileiro, que terá pela frente as seleções da Bulgária, Alemanha e Rússia. Enquanto isso, a capital de Mato Grosso do Sul aguarda presente semelhante cair do céu. E os matogrossenses... por cima.
 

FONTE PRECIOSA
Foi na terça-feira, 18, no Museu de Arqueologia da Universidade Federal (MusArq/UFMS), o lançamento do “Catálogo de Artefatos Cerâmicos Arqueológicos de Mato Grosso do Sul”. É uma obra de inestimável valor, produzida por Emília Mariko Kashimoto e Gílson Rodolfo Martins. Com incentivo do Fundo Estadual de Investimentos Culturais e a chancela do Instituto Histórico e Geográfico (IHG), do qual o professor Martins é o vice-presidente, trata-se de uma coleção com 525 peças cerâmicas, que representam os mais de 57 mil vestígios arq ueológicos do acervo do museu.
 

NA LEMBRANÇA
Uma vida curta e cheia de emoções. Esta foi a existência do ator Errol Flynn. Este australiano da Tasmânia nasceu em 20 de junho de 1909, para brilhar nas telas hollywoodianas. Ele estrelou quase 60 filmes em sua rápida carreira, já que morreria aos 50 anos, no Canadá, vítima de um ataque cardíaco. Seu corpo atlético estava debilitado pelo abuso de álcool e drogas. A frase que encerra a coluna de hoje é dele: "Quando você fala com Deus, está rezando. Quando Deus fala com você, você é esquizofrênico".