fernandosoares_10-07-2019

Edições anteriores

PASCHOAL CARMELLO LEANDRO, EM SUA TERRA NATAL

   

Fotos: Carlos Krutzel

Ontem, o governador em exercício e presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Paschoal Carmello Leandro, realizou um feito histórico em Corumbá, sua terra natal. Foi, como governador do Estado, entregar as obras de ampliação e duplicação da capacidade de produção de água bruta, implantação das adutoras das elevatórias projetadas, ampliação do módulo e melhoria da ETA - Estação de Tratamento de Água, implantação do sistema de reaproveitamento da água de lavagem dos filtros e decantadores, execução de 24.791,89m de rede de distribuição de água e implantação de 1.594 ligações domiciliares, nos bairros Guatós e Corumbella II. Todos, recursos próprios da Sanesul. Entregou a obra de construção de dois reservatórios, 3.500m³ e 1.500m³, 1.364m de adutoras, duas estações elevatórias, 23.239m de rede de distribuição de água e 236 ligações domiciliares de água. Pelo programa de Aceleração do Crescimento-PAC, entregou a obra de implantação de 55.141m de rede coletora de esgoto, 3.790 ligações domiciliares de esgoto, estação elevatória e 56m de linha de recalque. Entregou, ainda, a obra de Implantação do Sistema de Tratamento de Osmose Reversa e assinou o Termo de Cooperação Técnica Desportiva e Cultural, entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura Municipal de Corumbá, para viabilizar a realização dos eventos Eco Pantanal Extremo e Festival América do Sul. Paschoal, ao lado da esposa, Célia Leandro, sonharam acordados...

 

O governador em exercício, Paschoal Camello Leandro, com o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, e várias autoridades presentes no lançamento das obras da Sanesul

 

O desembargador e governador em exercício, Paschoal Carmello Leandro, fala orgulhoso em estar em sua terra natal

 

O governador em exercício, Paschoal Carmello Leandro, desembarcou em sua terra natal com a esposa, Célia Leandro, a bordo de um King Air

 

O governador em exercício, Paschoal Carmello Leandro, e primeira-dama em exercício, Célia Leandro

 

 

 

EFEITO
 A decisão do desembargador do TJ-MS, Ruy Celso Florence, em suspender, em caráter liminar, o decreto do Governo do Estado, que ampliava a jornada de trabalho dos servidores públicos, de 6 para 8 horas por dia, acaba não atraindo interessados no PDV, Plano de Demissão Voluntário. A suspensão até o julgamento do mérito é pelo fato do magistrado entender que nenhum aumento de jornada de trabalho deve existir sem haver aumento salarial proporcional, ou auxílio alimentação, o que viola a regra constitucional da irredutibilidade de vencimentos.


ENCANTO
Aos poucos, os ipês-rosas fazendo a festa em Campo Grande e pelo interior do Estado. Curta, porque eles duram pouco. No lugar de ficar fofocando no celular, dê um giro pela cidade e encha seus olhos de tanta beleza. Vale a pena!
 

VIXI!
 
Retrato de uma Campo Grande que não é legal. Duas "bacanas" da cidade estão devendo mais de um milhão de reais a um escritório de advocacia. E a dívida vai aumentando, dia a dia. Elas, nem aí, continuam circulando como se nada tivesse acontecido. E tem mais, muito mais.


ADEUS
O mês de julho tirou duas figuras da nossa cidade de circulação. Faleceram, na tarde de terça-feira, o médico Walter Castro, que foi deputado federal, e o empresário Armando Frandoloso, gentil e atencioso, proprietário e fundador da churrascaria Gaúcho Gastão! Mato Grosso do Sul está de luto pelas perdas. As despedidas aconteceram na cidade, ontem, com homenagens das famílias tradicionais das quais ambos faziam parte.
 

