fernandosoares_06-06-2019

Edições anteriores

CREDO!
 Era só o que faltava. Além de Neymar ser acusado de estupro, um policial de Campo Grande, destes que estão no programa de militarização das escolas, é acusado de assédio, por aluna. E não é o primeiro caso. O mundo, se bobear, já deve estar entrando na boca do buraco negro.


ENLACE IDEOLÓGICO
Tá tudo junto e misturado. Com o aval do Tribunal Superior Eleitoral, o Partido Pátria Livre (PPL), enfim, foi incorporado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Não foi uma simples opção legal para driblar as limitações eleitorais impostas pela cláusula de barreira. As duas siglas fazem uma fusão que tem raízes ideológicas históricas. O PPL, para quem não sabe, nasceu dentro do Movimento Revolucionário 8 de Outubro, o MR8, que lutou contra a ditadura militar, inclusive com parte de sua militância atuando na resistência armada.
 

VIXI!...
Fiquei sabendo de uma coisa que está acontecendo nos bastidores da cidade, a chamada Corte Política, que não dá nem pra contar. Assunto perigoso para as línguas afiadas da capital. Eu, hein!!!
 

FOGO AMIGO
A ministra Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias tem elevado prestígio junto ao presidente Jair Bolsonaro e goza de total apoio dos ruralistas brasileiros. Entretanto, já sabe que precisa superar questões políticas dentro de seu partido, o DEM, e enfrentar oposição de setores técnicos e ideológicos, que se opõem duramente a algumas de suas decisões no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
 

ATO FALHO
No programa Mega Senha, da Rede TV, um convidado diz ao participante uma palavra associada àquela que o outro precisa adivinhar para ganhar o prêmio. Semana passada, o convidado era o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL). Quando chegou sua vez, a senha era “livre”. Ele deu duas dicas: cadeia e preso. A participante não adivinhou. Então, sem pestanejar, ele mandou em alto e bom som: “Lula!” E esperou a participante responder com a senha: livre! Não aconteceu. Mas todo o público e o apresentador, Marcelo de Carvalho, se acabaram nas gargalhadas.
 

VÃO VENDO
Para quem acha que a articulação de uma ampla frente oposicionista no País não passa de uma simples marolinha: o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, do PSDB, foram ao presídio da Polícia Federal, em Curitiba, dia desses, encontrar-se com o ex-presidente Lula.
 

VÃO VENDO II
Não foi somente protocolar, de agrado ou de solidariedade a visita de Carlos Lupi e Ricardo Coutinho a Lula. A aterrissagem em Curitiba tinha um indutor central: a afirmação de compromisso de lideranças de dois grandes partidos que consideram fundamental e inadiável organizar uma composição ampla de forças para enfrentar e barrar as desditas do governo de Jair Bolsonaro (PSL).

 

HONRARIA
Mário Fonseca estampa orgulhoso, em seu perfil nas redes sociais, as imagens da homenagem prestada pela Assembleia Legislativa, na sessão especial de comemoração pelo Dia do Povo Paraguaio (14 de maio). Nascido em Ponta Porã, cidade fronteiriça com o Paraguai, o professor e dirigente político já morou do outro lado da Avenida Internacional, em Pedro Juan Caballero.
 

A advogada Dayene Romero e a universitária Gabrielle Delmondes

 

Fotos: Gabriel Santos

Quem passou pela cachaçaria Havana, no Carandá Bosque, esta semana, visitando o empreendimento do titular da coluna, foram os deputados federais, Vander Loubet e Fábio Trad, para um bate-papo dos melhores sobre a Reforma da Previdência e outros assuntos políticos da cidade. Bom demais.

 

Rhasla Abrão e o professor universitário e advogado João Bosco Wanderley Neto

 

Os médicos, Agne e Tiago Torminato

 

Os amigos empresários, Sílvia Santana e Divino Lugnani

 

PENSAMENTO DO DIA
Quem faz fofoca, semeia discórdia, quem gosta de fazer intrigas, gosta de ver o circo pegar fogo, quem vive de leva e traz, destila venenos, quem se aproxima de você, falando mal do outro, não quer um amigo, só quer um aliado, e quem se deixa levar por todas estas maldades, sem nem sequer saber o fundamento da insatisfação de quem faz, é influenciável, não é confiável. Sai fora destes!
 

NA LEMBRANÇA
 O psicólogo e psicanalista Carl Gustav Jung morreu em 6 de junho de 1961, na Suíça. Tinha 85 anos e um vasto trabalho na área, tendo sido o primeiro presidente da Associação Psicanalítica Internacional. É de Jung a frase-cabeça que fecha a coluna de hoje. "O encontro de duas personalidades é como o contato de duas substâncias: se há alguma reação, ambas são transformadas".