fernandosoares_13-06-2019

Edições anteriores

O TALENTOSO ARTISTA PLÁSTICO EDSON CASTRO

   

 

No sábado, teremos uma tarde para despertar a curiosidade. Na feijoada do titular da coluna, a presença de Edson Castro será marcada pela bela exposição que o artista levará para o evento, ao lado de Ana Karla Zahran e Isaac de Oliveira. Apesar de pinturas diferentes, os trabalhos de Edson Castro aguçam o olhar do espectador. Esse corumbaense autodidata, que viveu por muitos anos em Paris, traz o dom da pintura, desde a infância. É reconhecido e premiado em diversos salões de artes e suas obras estão em diversas galerias, como a Galerie Ad Hoc Corner, em Saint-Paul de Vence, na França. Seus trabalhos foram elogiadíssimos por Gerárd Xuriguera, um dos mais respeitados críticos de artes europeus. Aos 48 anos, e quase quarenta de carreira, Edson Castro é um dos artistas plásticos mais reconhecidos, internacionalmente. Afinal, um artista como Edson Castro sabe como ninguém o melhor desfecho para uma obra. No sábado, os convidados conhecerão de perto o talento desse rapaz!

 

 

Gabriel Santos

O talentoso artista plástico Edson Castro

     

TUDO PRONTO
No início de mais um feriadão, quero agradecer às amigas e amigos, pessoas queridas, que estão confirmando presença ou dando apoio, mesmo à distância, para a nossa feijoada, neste sábado, no Golden Class. Tudo já praticamente pronto e definido. Do menu maravilhoso ao show com os Demônios da Garoa e Juci Ibanez, além do talento das artes plásticas de Ana Karla Zahran, Edson Castro e Isaac de Oliveira, da confirmação dos participantes e tudo o que mais seja preciso para que a tarde seja maravilhosa e abençoada.

 

VERSOS EM CASA
Assim, com a doçura e a generosidade que lhe são peculiares, Sylvia Cesco abre as portas de sua casa para que os amigos da arte e da cultura consagrem o ambiente, com o sugestivo nome: Recanto do Canto e da Poesia. Ela já havia feito, em outras ocasiões, coisas semelhantes em sua casa, como o La Peña Morena. Agora esta poetisa, escritora, declamadora, cantora, contista e professora presenteia a cidade com o Recanto que, ainda este mês, terá oficinas e cursos, entre os quais, o da escritora Lucilene Machado, “As Diferenças Entre Contos e Crônicas”.
 

BRONCA
David Cardoso ficou por demais furioso e decepcionado com a desfeita que ele e sua cidade natal, Maracaju, sofreram com a indiferença de Chrystian & Ralf. Contratada pela prefeitura para o show mais aguardado da 50ª Expomara, a dupla, segundo David, esnobou os fãs, comportou-se como estrelas inalcançáveis e, ainda, não deu ao diretor, produtor e ator mais produtivo do Brasil a atenção merecida. E isso, porque David tem uma antiga e festiva relação de amizade com os dois. Tem... ou tinha.


DA TERRA
Os arquivos do esporte – escarafunchados pelo deputado estadual Evander Vendramini – registram o protagonismo histórico dos corumbaenses, no futebol. A rede social foi utilizada pelo parlamentar para contar, a quem não sabia, que Velloso, o goleiro da seleção brasileira na primeira Copa do Mundo, em 1930, no Uruguai, era de Corumbá.
 

PROCISSÃO
O presidente da OAB-MS, Mansour Karmouche, nesses dias nervosos, recorre ao dom da serenidade ao sugerir que ainda é cedo para cobrar punições ao ministro e ex-juiz Sérgio Moro e ao procurador Deltan Dallagnol, por causa da revelação de diálogos nada republicanos entre ambos, revelados pelo site The Intercept Brazil. Serenidade ou não, politicamente, esse cuidado sinaliza que tem gente tentando não se expor demais num momento de grave e acirrada cobrança.

 

NA FRONTEIRA
O fotógrafo Roberto Higa é uma das atrações no programa de comemorações dos 107 anos de Porto Murtinho. Na sexta, 14, e sábado, 15, a partir das 20 horas, ele estará, pessoalmente, na Praça de Eventos, para apresentar os trabalhos de sua primeira exposição individual, com imagens que captou da cidade, ao longo dos anos. Desde a década de 1970, Higa guarda em seus arquivos milhares de fotografias documentando cenas e episódios, como as cheias causadas pelo Rio Paraguai e a vida dos fronteiriços.
 

NA FRONTEIRA II
Comentários à boca pequena, que estão fluindo nos corredores e gabinetes da Assembleia Legislativa, apontam para forças ocultas que andam girando em torno de pesados investimentos em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul. As fronteiras e as regiões de forte apelo turístico estão nesse mapa onde vicejam os laranjais.


GUERRA AVISADA
Há tempos, a coluna manifestou preocupação – e não foi só uma vez – com os estragos da expansão imobiliária e comercial no Parque dos Poderes. A área, que foi colocada por lei em condição de reserva ambiental e, por isso, deve ser preservada, já se desfigurou em boa parte, com o avanço dos empreendimentos residenciais e de vários tipos de uso imobiliário. O deputado estadual Felipe Orro (PSDB) cobra intervenção da Prefeitura na realização de melhorias viárias, de canalização pluvial e proteção aos mananciais e à vegetação. Os animais, diante de tudo isso, estão morrendo: de fome, porque os recursos alimentícios da mata escassearam, ou atropelados nas avenidas.

 

AVISO
Em razão do feriado de Santo Antonio, padroeiro da nossa Campo Grande, a coluna não circulará, amanhã. Retornaremos no sábado.


 

PENSAMENTO DO DIA
“Enquanto eu souber quem sou, o julgamento dos outros não me interessa”.
 

NA LEMBRANÇA
A língua portuguesa está em festa, hoje. É que em 13 de junho de 1888 nascia, em Lisboa, o poeta Fernando Antonio Nogueira Pessoa. Nos seus 47 anos de vida, ele deixou uma obra admirável e muitas frases. Fiquemos com esta para encerrar a coluna de hoje. "Estou farto de semideuses! Onde é que há gente neste mundo? Então, só eu é que sou vil?".