fernandosoares_24-07-2019

Edições anteriores

 

 

 

SEMELHANÇA
 Sabem quem é o João Plenário, personagem do programa A Praça É Nossa, do SBT? Pois bem, tem gente garantindo que o ator vai se candidatar a um cargo político, ano que vem, em sua terra Natal, em Pedra Azul, Minas Gerais. Se for, tenho certeza que fará uma grande votação. Pouca gente encarna como ele um deputado corrupto e cheio de armação. E o povo adooora.


EM PÉ DE GUERRA
Além do governador da Bahia, Rui Costa, não comparecer ontem na cerimônia de inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista, ainda proibiu a Polícia Militar de fazer a segurança do presidente. “Ele vai descer do avião, dar 20 passos até o terminal e fazer o evento. Depois, dará mais 20 passos, sobe no avião e vai embora. Onde a Polícia Militar atuaria? Foi a desculpa dada pelo governador baiano depois das declarações do presidente em ataques ao povo nordestino.
 

POIS É...
 
Gente, estou impressionado! Como é que tem gente, que você considera de nível, que vende a alma pro diabo, em troco de algumas mordomias. Quanta decadência, meu Deus! Hoje, infelizmente, a gente tem que estar preparado para encarar tudo, E é exatamente nesse quesito, que respiro fundo e posso gritar de peito aberto: "como é bom ser autêntico, verdadeiro e sem jogo de interesses!. Não tem preço que pague."

 

GENES FAMILIARES
Há prefeituras que praticam – ou tentam praticar – o governo transparente. E há as que dançam na antiga ciranda da gestão “traz parentes”. É o caso de pequena cidade na faixa de fronteira com o Paraguai, onde um secretário todo-poderoso achou por bem garantir holerites mensais da prefeitura para vários familiares, parentes e afins. Assim, sem concurso público. O contribuinte paga a farra. Mas vem chumbo grosso pela frente. Um político da base aliada, no quieto, está pronto para acionar o Ministério Público. Que, aliás, já deveria ter-se manifestado.
 

PRA QUÊ CIÊNCIA?...
Lastimável o tratamento que o ensino, a pesquisa e a ciência recebem dos atuais inquilinos do Palácio do Planalto. O que se está fazendo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é mais um acinte. À guisa de incentivar o agronegócio, o governo resolveu criminalizar toda e qualquer fonte de estudos que denuncie ou apenas revele as recorrentes agressões ao meio ambiente, em especial os desmatamentos e a agropecuária expansiva e indiscriminada. Não é nenhuma neurose ambientalista o que o Inpe realiza, em defesa do progresso sustentável, sobretudo pela qualidade de um homem inatacável, Ricardo Magnus Galvão, presidente do órgão. Com 71 anos e uma trajetória de quase cinco décadas no Instituto, doutor em Física de Plasma Aplicada e outros títulos, Galvão é um dos cientistas mais renomados no mundo.
 

HOMOFOBIA
E ninguém vai fazer alguma coisa? É desafiadora e vergonhosa a presença de pessoas que propagam a homofobia nas redes sociais, empregando palavras agressivas, desrespeitosas e infamantes para atacar a liberdade de escolha do próximo. Um dos alvos prediletos dos criminosos de gênero é Glenn Greenwald, o jornalista norte-americano do site The Intercept Brazil. Aqui em Campo Grande, os homo andam irados.

 

SUCATEAMENTO
As entidades profissionais dos segmentos atingidos protestam contra a exclusão, por decreto presidencial, das vagas reservadas a especialistas e representantes da sociedade civil, no Conselho Nacional de Política sobre Drogas (Conad). Com isso, o colegiado agora vai tomar suas decisões sem ouvir o parecer de médicos, psicólogos e juristas. E o decreto teve ainda um requinte também perverso, proibindo que discussões do Conselho se tornem públicas, sem autorização prévia. Um detalhe: os conselheiros não são remunerados.
 

DEM NA FITA
 O partido do vice-governador Murilo Zauith e dos ministros Luiz Henrique Mandetta e Tereza Cristina, está com a bola cheia. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ), é considerado o principal articulador da aprovação do projeto de reforma da Previdência, na Casa. E agora, a bola passa para o presidente do Senado, David Alcolumbre (DEM/AP), que vai comandar a última etapa do processo de votação da matéria. Tanto assim, que Maia e Alcolumbre fecharam acordo com 27 governadores para que aguardem, sem atropelos, que o parlamento vote ao menos quatro propostas da chamada pauta federativa. O prazo: até final de setembro.

 

PERDA
Vários sul-mato-grossenses, contemporâneos de Walter Barelli, ficaram abalados com a morte do economista que ganhou grande respeito e notoriedade no País, como diretor-técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos), cargo que exerceu de 1965 a 1990. Nos anos de chumbo, foi corajosa e esclarecida sua presença na resistência democrática. Foi ministro do Trabalho no governo Itamar Franco e deputado federal pelo PSDB. Tinha 81 anos e morreu no último dia 18.
 

PIJAMAS
Sob aplausos e expressões derramadas de reconhecimento, o juiz José Carlos de Paula Coelho e Souza ingressa na nobre seleção de aposentados da magistratura. Estava na 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, em Campo Grande, quando teve seu pedido aprovado pelo órgão especial do Tribunal de Justiça. Paulista de Assis (SP), ingressou na magistratura de Mato Grosso do Sul, em 1989. Em sua coroada trajetória, atuou em Aparecida do Taboado, Deodápolis, Angélica, Fátima do Sul e Dourados.
 

PENSAMENTO DO DIA
“O invejoso cria a fofoca, o fofoqueiro a difunde e o idiota acredita”.
 

NA LEMBRANÇA
O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, usa o termo "Revolução Bolivariana" para justificar as atitudes de seu governo. Mas será mesmo que Maduro está à altura para falar em nome do maior herói da América do Sul? No dia 24 de julho de 1783, nascia em Caracas, José Antonio de La Santíssima Trinidad Simon Bolivar. O militar Simon Bolivar comandou a libertação de seu país natal do jugo espanhol, em 1821, e comandou as campanhas para expulsão dos europeus do Equador, Peru, Colômbia e Bolívia. Sua maior bandeira era a união hispano-americana. Ficou conhecido como "O Libertador". Morreu em 1830, solitário, num casebre, na Colômbia.