fernandosoares_07-07-2019

Edições anteriores

ESTILO E ROUPAS POR ELAS USADOS

NA FEIJOADA DA COLUNA

 

 

Fotos: Gabriel Santos

A pecuaristas Regina Eleuses

 

A empresária Sidney Volpe

 

A empresária Lenir Fernandes

 

A advogada Tchaia Milas

 

A médica veterinária Nicole Stábile

 

A empresária Nayara Barbosa

 

A defensora pública Sandra Vasconcelos

 

A advogada Fernanda Name

 

A colunista Loreta Zardo

 

A estudante Richelle Richter

 

 

 

TARTARUGA
Se a função do CNJ, Conselho Nacional de Justiça, segundo a Constituição Federal, é a de controlar a atuação administrativa e financeira do Judiciário, assegurando que os magistrados cumpram com seus deveres (julguem com imparcialidade, não 'esqueçam' de julgar os processos etc.), então, porque esse órgão não tenta acabar com a morosidade processual impondo limite máximo de 2 anos para serem julgados os processos, em cada instância? É uma vergonha assistir às enrolações que alguns magistrados fazem em algumas demandas, que levam 8, 10, até 15 anos, para resolver um conflito.
 

CELERIDADE
Todo advogado que atua, pede, pleiteia e espera, que o ministro corregedor do CNJ, Humberto Martins, monte ações e metas a serem adotadas, pelo pacto republicano, a fim de combater a tão falada morosidade judicial. O advogado Ricardo Trad Filho já denunciou que no "cível", assistimos a um Estado apático, sem vontade, titubeante, agindo como bem quer. Cria-se um círculo vicioso de demandas represadas, simplesmente porque a Administração Pública não tem disposição política para enfrentar o problema. No "crime” vemos, em regra, um Estado disposto a agir rápido para punir e oprimir, atropelando os ritos, para gozo de setores da imprensa irresponsável que se refestela com a notícia do mal. As angústias e aflições de cidadãos, empresários e entidades, que reclamam por sede de Justiça, são vergonhosas.
 

CAMISA 10
O mundo da bola perdeu um de seus grandes representantes. Morreu, na sexta-feira, o craque Mendonça, um meia talentoso e cerebral que defendeu grandes clubes do País, entre os quais Palmeiras, Botafogo e Santos. Tinha 63 anos. Havia dois meses estava internado em estado grave num CTI hospitalar do Rio de Janeiro, consequência de um tombo que sofreu ao cair de uma escada, na Estação de Bangu. Muito sentido está o sul-mato-grossense Amarildo Carvalho da Luz, que jogou com Mendonça no Palmeiras.
 

INCLUSÃO
Uma iniciativa elogiável: a dos governos estadual e municipal, que são os responsáveis pela execução de projetos habitacionais na cidade e fizeram questão de dispensar do sorteio, para entrega da casa própria, 40 famílias que tenham pessoas com microcefalia. Já estavam contemplados com reservas de atendimento prioritário, os idosos (5%) e as pessoas ou familiares com deficiência (10%).
 

INCLUSÃO II
Começa a aparecer o nome do vereador Valdir Gomes (PP), nos papos de esquina, corredores de órgãos públicos e nas pesquisas. A imprensa logo vai prestar mais atenção no surgimento de opções para a disputa sucessória de 2020, em Campo Grande. O que vem inibindo alguns pretendentes seria a força eleitoral do prefeito Marquinhos Trad, reforçado pelo possível apoio do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e do chamado “trio de ouro” do DEM, formado pelo vice-governador Murilo Zauith e pelos ministros, Tereza Cristina (Agricultura) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde.

 

SEM PROTECIONISMO
 Em boa hora – aliás, até demorou – a Assembleia Legislativa lançou um prêmio de jornalismo para incentivar e valorizar profissionais que fazem a cobertura do dia a dia do Palácio Guaicurus e das intervenções dos parlamentares. E uma das preocupações que mais instigaram a mesa Diretora, ao organizar o concurso, foi editar as regras para impedir a participação direta ou indireta de servidores do poder ou prestadores oficias de serviço à Casa ou a algum gabinete. A conferir.

 

PENDENGAS E SUMIÇOS
É de espantar, como ficaram as coisas nesses tempos em que as relações pessoais e sociais sofrem abalos, diariamente. As operações isso e aquilo, delações premiadas, intrigas nas redes sociais, escolhas políticas e ideológicas, disputas esportivas, e até namoro de vizinho, transformaram-se em elementos de discórdia, rompimentos, processos.
 

PENDENGAS E SUMIÇOS II
As pessoas, agora, estão naquela de umas julgarem as outras, reciprocamente, e nem sempre com generosidade ou com razão. Outras, alvejadas por comentários ou provocações, simplesmente saem de cena. Por conta de tudo isso, um dos casos que mais chamam a atenção na Capital é o de um certo presidente de uma conhecida instituição, que de uma hora pra outra desapareceu, quase que totalmente, das páginas da imprensa, nas quais sempre figurou com destaque.


NOVO TIME
Em 2020, novas caras vão aparecer no staff governamental. Depois de outubro, mas antes de dezembro terminar, o governador Reinaldo Azambuja vai conferir e listar quem de sua equipe, nos diversos escalões, está com a intenção de disputar as eleições municipais. As especulações estão correndo, à solta, e nelas aparece, em primeiro lugar, o nome de Carlos Alberto de Assis, assessor especial de Governo.
 

EVIDÊNCIA
Embora esteja num momento sem figurar em grandes produções nacionais, o cineasta, produtor, ator e diretor David Cardoso é, ainda, a majestade de quem sempre foi rei. Basta ligar o Canal 50 (ou 650) da Net e acompanhar a programação noturna que atravessa as madrugadas. Nela, com frequência, há um filme com o maracajuense no elenco ou na direção.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Cuidado com certos "amigos." Hoje te abraçam, amanhã te empurram”.
 

NA LEMBRANÇA
Ele era um "fora da lei", mas virou lenda no Nordeste brasileiro. Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, nasceu no dia 7 de julho de 1897, na Comarca de Vila Bela (atual Serra Talhada), em Pernambuco. Líder cangaceiro, ele e seu bando de 120 homens aterrorizaram cidades e vilarejos, da Bahia ao Ceará. Morreu no dia 28 de julho de 1938, em Sergipe, durante um confronto com a polícia.