fernandosoares_04-07-2019

Edições anteriores

 

 

 

PALCOS
Aplausos para Marcos Nathaniel e todo o casting da arrojada TEZ Cia de Dança, pelo espetáculo “Desassossego”, que estreou no Centro Cultural José Octávio Guizzo. A noite teatral brilhou com as luzes da inteligente e contemporânea criação e alimentou-se, também, de fontes inspiradoras neste trecho de resistência artístico-cultural, a exemplo de Jair Damasceno, Alexandre Melo, Tero Queiroz e Alyadna Freitas.
 

MERECIDO
Professor universitário aposentado, escritor, pesquisador e colecionador, Valmir Batista Corrêa preside o Instituto Histórico e Geográfico (IHGMS) e, ainda, encontra um tempo para atender protocolos solenes nos quais integra o elenco de homenageados. Só nas últimas semanas, recebeu na Assembleia Legislativa a Comenda Coronel Pedro José Rufino e na Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul a medalha do Mérito Cultural Dr Fadel Tahjer Yunes.
 

PECHINCHAS DA HORA
Tem gente preparando bolsos, bolsas, cartões e economias para fazer a festa no Bazar da Receita Federal. Agendado para os próximos dias 10 e 11, sua arrecadação será destinada à Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC). Com uma ampla e variada lista de produtos importados apreendidos (de eletro-eletrônicos a itens de vestuário, maquiagem, brinquedos e roupas), o bazar acontecerá na Avenida Ernesto Geisel, 3475, das 7:30 às 17h.

 

ALÔÔÔ!!!
 
Vozes acreditadas e especializadas na área se manifestam em Mato Grosso do Sul cobrando apuração total e imparcial dos conteúdos das conversas entre Sérgio Moro e Deltan Delagnol, que estão sendo reveladas pelo site The Intercept Brazil. A juíza federal Raquel Amaral, por exemplo, considera ser essencial esclarecer os conteúdos que podem pôr em xeque a credibilidade do Judiciário.


PELO MUNDO
 Em diversas paisagens urbanas e litorâneas da histórica Albânia, a bióloga e pesquisadora Maria Helena Andrade faz um circuito de fascinantes visitações. Com a amiga Andréa Brunetto foi a endereços emblemáticos, como o majestoso Castelo de Gjirokastër. Trata-se de uma imponente fortaleza erguida durante o domínio otomano. Foi também importante base da resistência dos comunistas à ocupação alemã na II Guerra Mundial. “Apesar da história contada através de pesadas linhas, a Albânia foi muito delicada e doce conosco”, confessou Maria Helena, após o giro albanês.

 

APROVAÇÃO
Dignas de registro a aclamação e a felicidade da categoria ao conceder mais um mandato para Regina Márcia Rodrigues seguir à frente da Associação dos Delegados e Delegadas de Polícia (Adepol/MS).

 

MARTELADAS
O Judiciário premia e castiga e personagens de proa da vida pública guaicuru estão provando isso. Um dos primeiros livramentos beneficiou a senadora Simone Tebet (MDB/MS), acusada de improbidade administrativa quando administrou Três Lagoas. E agora, foram acudidos os ex-senadores Delcídio Amaral e Zeca do PT, inocentados em dois processos. Amaral foi acusado de tentar obstruir a Lava Jato. Zeca foi denunciado pelo Ministério Público no caso que ficou conhecido como “farra da publicidade”. Zeca sorriu mais, ainda, com outra decisão recente, na qual o STJ mandou o Governo do Estado pagar a ele R$ 50 mil de indenização, por considerar que sofreu perseguição do MPE.
 

MARTELADAS II
Na agenda de condenações, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 101 milhões da conta do senador Nelsinho Trad (PSD), da sua ex-mulher Antonieta Amorim, de dois ex-secretários e mais quatro empresários. Todos são suspeitos de corrupção no processo licitatório que entregou a concessão dos serviços de limpeza pública, à Solurb.


DÉBUTS
“Teologia Leiga – Uma Visão Diferente Sobre a Criação”. Este é o título do livro que vai carimbar a estreia de Mílton Jorge Budib na seara literária. Orgulhosa, e toda prosa, quem conta a novidade é a filha Maria Auxiliadora Budib. Pode ser que com esse doce e imperativo estímulo paternal a querida médica, professora e profissional de vanguarda nas causas da saúde, se encoraje e decida, enfim, fazer o mesmo. Ela revelou que há algum tempo vem ensaiando sua primeira incursão na literatura, com um livro sobre a gestação.
 

PENSAMENTO DO DIA
“As pessoas verdadeiras e sinceras, muitas vezes não têm muitos amigos”.
 

NA LEMBRANÇA
Thomas Jefferson, que morreu em 4 de julho de 1826, foi um dos mais importantes políticos norte-americanos, tendo presidido o país de 1801 a 1809. Fundador da Universidade de Virginia, ele foi um dos paladinos da luta pela independência dos Estados Unidos e tinha uma retidão moral inatacável, como pode ser comprovado nestas palavras: "Prefiro desistir do dinheiro, da fama, da ciência, da própria terra e de tudo que ela contém, a cometer um ato imoral".