fernandosoares_12-06-2019

Edições anteriores

MAIS FLASHES DO JANTAR DA ABREC-MS

   

Fotos: Gabriel Santos

A empresária Sidney Volpe e o arquiteto Luís Pedro Scalise

 

Maria Arminda Corrêa e Reni Salamene

 

A médica Karal Arroyo e o marido, advogado Thomaz Leite

 

Valéria e o médico Fábio Andrade

 

O produtor rural Juliano Schmaedecke e a esposa, Mirta Schmaedecke

 

As empresárias, Idanir Trentin e Nelci Locatelli

     

LÁ E CÁ
Quem deve estar adorando alguns dos momentos do mandato aéreo da senadora Soraya Thronicke (PSL/MS) é sua filha, Isabela. Faz a doce e carinhosa companhia afetiva, alheia à polêmica sobre as constantes viagens internacionais da mãe, desde que assumiu o mandato. Antes que as línguas ferinas de plantão despejem o veneno, cabe registrar que a senadora gasta dinheiro do contribuinte, reservado legalmente para tais finalidades. É legal. Mas, no aspecto moral...
 

SEGREDAÇOS
É, o circo já começa a tremer de novo com as revelações da The InterceptBrazil sobre conversas e arranjos no escuro envolvendo algumas figuras de proa da Operação Lava Jato, especialmente o juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o procurador do Ministério Público Deltan Dallagnol. Se as combinações nada republicanas entre Moro e Dallagnol e as outras revelações bombásticas forem comprovadas, bastidores até então blindados terão seus véus suspensos e deuses de barro cairão do andor.
 

SEGREDAÇOS II
E o que mais preocupa nisso tudo é a hipótese de uma virtual e devastadora exposição das fraturas éticas, morais e comportamentais do Judiciário e do Ministério Publico, no caso, da alçada federal. São sintomáticas e repulsivas as declarações irritadiças dos procuradores Athayde Ribeiro Costa, Laura Tessler e Isabel Groba, do MPF, querendo a proibição a qualquer custo de uma entrevista de Lula antes do segundo turno, o que, no entender do trio, poderia vitaminar a eleição do candidato presidencial do PT, Fernando Haddad.

 

DÁ EM FRANCISCO...
Não é só nas Minas Gerais e no Pernambuco (estado do atual presidente nacional da sigla, Luciano Bivar) que o PSL se enrolou na prestação das contas de campanha. O mau uso – ou o uso ilícito – das verbas do fundo partidário virou pauta de investigação eleitoral em Mato Grosso do Sul, também. O interessante é que, no alvo das suspeitas reveladas pela imprensa de todo o País, estão pastores e políticos com mandato. Pau de que dá em Chico...
 

REENCONTRO
Muitos fiéis que foram ao Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no domingo, para a missa das 18 horas, tinham um segundo motivo, além da rotina de fé: era matar as saudades do padre Dirson Gonçalves, agora na reitoria do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá (PR).

 

PRESENTE!
O Partido Verde, enfim, mostra de novo sua cara. Depois da prolongada ressaca pós-eleições, a legenda está motivada para levar adiante, em Campo Grande, as suas bandeiras ecoambientais. Não falta assunto nas decisões governamentais. O ex-vereador e dirigente do PV, Marcelo Bluma, ajusta a alça de mira na direção da política bolsonarista de liberação dos agrotóxicos e no esvaziamento orçamentário e operacional do Ibama.

 

NOVO COMANDO
Fábio Edir dos Santos Costa fecha o seu ciclo à frente da reitoria da Universidade Estadual (Uems). Seu substituto é Laércio Alves de Carvalho que, com mais de 55% dos votos, derrotou dois concorrentes, Esmael Almeida Machado e Adriana Rocha Moreira. A vice-reitora eleita é Celi Corrêa Neves. O mandato vai, deste ano, até 2023. Fábio Edir fez uma gestão das mais profícuas e deixa saudades.
 

LIBERAÇÃO
Seria bom saber de fontes oficiais como está a procura, em Mato Grosso do Sul, pelos medicamentos para pacientes com atrofia muscular espinhal. Em abril passado, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assinou a portaria liberando o fornecimento dos remédios, gratuitamente, aos dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS).
 

PENSAMENTO DO DIA
Eu não ligo para o que as pessoas pensam sobre mim, minha personalidade não é feita de opiniões e, sim, de fatos.
 

NA LEMBRANÇA
Seu diário talvez seja um dos maiores libelos de liberdade. Estamos falando, claro da jovem Anne Frank, ou Annelies Marie Frank, seu nome oficial. Nascida em 12 de junho de 1929, em Frankfurt, Alemanha, ela contou nas páginas a sua dramática história: durante dois anos sua família ficou escondida num sótão de uma casa, em Amsterdã, Holanda, nos tempos da ocupação nazista na II Guerra Mundial. A obra continua depois que todos são presos num campo de concentração Bergen-Belsen, Alemanha, onde ela veio a morrer, em 12 de março de 1945, pouco antes do fim da guerra. Fiquemos com uma frase dela para fechar a coluna de hoje, como um ponto de reflexão: "Quando olho para o céu, de alguma forma sinto que tudo vai mudar para melhor, que essa crueldade vai acabar e que a paz e a tranquilidade retornarão mais uma vez".