fernandosoares_10-12-2019

Edições anteriores

 

 

 

INCLUSÃO
Muito elogiado por representantes de entidades filantrópicas e técnicos nas áreas envolvidas, o II Seminário Boas Práticas na Assistência Social. É mais um ponto a ser agregado à coleção de avanços na política inclusiva da gestão campo-grandense.

 

SARDINHAS
 É bom o governo federal começar a se preocupar em construir presídios, Brasil afora. Com a aprovação pela Câmara dos Deputados do projeto de lei do pacote anticrime, de autoria do ministro da Justiça, Sérgio Moro, que aumenta de 30 para 40 anos o tempo máximo que uma pessoa pode ficar presa, e com novas regras para progressão de regime pelos condenados, o resultado será de superlotação. Hoje, só em MS, temos quase 20 mil preso, quando a capacidade máxima é de 9 mil vagas. A matéria segue, agora, para aprovação no Senado Federal.

 

EXPÔ
Em Paris, a cidade luz, o artista plástico Edson Castro está na proa de uma das mostras mais significativas de sua carreira. Obras do talentoso corumbaense ficarão ante os olhos e emoções de quem for ao nobre espaço cultural da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), na capital francesa.
 

CAMINHADAS
Que belos e ricos caminhos, pontuados por vitórias e revezes, por alegrias e por contratempos, mas firmados pelo amor. Assim, Gustavo e Giselle Marques seguem, há 21 anos, e sabem que cada dia é dia de celebrar o amor.
 

LUTO
Profunda e espraiada dor se abateu sobre quem conviveu com ela ou conheceu a sua elogiável dedicação às causas do Magistério e do ativismo sindical, em defesa da categoria: Elaine de Sá Costa, a ex-vice-presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação Pública (Fetems), perdeu a vida por causa da dengue. Seu último suspiro foi dado no Hospital da Cassems, em Três Lagoas, cidade onde morava.
 

LUTO II
Em Dourados, outra perda que chocou o povo sul-mato-grossense, na semana: o querido e carismático professor Adilvo Mazzini foi vitimado por um AVC fatal. Tinha 76 anos e uma vida exemplar e de importantes acúmulos, como mestre e líder nas áreas do ensino, da literatura e da música. Foi ele quem fundou e regia o antológico Coral Santa Cecília, que se tornou o Coral Guaraoby.
 

VELÓRIO FESTIVO
Já em Jundiaí, interior paulista, a família do professor de Engenharia Civil, José Dias Ferreira Neto, cumpriu quase tudo que lhe foi solicitado, há cinco anos, em uma carta, pelo educador. Na carta, Zé Dias pediu como queria seu velório: com música, o tempo todo - citou Mílton Nascimento, Pink Floyd, Aerosmith e Enya -, uísque, alegria, doação de órgãos e cremação do corpo. Só não foi cumprido o desejo de doação de órgãos, por causa de uma pancreatite.


HONRARIAS
Na concorridíssima sessão solene de celebração, pelos 40 anos do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, a Assembleia Legislativa foi palco de cenas emocionantes, com as famílias e homenageados em vibrante congraçamento. Entre outras personalidades ilustres, a Medalha Ernesto Vargas Baptista foi entregue a Haroldo Figueiró, Sandro Omar Santos e Rachid Waqued.

 

Divulgação

TRADIÇÃO E FÉ
O batizado da pequena Thereza Turqueto Levorin, caçula do casal Lucila Zahran Turqueto e Célio Levorin Jr, uniu a fé e a tradição de seus pais, sobrenomes que dispensam apresentações. A cerimônia foi realizada no último dia 07, no Mosteiro de São Bento, em São Paulo. Neta, já diz o velho ditado, “é filha duas vezes”. Daí, que a avó coruja, Márcia Peluffo Zahran, rasgou elogios sobre a cerimônia, e não desgrudou um minuto só da netinha. Que Deus a proteja e que ela ajude a transformar o mundo num lugar melhor.

 

VAI E VOLTA
Mais um recuo do governo federal. O presidente Jair Bolsonaro está voltando atrás da decisão que, por decreto, excluía 14 atividades profissionais do registro de MEI (Microempreendedor Individual). Sete das categorias atingidas pelo decreto estão na área cultural, entre as quais as atividades de músico, cantor, humorista e proprietário de bar com entretenimento.
 

O LIVRO
Uma reveladora biografia da vida de glamour, sucesso, declínio e doença do famoso locutor de rodeios Asa Branca, está sendo lançada. Vai vender bastante, esse livro. Em Mato grosso do Sul, muitos municípios já o acolheram e o aplaudiram em seus dias de glória. Hoje, castigado pela Aids e outras doenças, em consequência da vida desregrada que levava, Asa Branca é uma pálida imagem do que era. Perdeu, inclusive, tudo que tinha. Do patrimônio de mansões, carros de luxo, fazenda e contas bancárias, restou praticamente nada.
 

PENSAMENTO DO DIA
"Hipocrisia me irrita, profundamente. Gente que se acha superior ou que pensa que é 'modelo' a ser seguido, tanto quanto... Não engulo pessoas que precisam de 'aplausos', que estão constantemente manipulando sua opinião, para fins próprios. Eu sou assim porque a vida foi dura o suficiente comigo para me ensinar que estamos numa 'dança das cadeiras': num dia em pé e no outro sentado."
 

NA LEMBRANÇA
A cantora Cássia Eller faria, hoje, 57 anos. Sua voz rascante e intrigante ainda encanta os fãs, quase dezoito anos após sua morte, vítima de uma parada cardíaca. Esta coluna relembra uma frase dela, nesta terça-feira: "Nunca pensei assim, em atingir uma meta ou um objetivo musical. Eu queria era fazer show, só isso. Eu arrumava a banda e tal, mas o máximo que eu pensava assim, no futuro, era fazer aquele show. Eu queria gravar disco, mas não pensava em carreira, seria uma consequência daquilo que eu estava fazendo".