fernandosoares_17-07-2019

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

O presidente do Tribunal de Contas de MS, Iran Coelho das Neves, e o querido procurador-geral de Justiça, Paulo Passos

 

Os empresários, Júlio Lucca e Alfredo Zamlutti Júnior

 

Os empresários, Sílvia e Kelson Cação

 

O empresário e filho do presidente de Portugal, Nuno Rebelo de Souza, e o empresário Valmir Guarinão do Pietro I Maria

 

Os empresários, Victor Diniz, da Rota do Azeite, e Paulo Raff, da vinícola Casa Alvarez

 

O apresentador de TV, José Marques, o vice-governador e secretário de obras do estado, Murilo Zauith, e o cônsul de Portugal, em MS, Fernando Gonçalves

 

A pedagoga Flávia Gomide e o namorado, o atuante deputado federal Fábio Trad

 

PENSAMENTO DO DIA
 “Procura alguém que conheça a tua pior versão, mas em vez de ir embora, fique e te ajude a ser melhor”.

 

MULTAS S/A
Além do transporte coletivo, operadoras telefônicas, concessionárias de energia e água e os radares – cujos excessos dão razões aos protestos da sociedade - mais um novo foco entra na atuação dos organismos de defesa do consumidor. São as agências bancárias. Em parceria, o Procon-MS e a Prefeitura de Campo Grande decidiram ir aos limites no combate e na punição às agências que desrespeitam a Lei 4.303, que prevê tempo máximo de espera nas filas. Até o final da semana passada 139 multas haviam sido aplicadas na capital.
 

QUEM DIRIA?...
 
Assistindo a uma matéria na Record, sobre o megaiate de Eike Batista, que foi arremato judicialmente, no último dia 09, me lembrei de que já estive nele, num superleilão da família Picciani, no Rio de Janeiro. Fui com um querido amigo, e me encontrei com boa parte do elenco da novela Avenida Brasil. Assim que tiver mais tempo, vou procurar as fotos para publicar na série "recuerdos". Nunca imaginei, naquela época, que estava flutuando numa coisa tão luxuosa, adquirida com grana ilícita, de propinas. Aliás, falando nesse assunto tão nebuloso, aqui em Campo Grande, mesmo, eu e um monte de gente, já frequentamos festas fantásticas, montadas em cenários milionários, pagos também com dinheiro de propinas. Campo Grande, a eterna ilha da fantasia, parece que está afundando num mar de lama. E haja lama...

 

NOVA CARA
Neldo Peters é a aposta do Partido Novo para a disputa da cadeira hoje ocupada por Marquinhos Trad (PSD), e que quer mais quatro anos no mesmo assento. Um dos fatores com os quais o Novo quer se diferenciar, é o da autonomia política e eleitoral, ou seja, os seus dirigentes gabam-se de a legenda seguir seus rumos eleitorais com chapa própria, sem fazer coligações.
 

NA LUTA
Uma das mais atuantes e aplaudidas representantes de Mato Grosso do Sul, nos ambientes de empoderamento democrático, sobretudo nas causas do meio ambiente, de gênero e de sustentabilidade humana, é Míriam Duailibi. Presidente do Instituto Ecoar pela Cidadania, ela completa, este mês, cinco anos de presença efetiva no Conselho do Fundo de Resíduos Sólidos, de São Paulo.
 

NA LUTA II
Com apoio da Frente Brasil Popular, o combativo Iago Montalvão foi eleito para presidir a União Nacional dos Estudantes (UNE). Traz a mesma chama dos antecessores, que saíram do berço esquerdista do movimento, mas precisará fazer muito para devolver à entidade o brilho e a empolgação que marcaram sua trajetória nos anos de chumbo.


LUTO NA MÚSICA
Foi muito triste o final de semana para a música de Mato Grosso do Sul, em particular para os corumbaenses e ladarenses, que convieram com a arte e a bondade de um cara incrível, chamado Márcio Narciso Pereira Mendes, que ficou conhecido como Fala Baixo. Estava dormindo quando recebeu o chamado irresistível dos céus. Ele fez parte do mais antigo grupo de pop-rock do Estado, o MJ-6, que tem mais de 50 anos de duração.
 

BARBARIDADES!
O Programa Sílvio Santos (SBT), de domingo passado, expôs mais uma das fraturas curriculares da família do capitão. Não bastassem as transações suspeitas com dinheiro de funcionários de gabinete e o festival nomeatório de familiares e milicianos, a ausência de cultura ou de conhecimentos fundamentais tem níveis absurdos. Foi o que ficou explicitado pelos irmãos Bolsonaro - senador Flávio e deputado federal Eduardo – num quadro com perguntas e charadinhas prosaicas. Apesar do esquema montado para que ambos se saíssem bem, ficaram devendo muito. Não souberam, por exemplo, dizer qual presidente da República brasileira, nascido em Mato Grosso Uno, renunciou ao cargo. E lá vamos nós para a embaixada dos EUA!
 

VÉUS LEVANTADOS
Não há crime algum em aproveitar conhecimentos, experiências e visibilidades midiáticas pessoais para abrir caminho e carreira no segmento de palestras e cursos. Não é o que se aplica, entretanto, ao que fez o procurador Deltan Delagnol, do Ministério Público Federal, de acordo com o The Intercept Brasil. Delagnol teria organizado – com o colega do MPF Roberson Pozzobon - um esquema para lucrar financeiramente com a fama adquirida por sua exposição diária na Lava Jato.
 

VÉUS LEVANTADOS II
Até o senador Renan Calheiros twittou essa semana o seguinte: “Espero que @deltanmd examine a possibilidade de fazer delação premiada. Não dá lucro como as palestras mais caras, mas estanca o prejuízo. E como se sabe, os primeiros recebem os maiores benefícios”.

 

FEBEAPÁ
Se vivo estivesse, Stanislaw Ponte Preta (pseudônimo do escritor Sérgio Porto) teria, no Brasil contemporâneo, farta e ampla quantidade de situações políticas para o seu Febeapá (Festival de Besteiras que Assola o País). Anotaria tantas pérolas, sobretudo por conta do governo que aí está. E mais: teria em 2020, caso se concretize a ameaça do deputado e humorista Tiririca, que revelou o desejo de disputar a sucessão presidencial. Já imaginaram um debate entre Tiririca e Jair Bolsonaro?
 

NA LEMBRANÇA
Hoje, é dia de lembrar um dos principais políticos brasileiros das últimas décadas. André Franco Montoro morreu no dia 17 de julho de 1999, em São Paulo, aos 83 anos de idade, mas deixou para o País um legado que as futuras gerações jamais esquecerão: a redemocratização. Ex-governador de São Paulo, senador e deputado federal, Franco Montoro liderou o movimento Diretas Já, que abriu caminho para o fim da ditadura militar no País. Um dos fundadores do PSDB, até hoje é uma referência de honestidade e dignidade para a política brasileira.