fernandosoares_07-12-2019

Edições anteriores

MILAGRE
 O que é um governo articulado. A MS-306, rodovia que liga as cidades de Costa Rica e Cassilândia, será administrada pelo Consórcio Way-306, pelos próximos 30 anos. O leilão foi feito na Bolsa de Valores de São Paulo e o governo de MS vai embolsar R$ 605,3 milhões. Essa mesma rodovia, em 2014, André Puccinelli tentou privatizar junto à iniciativa privada e não houve interessados.


MORDAÇA
Que ninguém se espante se, nos próximos dias, a coleção de tesouras da “dona Solange” trabalhar freneticamente por esses brasis. É o que sugere a censura da TV Brasil à canção “O Real Resiste”, uma crítica bem-humorada e mordaz de Arnaldo Antunes às milícias, à violência policial e à disseminação de preconceitos. A música foi retirada da programação desta emissora do governo federal, que também faz outras proibições, uma delas a que faz menção à vereadora Marielle Franco.
 

ROSA-CHOQUE
Ex-amigas, as deputadas federais Joice Hasselmann (PSL-SP) e Carla Zambelli (PSL-SP) protagonizaram um bate-boca desregrado com farpas rasteiras, durante uma sessão da CPMI das Fake News, no Congresso. Carla disse ter sido vítima de pesadas ofensas de Joice, que a teria acusado de praticar aborto e de ser prostituta. No troco, Joice disse ter sido o presidente Jair Bolsonaro quem lhe perguntou se Zambelli era mesmo uma prostituta. Vem coisa ainda mais pesada, por aí.
 

DEMOROU
Esta coluna vinha alertando há tempos sobre o abandono do patrimônio da Rede Ferroviária Federal em Mato Grosso do Sul. Agora, a notícia alentadora: o Ministério Público Federal pretende obrigar a empresa Rumo Malha Oeste, o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre), a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a União a pagar uma indenização milionária pelo abandono de 38 estações ferroviárias, entre Campo Grande, Miranda e Sidrolândia.
 

CÉU DE BRIGADEIRO
Aliados de Hélio Pellufo apostam que o prefeito de Ponta Porã já está voando em céu de brigadeiro, rumo à reeleição. Isto, por causa do presente que sua gestão acaba de ganhar do governo de Jair Bolsonaro, que autorizou uma operação de crédito externo com o Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata). A verba chega a R$ 100 milhões e será utilizada em investimentos na cidade, que incluem o recapeamento asfáltico e a pavimentação de 232 mil metros quadrados de ruas e a implantação de ciclovias, vagas de estacionamento e escola de robótica para crianças e adolescentes.

 

UNIDOS PELO MP
Uma aplaudido dupla vem realçando o papel do Ministério Público (MPE): Paulo Cezar Passos e Jaceguara Dantas da Silva. Ele, procurador-geral, e ela, diretora-geral da Escola Superior do MPE, chamam a atenção para o sucesso e os resultados de um recente evento organizado pela instituição. Trata-se do IX Congresso Estadual do MPE, aberto na última quarta-feira. Prestigiadíssimo por grande e seleto público, o congresso debateu temas atualíssimos e teve expressivos momentos culturais, como o lançamento de três obras literárias, de autoria de membros da instituição.
 

ANDOR LADARENSE
Ladário, cidade-gêmea de Corumbá e às margens do Rio Paraguai, faz a festa com a assinatura do governador Reinaldo Azambuja, que sancionou a Lei 5.445. O ato inclui no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul, o Dia da Padroeira de Ladário, em comemoração ao Dia de Nossa Senhora dos Remédios, feriado municipal.
 

NA FRENTE
 O deputado estadual Neno Razuk (PTB) marcou ponto interessante para seu mandato. Apresentou um projeto de lei criando para os alunos da rede estadual de ensino o Cadastro Especial de Primeiro Emprego. Razuk mostra estar atento ao que dispõe a Lei Federal 10.748, que criou o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego para os Jovens.


MULHERES
Carla Trentin e demais locomotivas da BPW Campo Grande (Business and Professional Women), ou Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais, na expectativa pelo I Baile de Máscaras e Fantasias, organizado pela entidade. Será hoje, a partir das 20 h, no Buffet Murano. Na variada programação, baile, show, dançarinos e música ao vivo, para encerrar as atividades de 2019. Em novembro, o BPW realizou, no mesmo local, o grande in Company, o Bazar de Mulheres Empreendedoras, oferecendo produtos e serviços de beleza e moda, com descontos especiais.
 

DIAS DE IRA
O ex-taxista e militante político, crítico do Partido dos Trabalhadores, Rui Birico, assessor da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano do Acre, fez uma declaração polêmica através de um áudio, em que sugere uma homenagem ao mandante do assassinato do sindicalista Chico Mendes, morto em 22 de dezembro de 1988. E isso, num momento em que um procurador do MP desacata índios e negros, além de outras pérolas da barbárie brasileira contemporânea.
 

PENSAMENTO DO DIA
“A maldade não deve ser devolvida, deixe para a vida cobrar”.
 

NA LEMBRANÇA
A mais famosa transexual brasileira completa, hoje, 55 anos. Nascida Luís Roberto Gambine Moreira, no Rio de Janeiro, Roberta Close ganhou fama no mundo. Casada com um suíço, desde 1993, ela trocou de sexo em 1989. Em 2005, conseguiu mudar o nome e o sexo, em sua Certidão de Nascimento, passando a se chamar Roberta Gambine Moreira. Realizou, assim, um sonho de criança, expresso nesta frase: "Quando eu era criança, diziam que se a gente passasse debaixo de um arco-íris, virava mulher. Eu vivia procurando um arco-íris".

 

Wagner Guimarães

O presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, entregou homenagem ao engenheiro Marcelo Miglioli, por contribuir para a construção de MS, ao lado do presidente do Crea-MS, Dirson Artur Freitag

 

Fotos: Gabriel Santos

O desembargador do TJ-MS, Jairo Quadros, e a esposa, Adriana

 

O juiz de Direito, Paulo Afonso de Oliveira, e a esposa, Patrícia Oliveira

 

O juiz de Direito, Fernando Cury, com o conselheiro do TCE-MS, Ronaldo Chadid, e o advogado Lucas Rosa

 

O advogado Maicon Marins e o empresário Omar Ayoub

 

Vilma Maria Inocêncio Carli e a desembargadora, aposentada, Maria Isabel de Matos Rocha

 

Luciana Nassar

O jornalista Fabiano Arruda faturou o prêmio de 1º lugar, em Telejornalismo, no 1º Prêmio de Jornalista da Assembleia Legislativa de MS, sendo entregue pelo deputado estadual Marçal Filho