fernandosoares_25-07-2019

Edições anteriores

MAIS FLASHES DO CASAMENTO DE CAMILA INSUELA

E HENRIQUE MAYMONE

 

 

Fotos: Gabriel Santos

O pecuarista e economista Edmur Miglioli Neto, a esposa, educadora em física, Ana Luiza Miglioli

 

Carla e o médico e coordenador do curso de Medicina da UEMS, Renato Bichat Arruda

 

Ilca e o marido, empresário José Nina

 

Manoela e o pecuarista Eduardo Contar

 

A arquiteta Blanche Coelho e o marido, economista, Rafael Ferreira

 

A médica Janaina Coelho e o engenheiro José Nina Filho

 

Joice e o marido, médico, Rafael Miyahira

 

Maria Dulce e o marido, engenheiro Mário Maravieski

     

SUSTO
Ontem, passei pela Dom Aquino com a 14 de Julho, em pleno centro da cidade, e sabe qual a sensação que tive? Estar andando em uma cidade deserta. Em plena quarta-feira, 13 horas, não havia quase ninguém pelo comércio. Meu Deus, o que anda acontecendo com o Brasil?
 

DESESPERO
Quando eu digo que tem comerciante que, para pagar seus compromissos, está pegando freguês no laço, ninguém acredita. O problema é precisar do mesmo laço para receber a conta de eventual venda feita, depois.


BEIRA-RIO
Um amplo espaço na parte alta de Corumbá, às margens do Rio Paraguai, é hoje o pivô de uma espécie de imbróglio com ingredientes históricos, políticos e culturais. Um projeto de lei, aprovado na Câmara de Vereadores, mudou o nome do espaço, que era Praça Clio Proença, rebatizando-o de Praça Palestina. E agora, enquanto recebem as loas da comunidade árabe, o prefeito Marcelo Iunes (PSDB) e o vereador e presidente da Câmara, Roberto Façanha, são pressionados pelos historiadores, poetas e escritores. A verdade é que as duas reverências simbólicas são necessárias, tendo em vista a grande e importante dimensão, tanto de palestinos como do poeta Clio Proença, um dos maiores intelectos culturais da história local.
 

OCEANO
Não dá pra perder. Dia 03 de agosto, tem Djavan & Banda com seu show Vesuvio, no salão Bosque Expo, no Shopping Bosque dos Ipês. As mesas de 8 lugares é no sistema open bar com direito a cerveja Stella Artois, água e refrigerantes e no sistema open food, vem tábua de queijos e embutidos, canapés, salgadinhos e escondidinho de carne seca, preparado pelo Murano Buffet. Mais uma de Pedro Silva. Informações: 99202-6363.
 

CARIMBOS
As recentes e repetidas agressões ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e, quase ao mesmo tempo, a liberação de 51 agrotóxicos (agora são 290 autorizados para venda, desde janeiro) podem dar ao Brasil a marca que tanto o atual governo diz estar evitando. O pior: é uma marca negativa internacional. No colo de suas contradições, o Planalto faz exatamente aquilo que deveria combater, para garantir a confiança dos investidores estrangeiros num País onde, efetivamente, se executa uma política pública de sustentabilidade.
 

CARIMBOS II
No Brasil em que levantamentos científicos e ciência são tratados com desprezo pelos governantes, nada custa considerar dados alarmantes. Segundo apurou, em 2015, o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os brasileiros consomem, em média, o equivalente a um galão de cinco litros de veneno a cada ano. Desde 2008, o Brasil é um dos primeiros no ranking mundial de consumo de agrotóxicos. O Dossiê Abrasco, um alerta sobre o impacto dos agrotóxicos à saúde, revelou que 70% dos alimentos, in natura, no País, estão contaminados por substâncias contidas em defensivos químicos utilizados na lavoura. Tá OK?

 

COMO NO FILME
Em 1969, Júlio Bressane produziu e dirigiu “Matou a Família e Foi ao Cinema”, um longa-metragem que a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) inclui entre os 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Consideradas as motivações e diferenças de cenários, o título da obra se aplicaria na vida real ao que aconteceu há poucos dias, em Campo Grande. Na semana passada, Miguel Camilo Jr matou a tiros seu tio Osvaldo Fogla, com quem tinha uma dívida financeira. Fugiu do local do crime, mas não foi se esconder, pois exatamente uma semana depois, a Polícia o localizou e o prendeu, quando estava saindo de uma festa no Chácara Cachoeira, bairro da chamada área nobre da cidade.

 

AMBIENTES
Em tempos decisivos para desafios como a integração latinoamericana, e a afirmação do ensino crítico e da ciência, Campo Grande experimenta eventos de excepcional alcance, como a 71ª Reunião da SBPC e o 10º Congresso Internacional de Estudos Bolivianos. E, à frente, a inteligência vanguardista dos corpos docente e discente das universidades (UFMS e Uems).
 

MARGEM DIREITA
Enquanto em Anastácio o prefeito Nildo Alves (PSDB) ainda não sabe quem deverá enfrentar, caso dispute a reeleição, do outro lado da ponte sobre o Aquidauana, seu colega Odilon Ribeiro, também um tucano, já pode dar tratos à bola para encarar o que vem por aí. A médica Viviane Orro é alvo da “pressão amiga”, e vai disputar a sucessão aquidauanense. O seu marido, o deputado e ex-prefeito Felipe Orro, já a confirma. Porém, admite que os incentivos se multiplicam e são cada vez mais intensos.
 

PELA VIDA!
De 12 a 15 de agosto, o Seminário Batista Sul-Mato-Grossense reunirá, em Campo Grande, especialistas e a sociedade em torno do tema “Suicídio: Precisamos Falar Sobre Isso”. É mais um ambiente fundamental para a abordagem desta epidemia, que tem na depressão uma de suas raízes. Há prevenção, apesar da extrema dificuldade de alguns casos, como o que levou a jovem cantora Ariadna Alvin, ao gesto extremo. Depois de ser caloura no Programa Raul Gil e apresentar-se como cover de Beyoncé, ganhando aplausos de toda crítica, seguia sua carreira em São Paulo. Deixou uma carta de despedida, expondo seu estado depressivo.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Procura alguém que conheça a tua pior versão, mas que, em vez de ir embora, fique e te ajude a ser melhor”.
 

NA LEMBRANÇA
Em meio ao caos, à violência e à falta de educação que vivemos no trânsito, vale lembrar, na data de hoje, de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas. Seu culto remonta ao século V. Diz a tradição que ele era um homem muito forte, que ajudava as pessoas a cruzarem o rio. Um dia, um menino pediu para ajudá-lo e São Cristóvão colocou-o nos ombros e começou a atravessar o rio. A cada passo, a criança ficava mais pesada. São Cristóvão disse à criança que estava muito difícil e que parecia estar carregando o mundo! E a criança respondeu: "Não fique surpreso! Você está carregando o mundo, você carrega o criador do mundo nos ombros!" O menino era Jesus! O dia 25 de julho é dedicado pela Igreja Católica ao culto de São Cristóvão.