fernandosoares_18-12-2019

Edições anteriores

AGENDA
 Hoje, na Havana Cachaçaria, em plena Vitório Zeolla, 770, no Carandá Bosque, tem a dupla sertaneja Batô & Cleber se apresentando no happy hour de final de ano. Amanhã, a Banda Whisky de Segunda completa os eventos com seu bem tocado blues. Ambas começam às 18 horas, e vão até as 23 horas.

 

DEGRAUS
Trabalho, dedicação e conhecimento – ingredientes na receita de sucesso da carreira de Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner, corregedora-geral do Ministério Público de São Paulo. Após quebrar esse antigo tabu no comando do MPSP, a corumbaense foi eleita no dia cinco deste mês, em Florianópolis, para presidir o Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do MP.
 

CÂMERAS
Outro talento guaicuru que continua se destacando, além-divisas, é Dannon Lacerda. O cineasta guialopense foi o escolhido para presidir o júri do Festival de Cinema do Rio. Ele compôs a banca de avaliação do Prêmio Felix, na pauta de filmes com temática LGBTQIA, ao todo, 17 longas e seis curtas.
 

PRA ECOAR
Escolhida no Programa do Faustão como a melhor jornalista do ano, Maria Júlia Maju Coutinho dedicou seu prêmio a todas as pessoas que lutam a favor da democracia e contra o autoritarismo.
 

MAPAS
Dessa, os sul-mato-grossenses não têm o que reclamar: a apresentadora Ana Maria Braga deixou escapar em seu programa “Mais Você”, uma citação, localizando Cuiabá em Mato Grosso do Sul. Aqui, foi engraçado, mas lá, em Mato Grosso, os vizinhos devem ter ficado umas feras, especialmente os cuiabanos.
 

ENFIM, O SOCORRO
O deputado estadual Jamilson Name é um dos poucos parlamentares que olha pelo esporte amador em Mato Grosso do Sul. Das emendas a que tem direito, destinou R$ 1 milhão para incentivar o esporte.


NA VITRINE
Formado em Campo Grande, com 14 anos de história, mas oficialmente instalado em 2017, o grupo Atitude 67 teve, na segunda-feira, 16, seu dia do ano. Os rapazes foram dar seu show no “Encontro”, programa ancorado na TV Globo por Fátima Bernardes. E , ao som de “Deus Abençoe o Rolê”, Fátima, convidados e plateia sacudiram alegremente o esqueleto.
 

CASA DE FERREIRO
 Para experientes causídicos locais – alguns que, inclusive, apoiaram a eleição de Mansour Karmouche - o presidente da seccional da OAB não sopesou adequadamente a matéria, ao emitir nota oficial da entidade condenando o canal Netflix, pela exibição do filme “A Última Tentação de Cristo”. Opina Leonardo Avelino Duarte, ex-presidente da instituição: “No conflito entre Constituição e sociedade, a OAB teria que fic ar ao lado da Constituição. Isso para proteger a própria sociedade das maiorias eventuais que vêm e que vão”.

 

IN MEMORIAM
Na Câmara Municipal, em sessão solene de comemoração pelos 120 anos de Campo Grande, a viúva Suely Brandão recebeu, na noite de segunda-feira, 16, a homenagem póstuma ao seu marido, ex-prefeito e ex-senador Juvêncio César da Fonseca. Sua morte, no final de semana, ainda é motivo de prantos e lamentos. Mais homenagens serão prestadas, aqui no Estado e em Brasília, no Congresso Nacional.
 

ARTE CÊNICA
De Aquidauana para Campo Grande, o 9ª Natal Cultural traz, este ano, o Presépio Vivo, uma representação cênica das mais criativas e envolventes do ambiente em torno do nascimento de Jesus Cristo. Personagens tradicionais dos presépios e a presença de pastores e anjos, o espetáculo tem de tudo para arrebatar quem for assistir: iluminação e efeitos sonoros, num cenário com motivos de época e figurinos impecáveis, além da direção-geral do teatrólogo, professor e arquiteto Paulo Corrêa de Oliveira e de Wilkler Magalhães, do Instituto Federal (IFMS), como diretor de cena.
 

ARTE CÊNICA II
Na capital, o Presépio Vivo do Natal Cultural se apresentará amanhã, a partir das 19h, no Santuário de Nossa senhora do Perpétuo Socorro. Em Aquidauana, no domingo, 22, às 19h30min, na Igreja Matriz. O Natal Cultural é um projeto concebido e iniciado há nove anos, pela médica Viviane Nogueira Orro e seu esposo, o deputado estadual Felipe Orro.

 

ESTANTES
Foi ontem, na Biblioteca Estadual Isaías Paim, o lançamento do livro “Era Uma Vez – Histórias Infantis em Prosa e Verso”, de Ana Maria Bernarelli e Fábio Gondim.
 

PENSAMENTO DO DIA
“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”.
 

NA LEMBRANÇA
No dia 18 de dezembro de 1946, nascia, na África do Sul, Steve Biko, um dos mais importantes ativistas do movimento anti-apartheid no país durante a década de 1960. Por causa disso, foi banido e acabou morto após tortura, em 12 de setembro de 1977. A vida de Biko foi retratada no filme Um Grito de Liberdade. Para a história, ele deixou esta frase: "Um dia nós estaremos em condições de dar à África do Sul o maior dos presentes: uma face mais humana".

 

Édipo Barbosa

Quem veio me visitar na Havana Cachaçaria foi o assessor do ministro da Casa Civil da Presidência da República, Alfredo Zamlutti Neto. Noite das mais agradáveis pelo bom papo

Fotos: Gabriel Santos

Karinny e o marido, engenheiro mecatrônico Gustavo Almeida

 

O delegado, aposentado, Venâncio Caputti, e a esposa, Héllen Caputti

 

Sueli Lopes, Ângela Vargas e Tânia Vandersand

 

O vereador da Capital, Wellington Oliveira, e a esposa, Ingrid Oliveira

 

O delegado da Polícia Federal, Fernando Rocha, e a esposa, terapeuta Josy Mariane

 

O delegado, aposentado, Rinaldo Moreira, e a esposa Josete Moreira