fernandosoares_18-06-2019

Edições anteriores

LIMPEZA
O mito da democracia racial, o machismo e a homofobia camuflam os mais diversos tipos de ferimento aos direitos humanos. Por isso justifica-se festejar cada uma das decisões e procedimentos que se contrapõem a esse lado negativo e lamentável do contexto social e moral do Brasil. É o caso, portanto, de saudar efusivamente atitudes como a do Youtube, que resolveu remover todos os vídeos com teor supremacista (de discriminação racial) e de incentivo ao ódio. A empresa anunciou que vai empregar inteligência artificial e dezenas de milhares de moderadores humanos.
 

NA MEMÓRIA
O dia 12 de junho é para ser lembrado pelos brasileiros, com todas as honras devidas aos feitos gloriosos do esporte. Nessa data, em 1994, a seleção feminina de basquete protagonizava na Austrália um feito inédito, garantindo ao Brasil a sua maior conquista, ao vencer a mais importante competição do planeta, o Campeonato Mundial. O inesquecível five comandado por Hortência e Paula fez uma campanha memorável. Na decisão derrotou a China por 96 a 87, um placar mais folgado que o das semifinais, quando derrubou a poderosa e favorita seleção dos EUA por 110 a 107.
 

NA MEMÓRIA II
O quinteto titular da seleção brasileira campeã na Austrália era formado por Hortência Marcari, Magic Paula, Janeth, Leila e Alessandra. E o elenco se completava com a treslagoense Ruth, Heleninha, Adrianinha, Simone, Dalila, Roseli e Cíntia Tuiu. O técnico era Miguel Ângelo da Luz. Com essa base, o Brasil venceu também os Jogos Panamericanos de Cuba, em Havana, e subiu ao pódio com a medalha de prata, nos Jogos Olímpicos de Atlanta.
 

NA MEMÓRIA III
A atacante Ruth Roberta, uma das jogadoras da seleção de basquete que ganhou o Mundial da Austrália, nasceu em Três Lagoas e tem uma história de muitas lutas e de superação. Seus pais trabalhavam na varrição das ruas, para sustentar a família. Mesmo depois de consagrada na carreira, com as conquistas nacionais e internacionais, ela ainda passou por momentos difíceis, até ser nomeada pela Prefeitura de Três Lagoas para uma das vagas na Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejuvel), aonde está, até hoje. Foi também treinadora da seleção estadual de basquete, em 2015.


VIAGENS
Com as viagens da senadora Soraya Thronicke, para a Alemanha, e do deputado federal LoesterTrutis, para Alcântara (MA), o PSL sul-mato-grossense foi forçado a adiar para data ainda não definida sua convenção regional, que aconteceria no último dia oito. Soraya voou para terras alemãs cumprindo uma agenda de discussões sobre mudanças climáticas. Trutis foi ao Maranhão para um evento na base de lançamento de foguetes. E o dirigente estadual da sigla, o deputado Capitão Contar, que quer uma convenção de fechar a praça, com a presença de todos os astros e estrelas locais do PSL, já convidou várias figuras de renome nacional.
 

NOS ARES
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul marcou um gol de placa, e aéreo. Um pedido seu, contextualizado com inteligência e propriedade, pelos promotores de Justiça, Luiz Eduardo Lemos de Almeida e Fabrício Proença de Azambuja, recebeu o acolhimento do juiz José Henrique Neiva Carvalho e Silva. O magistrado ajustou com a TAP Air Portugal, que cumpra os contratos com passageiros que adquiriram bilhetes de embarque para voos pela Avianca Brasil.
 

NOS ARES II
Uma série de tratativas que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) iniciou em seu primeiro mandato, em 2015, começa a concretizar-se, agora. Trata-se da abertura da torneira para regar investimentos na reforma, melhoria e modernização da estrutura aeroportuária de Mato Grosso do Sul. Com o compromisso firmado por Ronei Saggioro Glanzmann, titular da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Azambuja retornou rindo e fogueteiro de Brasília, anunciando R$ 116 milhões para obras nos aeroportos de Campo Grande, Bonito, Dourados e Coxim.

 

BENEMERÊNCIA
Na celebração de seus 107 anos de fundação, o Município de Porto Murtinho foi contemplado com a doação de 3.500 uniformes completos destinados aos estudantes da rede pública. Além da aclamada doação, o médico e empreendedor na área hospitalar Mafuci Kadri, na planície de seus 70 anos, ainda aproveitou a ida àquela fronteira para fazer outra coisa que adora: o futebol. Não perdeu tempo e aceitou o convite para bater uma bola no Estádio Walfrido Concha.
 

QUEDA DE BRAÇO
O caldo engrossa nas alturas do poder institucional. Parece estar dada a largada para uma “guerra” de leituras jurídicas e judiciais, tendo como pivô o contingenciamento das verbas orçamentárias das universidades. A decisão da Justiça Federal da Bahia, de suspender o corte anunciado pelo governo de Jair Bolsonaro, foi prontamente derrubada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, ao acolher uma apelação da Advocacia-Geral da União (AGU). O presidente do TRF 1, desembargador Carlos Moreira Alves, lê a causa com olhar semelhante aos de Bolsonaro e do ministro Abraham Weintraub, da Educação.
 

PONTO
Mais uma conta preciosa no colar dos desempenhos pessoais positivos de Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, em sua agenda ministerial. Ela vê coroado o esforço para que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento restaurasse a exportação de carne bovina à China e outros mercados internacionais, que suspenderam a compra dos produtos brasileiros vetados em suas regras de controle sanitário e endemias.

 

Fotos: Gabriel Santos

As primas, a arquiteta Suellen Sebben Teixeira e a empresária Gabriella Sebben

 

Maria Regina Sebben e o marido, agropecuarista, Fabiano Campos

 

O advogado Rafael Chaves e a empresária Francielle Leverman

 

O deputado federal Dagoberto Nogueira e o vereador de Anastácio, Dinho Vital

 

O economista Cleiton Dias e a esposa, Eliane

 

O gestor público Cláudio Serra e o deputado estadual Jamilson Name

 

O investigador policial, Nilton Sales e a esposa, Tatiana

 

PENSAMENTO DO DIA
“Nunca deixe de ser uma pessoa boa, por causa de pessoas ruins”.
 

NA LEMBRANÇA
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso completa, hoje, 88 anos. Carioca de nascimento, o sociólogo e professor construiu sua carreira política em São Paulo, tendo sido deputado e senador. Depois, no governo Itamar Franco, foi ministro das Relações Exteriores e da Fazenda, o que o levou à Presidência da República, que ocupou entre 1995 e 2002. A frase que fecha a coluna de hoje é dele. "Hoje, a liberdade e a democracia são como o oxigênio. Você pensa que não tem importância porque existe em abundância".