fernandosoares_06-12-2019

Edições anteriores

CARNE FORTE
Quem afirma é a “dona do pedaço”, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias: “O preço da arroba do boi gordo não retornará mais ao patamar anterior”. E se a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento faz tal assertiva, difícil não acreditar. Contudo, é bom lembrar que no final da semana passada e diante das críticas dos consumidores, o presidente Jair Bolsonaro disse que dentro dos próximos três a quatro meses os preços da carne bovina voltarão à normalidade.
 

AZEDUMES
Já saem dos bastidores, e cada vez mais audíveis, os comentários que insinuam o surgimento de pequenas fissuras nas relações pessoais entre dois gestores (Reinaldo Azambuja e Marquinhos Trad). No pano de fundo, a montagem de cenário para os anos sucessórios de 2020 e 2022, além de trombadinhas pontuais causadas por decisões de cima, que não são aceitas “na boa”, aqui embaixo.
 

PONTO ECOLÓGICO
Ao implantar pontos de ônibus, tendo o carandá como matéria-prima, o secretário de Infraestrutura de Porto Murtinho, Helton Benitez, tem sido muito elogiado. Trata-se de uma espécie vegetal típica do cerrado, abundante em Porto Murtinho e largamente utilizada em cercas, móveis e construções rudimentares. Mesmo reconhecendo a saudável intenção do secretário murtinhense, o uso das toras de carandá advém de uma atividade extrativista que não pode ser feita de qualquer jeito, a não ser que haja uma reposição planejada na atividade extrativista.
 

PONTO ECOLÓGICO II
O atento músico e pantaneiro Moacir Lacerda recomenda que, antes de derrubar o carandá, seja feito um estudo científico/acadêmico sobre plantio e extração racional da espécie. Sem isso, diz Lacerda, seria apenas uma extração predatória. E conclui: “Um similar crime ecológico ocorreu no passado em toda a bacia do Rio Paraguai, com a exploração irracional do tanino. Acabaram com as selvas bravias cantadas na música Vila Guilhermina”.


NO CIRCUITO
O advogado e ex-BBB Ilmar Fonseca, o Mamão, atualmente na assessoria da deputada federal brasiliense Erika Kokay (PT), cada dia mais entrosado com o alto clero da esquerda brasileira. Além de frequentar atividades políticas e de cunho pessoal do ex-presidente Lula, o brother foi um dos convidados para cantar o “Parabéns a Você”, dos 85 anos da deputada Luiza Erundina (Psol/SP).
 

KAMA SUTRA
De acordo com o deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP), uma deputada “que se julga a mais conservadora da Câmara”, embora casadíssima, andou fazendo o tal do “canguru perneta” com um parceiro não oficial, em uma sala da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Não se sabe ainda quem é a protagonista, porém são várias as suspeitas. Eternizado pela dupla Caco Antibis (Miguel Falabella) e Magda (Marisa Orth), no seriado “Sai de Baixo”, o “canguru perneta” não está entre as 529 posições sexuais descritas pelo Kama Sutra, um antigo texto indiano, escrito no século 4.
 

DUPLO CRIME
 Em 2018, donos de uma área em Vargem Bonita (SC) derrubaram 17 árvores, entre as quais uma imbuia, com altura de um prédio de 10 andares e idade calculada em 535 anos. Trata-se de uma das espécies vegetais em extinção no Brasil. Os donos da área foram multados em R$ 12.750,00 pela derrubada da imbuia e de 16 araucárias. O professor Marcelo Scipioni, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pontua: “Árvores que caem por ação da natureza deveriam ser exploradas de forma mais nobre, virar peça de museu. Mas a derrubada de uma árvore rara, saudável, para fazer palanque de cerca, é duplamente criminoso”.


ESTÃO PODENDO
O grupo da deputada federal Rose Modesto (PSDB), com apoio da sua colega e presidente nacional do Podemos, deputada Renata Abreu, defenestrou da direção local o empresário Cláudio Sertão. Ele era o vice-presidente da Executiva Estadual. A partir de agora, o presidente Sérgio Murilo dá as cartas e joga de mão. Como se sabe, há cerca de cinco meses, Renata Abreu entregou o Podemos ao controle de Rose, que fez de Murilo, seu coordenador financeiro de campanha, o dirigente máximo no Estado. Vem surpresa por aí, em 2020.
 

ELAS NO PODER
Pela segunda vez, uma mulher vai assumir a presidência da Federação Nacional de Arquitetura (FNA). A gaúcha Eleonora Mascia, que mora na Bahia e é arquiteta da Caixa Econômica Federal (CEF), estará à frente da entidade, até 2022.
 