NUNCA É TARDE
Em 2004, no televisivo “Quem Sabe Canta, Quem Não Sabe Dança”, de Raul Gil, apresentou-se o calouro Wewerton Melo, com o nome artístico Ricky Vallen. Tinha 26 anos e interpretou “Espumas ao Vento”, gravada por Fagner. Foi seu trampolim para o sucesso. Ganhou as eliminatórias e a finalíssima, iniciando uma promissora carreira. No primeiro álbum, “Homenagens”, ganhou o disco de ouro, com mais de 50 mil cópias vendidas (hoje passam de um milhão). O sucesso virou fumaça ao romper com Raul Gil e perder apoio de alguns incentivadores. A partir de 2014, perdeu espaço em rádio e TV. Passou a aparecer mais em casas noturnas e eventos. Na semana passada, recomeçou do zero, indo de novo como calouro ao Programa Raul Gil, com quem reatou, ajudado por amigos comuns. A música de reestreia foi a caráter: “Tente Outra Vez”, de Raul Seixas. Vallen é uma das mais belas e poderosas vozes entre os intérpretes brasileiros.
 

EFEITO DOMINÓ
 Bem informados nas cúpulas dos poderes comentam que a cassação do mandato da senadora Selma Arruda (PSL/MT) é a quebradura da ponta de um imenso iceberg que vem rodando no mar de mandatos obtidos nas últimas eleições. Um detalhe: a mato-grossense ganhou fama na magistratura, como juíza que defendia com veemência o antilulopetismo.

 

EXEMPLAR
E o presidente Jair Bolsonaro continua dando as suas. “O Brasil é uma virgem que todo tarado quer”. Frase que coroou a semana presidencial. Qualquer semelhança com incentivo ou apologia ao estupro não terá sido mera coincidência.
 

SAUDADES...
No dia sete de julho de 1990, o Brasil e a música perdiam uma de suas mais talentosas expressões humanas. Um gênio da composição e da interpretação, Cazuza foi uma das vítimas de complicações em consequência da Aids. Deixou muitas canções e reflexões poéticas, que o imortalizam em cinco discos solo e quatro álbuns com o Barão Vermelho.
 

ESTANTES
Vencedora de diversas premiações – entre as quais o II Prêmio Internacional Gaetano Scardocchia, na Itália, em 2009, e o Guavira Nacional, em 2014 - Lucilene Machado foi um dos destaques da Feira Literária de Bonito 2019. Faz parte desta que é uma das mais brilhantes gerações de escritores sul-mato-grossenses.

 

Fotos: Gabriel Santos

O presidente da Cassems, médico Ricardo Ayavhe, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta

 

Em São Paulo, num evento somente para convidados, da Deezer, o produtor musical César Augusto, o empresário da dupla Jads & Jadson, Jeferson Jr, carinhosamente chamado de Ninho, e o cantor Luiz Carlos, do Raça Negra

 

As irmãs do titular da coluna, Elizete Alves, Tânia Borges, Eliane Richter e Vânia Alves

 

DESMONTE
 E a sangria continua. A Rádio MEC AM, do Rio de Janeiro, será extinta pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Fundada em 1923, trata-se da mais antiga emissora em funcionamento no Brasil. Sua última transmissão será no próximo dia 31.

 

PENSAMENTO DO DIA
“Caráter é algo que está no coração, nas veias, na pele e na alma. O caráter corre no sangue. Quem não possui destrói vidas, relacionamentos, amizades e a si mesmo”.
 

NA LEMBRANÇA
Há vinte anos, morria em Cuernavaca, no México, o ex-agricultor Francisco Julião. Pernambucano de Bom Jardim, ele foi um dos precursores, no Brasil, do Movimento dos Sem-Terra (MST), ao fundar, na década de 50, as ligas camponesas. Conhecido por seu radicalismo – uma das suas frases preferidas era "reforma agrária na lei ou na marra" – Francisco Julião foi deputado estadual e federal, por Pernambuco. Foi cassado no golpe militar de 1964 e teve de se exilar no México, onde morreu, aos 83 anos de idade.