fernandosoares_09-06-2019

Edições anteriores

JANTAR DA ABREC
Raríssimas vezes na história de Campo Grande se vê uma festa filantrópica de alto nível como a da Abrec, cuja presidente de honra, Cidinha Arroyo, se desdobra para deixar tudo como gosta que seja. O jantar perfeito ultrapassou todos os limites da criatividade e bom gosto, executado pela Maria Adelaide Noronha, do Yotedy. A sociedade se fez presente. E tudo na mais perfeita harmonia, independente da cor partidária de cada um dos convidados. Todo mundo se entendendo e festejando os mais de 700 renais crônicos que a entidade atende. Vamos às fotos, porque elas falam mais do que mil palavras...

 

O pecuarista Antônio Carlos Arroyo e a médica Cidinha Arroyo

 

Os desembargadores, Marco André Hanson e Odemilson Fassa

 

O pecuarista Joaquim Barbosa e a esposa, Alexandrina

 

A pecuarista Adriana Folco e a empresária Paula Francino

 

O casal de pecuaristas, Maria Luíza e Oscar Stuhrk

 

O pecuarista Habib Rezek Jr e a esposa, Euza

 

MANJERICÃO
Com tanto olho gordo em Campo Grande, não tem sal grosso que resolva. Por isso, a moda agora é usar em casa um vasinho com manjericão. E como funciona, minha gente! Coisa ruim do lado seca total a plantinha!
 

OBSERVATÓRIO
Observações de uma jornalista. Notaram que, de uns tempos para cá, a sociedade de Campo Grande está se dividindo em grupos? Um nada tem a ver com o outro e, quando se misturam, nem sempre é legal. São coisas independentes, pessoas com visões diferentes e histórias que não batem uma com a outra. Se é bom, não sei. Só sei que é uma realidade. A cidade de outros tempos não é mais a mesma. Sinal dos tempos, sinais de uma cidade que cresceu.
 

OLHO NO FUTURO
De 21 a 27 de julho, Campo Grande será o centro de uma nobre e qualificada romaria de intelectuais, com a realização da 7ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). As comunidades do conhecimento, especialmente nos meios universitários e de pesquisas, estão ansiosas pelo evento. A vice-reitora da Universidade Federal (UFMS), Camila Ítalo, a ex-secretária municipal de Cultura e Turismo, Nilde Brum, e sua sucessora, Melissa Tamaciro, juntamente com a adjunta da Secretaria de Educação, Soraia Inácio de Campos, e o empresário e dirigente do Consórcio Guaicurus, João Rezende, estão na linha de frente que vem preparando esse acontecimento.
 

GUERRA AVISADA
O PSL e o próprio presidente da República não comentam e querem minimizar o impacto da derrota no primeiro teste eleitoral a que foram submetidos, desde a vitória de Jair Bolsonaro, em outubro de 2018, e do início de seu governo, há cinco meses. No domingo passado, em Iguaba Grande, cidade com cerca de 30 mil habitantes, na região dos lagos, no Rio de Janeiro, o apoio maciço da família Bolsonaro e do vice-presidente, general Hamílton Mourão, não foi suficiente para garantir o triunfo de seu candidato ã prefeitura, o suboficial Washington Tahim, do PSL.
 

GUERRA AVISADA II
As eleições de Iguaba Grande (RJ) foram convocadas pela Justiça Eleitoral, em caráter suplementar. O suboficial Tahim teve tudo que pediu à cúpula de seu partido, o PSL, sobretudo a presença da família de Jair Bolsonaro e do vice Hamílton Mourão. Suas peças de campanha eram adornadas com fotos do presidente Jair Bolsonaro e dos filhos. Na véspera da eleição, seis parlamentares foram à cidade pedir votos para ele. De nada adiantou. A maioria do eleitorado, que na disputa presidencial tinha dado 80% de seus votos a Bolsonaro, agora inverteu a escolha e marchou contra o capitão, votando em Vantoil Martins, do Cidadania, sigla que se originou no Partido Popular Socialista (PPS).


PENSAMENTO DO DIA
“Me ensinaram a pedir perdão, a dizer obrigado e a não fazer mal a ninguém. Parecia algo normal. Mas me dei conta de que são valores que poucos têm”.
 

NA LEMBRANÇA
Há 422 anos, morria na cidade de Reritiba-ES (atual Anchieta), o padre jesuíta espanhol José de Anchieta – o religioso nasceu no dia 19 de março de 1534, em San Cristóvan da Laguna, Tenerife, Ilhas Canárias. Missionário no Brasil durante 47 anos, Anchieta foi poeta, linguista (dominou o tupi em apenas seis meses) e sensitivo (principalmente de levitação) e marcou sua passagem pelo continente americano, ao fundar o Colégio de São Paulo, em São Vicente (SP). Conhecido como o "Apóstolo do Brasil", José de Anchieta teve campanha por sua beatificação iniciada em 1617, mas o processo foi concluído somente em junho de 1980, pelo papa João Paulo II.

 

Fotos: Gabriel Santos

A ministra do Superior Tribunal de Justiça e ex-corregedora nacional do Conselho Nacional de Justiça, Nancy Andrighi, e sua querida amiga, Muriel Nantes Brittes