Divulgação

É preciso ter coragem para ser advogado. É preciso ter mais coragem, ainda, para enfrentar os desafios da profissão. Na segunda-feira, dia em que se comemorou o dia do Advogado Criminalista, o Dr Alexandre Franzoloso, que preside com desenvoltura a ABRACRIM-MS, destaca-se como defensor dos direitos dos injustiçados, e das minorias. É uma busca constante, aberta e leal para que essa classe seja respeitada e enaltecida. A força e a coragem do advogado Alexandre Franzoloso não ofuscam a delicadeza e a gentileza com que recebe a todos e em todos os momentos. É um trabalho silencioso, dedicado e absolutamente gratificante no aspecto social. A gratificação vem dos milhares de contatos diários qu e apontam Alexandre Franzoloso como uma unanimidade. Franzoloso é, acima de tudo, um líder nato, um verdadeiro mentor em busca de soluções. Com quase duas décadas de experiência, o advogado possui expertise na atuação perante os Tribunais Superiores brasileiros. Bacharel em Direito, pela UNAES, possui, ainda, especialização pela PUC-RS, em Processo Penal, e preside a Associação Brasileira de Advogados Criminalistas de MS. Como se vê, a luta por respeito aos advogados e às advogadas criminalistas, que fazem da advocacia criminal o seu sacerdócio, não é de hoje. O exemplo da atuação forte e corajosa de Franzoloso o coloca à frente de seu tempo, afinal, como ele mesmo costuma dizer, “estamos sempre enfrentando barreiras, mas continuamos em defesa da nossa Constituição Cidadã”! Como dizia o saudoso advogado Evandro Lins e Silva: “Eu tenho o vício da defesa da liberdade. Não escolho causas para defender alguém”.

 

Fotos: Gabriel Santos

Encerrar o ano valorizando as pessoas, e brindar com elas, como a gente costuma fazer com os amigos, a chegada de novos tempos, é uma atitude pra lá de elogiável. É o reconhecimento do trabalho e mais um incentivo. Exatamente como fez o Tribunal de Justiça de MS, na noite de quarta-feira, quando entregou ao empresário Jaime Vallér uma justa homenagem, em comemoração dos 40 anos do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, por ser parceiro do Pacijus - projeto que ajuda as crianças e os idosos, contribuindo para a mais abrangente ação social realizada pelo Tribunal de Justiça. Na foto, o presidente do TJ-MS, Paschoal Carmello Leandro, com o empresário e aniversariante de hoje, Jaime Vallér

 

Divulgação

O rosto de Jesus foi representado ao longo dos séculos, segundo a imaginação dos artistas ou os modelos de que dispunham. Ou se baseando em retrato feito por outros. Agora, desde 2010, uma equipe de artistas gráficos por computação usou todas os recursos da tecnologia no Sudário de Turim (mortalha manchada de sangue, que a tradição diz ser a de Cristo) e tentou obter um rosto o mais aproximado possível do homem cujo corpo foi enrolado naquele pano. O resultado foi finalizado em computador pelo artista gráfico americano Ray Downing, e aí está um dos resultados, que você aceita, ou não!

 

A cirurgiã-dentista Tânia Chaves e a secretária-geral do CRO-MS, Maísa Okama

 

Os irmãos, empresário Marcelo Zauith e a reitora da Unigran Capital, Mariana Zauith

 

Lizandra Espricido e o marido, jornalista, Antonio Marcos Espricido

 

A coordenadora do Curso de Designer, da Unigran Capital, Nádia Mattos, e o marido, advogado Eduardo Azevedo

 

PERIGO
 Dois parlamentares de MS, dizendo à coluna que foram duramente achacados por um funcionário público, travestido de jornalista, que ainda usa de suas prerrogativas da ex-fama, para tomar dinheiro na cara dura. Credo!

 

PENSAMENTO DO DIA
Para algumas pessoas, você só terá valor enquanto fizer o que elas querem. Quando você deixar de as servir, vão fingir que nem te conhecem.
 

NA LEMBRANÇA
O primeiro rei de Portugal morreu no dia 6 de dezembro de 1185. Afonso I ou dom Afonso Henriques, tinha 74 anos e, em seu reinado de mais de 40 anos, unificou o país, praticamente dobrando o território português, conquistado depois de históricas batalhas contra os mouros. Deixou a Portugal uma frase que resume sua importância histórica: "Eu estarei convosco e serei o primeiro; ninguém poderá separar-me da vossa companhia, quer na vida quer na morte”.