fernandosoares_01-06-2019

Edições anteriores

     

ARMAS
Condenado a 23 anos e quatro meses de prisão por ter matado o empresário Adriano do Nascimento, em dezembro de 2016, o policial rodoviário federal Ricardo Hyn Su Moon, ainda encontra nichos de defesa ou de compreensão. Enquanto em peso a sociedade comemora o que considera um ato de justiça, há quem faça um contraponto, sobretudo nos meios policiais. É o caso de José Ivan de Almeida, coronel reformado da Polícia Militar, ex-deputado e ex Comandante da Polícia Militar. Sobre a notícia postada em rede social, registrando a sentença, Almeida indagou, sintomaticamente: “E se o PRF tivesse morrido”?
 

À ESQUERDA
“Socorro Vermelho”. Com este nome, que nos anos de chumbo seria uma senha, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) montou em Campo Grande um sistema de auxílio humanitário a militantes de esquerda e familiares, que estivessem passando por diversos tipos de privação. No cemitério Parque das Primaveras, há um túmulo coletivo, espaço que o “Socorro Vermelho” providenciou, para sepultar militantes históricos, como o carroceiro e sindicalista Acelino Granja.
 

PENSAMENTO DO DIA
 “Uma das coisas mais libertadoras que aprendemos na vida é que não precisamos gostar de todo mundo, e todo mundo não tem que gostar de nós, e tudo bem”.

 

ELE CONSEGUIU
E não é que o novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, vem superando o antecessor, o colombiano Vélez Rodrigues, nas proezas em mediocridade e idiotia? A Procuradoria-Geral da República, engrossando o numeroso cordão de educadores, pais, alunos e especialistas de todo o País, resolveu questionar formalmente as histriônicas e desajustadas posturas e reações de Weintraub, diante dos protestos contra as políticas de sua pasta. Ele não se contentou em desqualificar as manifestações contrárias e capricha nos exageros verbais, ameaçando e tentando intimidar quem se opõe, principalmente os estudantes e instituições de ensino.
 

NA LEMBRANÇA
Ela nasceu Norma Jean Mortenson, sobrenome posteriormente trocado para Baker, em 1º de junho de 1926, em Los Angeles. Mas ganhou o mundo como Marilyn Monroe. Estrela de filmes como Os Homens Preferem as Loiras, Como Agarrar um Milionário, O Rio das Almas Perdidas, O Pecado Mora ao Lado, Nunca Fui Santa, Quanto Mais Quente Melhor e Adorável Pecadora, teve uma vida marcada por casamentos fracassados e pelo assédio dos homens. Acabou morrendo numa overdose de barbitúricos, no dia 5 de agosto de 1962. Uma frase mostra o quanto foi, de certa forma, uma pessoa carente, apesar de sua imensa beleza. "Eu sabia que pertencia ao público e ao mundo, não pelo fato de ser talentosa ou, até mesmo, bonita, mas porque eu nunca pertenci a nada ou a ninguém".