fernandosoares_17-12-2019

Edições anteriores

PEIXADA DO LUPÉRCIO MARQUES

 

 

Fotos: Gabriel Santos

No domingo, o Sarau do Alfredão foi palco da 8ª Peixada, promovida pelo apresentador do programa Conexão Cidade, Lupércio Marques. Uma tarde de amigos, com jornalistas, influenciadores digitais e empresários.

 

Não era para tanta gente assim, pois o evento era limitado, mas os poucos convidados que foram, saborearam um file de pintado de rio, ao molho de urucum e costelinha de pacu, dos deuses.

 

Tudo preparado pela Lani Ferreira, que sabe dar o toque especial de uma verdadeira peixada, regada a boas bebidas e música ao vivo. Um momento, como Lupércio mesmo disse, de “encontrar amigos e matar a saudade de todos”. O titular da coluna mostra alguns flashes...

 

O empresário Pedro Domingos e o apresentador do Conexão Cidade, Lupércio Marques

 

Adriana e o marido, empresário Rauf Marques

 

O empresário Vinício Lite e o presidente da União de Câmaras de MS, Geovane Vieira

 

Bosco Martins e o casal, Elaine e Lucien Castro

 

 

O delegado aposentado Alfredo Gomes e a esposa, Lani Ferreira

 

O empresário Marco Mansour e a esposa, Maria Inês Pucci

 

Os jornalistas, Francisco Britto e Manoel Afonso

 

A nutricionista Estefânia Fernandes e o marido, Weberton Sudari

 

A empresária Rosecler e o marido, contador, Humberto Nakamura

 

 

 

INDÚSTRIA
O governador Reinaldo Azambuja e o secretário da Semagro, Jaime Verruck, estão empenhados que só, para que a Suzano S.A. instale mais uma de suas fábricas de celuloses, desta vez em Ribas do Rio Pardo, onde adquiriram 106 mil hectares de terra, gerando 7 mil empregos diretos e indiretos para o município.


PAPO CRUZADO
Quem andou assistindo à entrevista do governador João Dória nas coletivas das emissoras de todo o País, entende que tudo está bem em São Paulo, que lá não tem violência. Não é bem assim. É só ver o noticiário diário e assistir à TV. A violência por lá está enorme.
 

OPÇÕES
Dúvida cruel. Réveillon no Copacabana Palace ou em Puna Del Este? Tenho que responder rápido. O que faço?
 

11 ANOS DEPOIS...
Não se fala em outra coisa nos gabinetes políticos e nas redações dos jornais. A condenação do conselheiro do Tribunal de Contas, Osmar Jerônymo, não era esperada.


OTIMISMO
Terça-feira, apenas começando! O Verão está chegando e a Primavera se despedindo. Vamos olhar com muito carinho as flores, antes que os frutos tomem o seu lugar. Que os problemas e as insatisfações se afastem, dando lugar à esperança e à fé nos nossos corações.
 

MADEIXAS
Implante de cabelo está virando moda em Campo Grande. O do deputado estadual Cel David dos Santos é perfeito, quase ninguém nota. Bem natural.
 

RECADO
  Agora que o ano está quase terminando, aqui vai um lembrete que acabo de ouvir na TV Canção Nova: "Deus não castiga ninguém. O que acontece com a gente é o resultado de nossas escolhas." E, para completar, eu digo, pela minha vivência, pela experiência, principalmente pelo jornalismo de vários anos, que me fez conhecer muita gente e várias situações: Não adianta culpar alguém pelas coisas que nos acontecem. Nós, com o auxílio de Deus, é que temos a condição de afastar de nossas vidas as coisas que não prestam e atrair as que são boas, as que são positivas. E é assim que tenho tentado viver.

 

SONHO
A prefeita de Dourados, Délia Razuk, foi para o PTB. O ato de filiação da prefeita fez o ex-senador Delcídio do Amaral declarar que é pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, nas eleições de 2022.
 

LUTOS E LUTAS
No sábado triste que o Estado viveu, além da morte do ex-prefeito e ex-senador Juvêncio César da Fonseca, aos 84 anos, pranteado em todo o País pelas mais diversas e vitoriosas intervenções em favor da sociedade, Mato Grosso do Sul perdeu, em Corumbá, Reinaldo Antonio de Campos. Tinha 77 anos e era outro notável cidadão. Nos anos em que foi funcionário do Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS), viajou várias vezes com o seu diretor-geral, Harry Amorim Costa, servindo-lhe de guia e de orientador sobre regiões que conhecia a fundo, entre as quais o Pantanal.
 

LUTOS E LUTAS II
O ex-prefeito Juvêncio da Fonseca morreu, mas sua memória não será enterrada jamais, pois deixou grandes e maiúsculas marcas pessoais. Era um democrata de primeira hora e procurava prestigiar sempre os movimentos sociais. Foi assim que ele atendeu reivindicação dos movimentos de classe e implantou em sua gestão o passe livre do estudante, no transporte coletivo. Aliás, um dos principais líderes desse movimento foi Waldir Neves Barbosa, hoje um dos conselheiros do Tribunal de Contas. Triste coincidência: no sábado, 14, dia da morte de Juvêncio, também dava seu último suspiro Nelson Neves Barbosa, irmão de Waldir Neves.

 

PENSAMENTO DO DIA
“Quando não conseguirem te manipular, vão tentar manipular os outros para que pensem mal de você”.
 

NA LEMBRANÇA
No dia 17 de dezembro de 1969, morria o ex-presidente Arthur da Costa e Silva, aos 67 anos – a data é controversa, pois há quem diga que ele faleceu meses antes, com o regime militar escondendo sua morte. Um dos ditadores mais ferrenhos da história do Brasil, foi ele que assinou o famigerado AI-5, em 1968, fechando o Congresso e suprimindo as liberdades políticas. Gaúcho de Taquari (RS), Costa e Silva comandou o IV Exército no governo Jango, sendo afastado por ele. Depois, foi ministro da Guerra, de Castelo Branco, e seu sucessor, a partir de 15 de março de 1967. Uma frase dele, dita ao chefe da Casa Militar, general Jayme Portella, na véspera da decretação do AI-5, mostra seu caráter repressor: "Eles vão ter resposta. Você é testemunha de que fiz tudo para que atendessem aos apelos para desagravar as Forças Armadas. Agora vão ver".