fernandosoares_05-12-2019

Edições anteriores

 

 

 

BARBÁRIE
O que aconteceu em Paraisópolis (SP) – a morte de nove jovens após ação da Polícia num baile funk – precisa ser muito bem esclarecido. Porém, à parte de qualquer conclusão, este é um retrato revelador que confirma os tempos de crueldade num País em que a ordem reinante instiga o armamento não só das mãos e das cinturas, mas dos corações e conceitos.
 

VÃO VENDO
Opinião do consagrado músico Antonio Porto: “Neonazistas doentes assumiram dois órgãos importantíssimos para a cultura do País, a Biblioteca Nacional e a Funarte. O da Biblioteca chama Caetano Veloso de analfabeto e o da Funarte associa os Beatles ao satanismo. Escárnio de qualidade mais vagabunda da história”.
 

ESTANTES
Quem conhece, afirma ser um dos momentos significativos da literatura este ano o lançamento de “Vagabundagens – O Livro que Manoel de Barros (não) Escreveu”, de Genival Mota. O inspirado autor tem a obra de Manoel de Barros entre suas principais referências e inspirações.
 

CADÊ?
Sobre algumas vozes que repercutiram o fechamento do Park´s Burguer, um dos points mais badalados de Campo Grande, o empresário Valmir Guarinão faz a seguinte indagação: “Um monte de gente lamentando. Aí, a pergunta: quando foi lá a última vez? Os estabelecimentos, para sobreviverem saudáveis, precisam ser prestigiados”.
 

CADÊ? II
Tem razão o empresário Valmir Guarinão sobre gente que não ia ao Park´s Burgues e chorou com seu fechamento. Porém, Alexandra Almeida Machado faz o contraponto. Conta que esteve no Park´s dias atrás e ficou com má impressão. “Estava na hora de fechar mesmo. Estava mal cuidado, tudo velho, sem manutenção, não tinha mais a variedade no cardápio, só duas marcas de cerveja. Nada a ver com o saudoso Park´s de antigamente”.


DELEGADOS
Pra fechar o ano com chave de ouro, a presidente da Associação dos Delegados Policia Civil de MS, Regina Márcia Rodrigues, reúne no sábado, as 21 horas, na Adepol, todos os seus associados e convidados especiais, para o tradicional baile de final de ano.
 

COCORICÓ
O ovo, quem diria, é hoje a grande vedete nas panelas e mesas dos brasileiros, em função da alta dos preços da carne bovina, que obrigou assalariados, e até a classe média, a improvisar o cardápio, já que também os preços das carnes de frango e suínas foram puxados para cima, pelo aumento da demanda. Mas é bom não se iludir: a carne do peixe também vai ficar mais cara.

 

DESTAQUE
 O Prêmio Innovar, lançado pelo STF, com inúmeras entidades jurídicas, para incentivar e divulgar a adoção de práticas que contribuam com a modernização e o aprimoramento da prestação jurisdicional no País, revelou, na terça-feira, que a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul é mais que orgulho ao País. Eles levaram o prêmio “Capacitação e Informação no Combate à Violência Obstétrica”, por atuarem na construção de uma rede de atendimento à mulher, para evitar procedimentos obstétricos inadequados, obsoletos, invasivos e violentos.


TELONA
Não há como negar: “Coringa” e “Bacurau” são as obras cinematográficas mais comentadas e mais vistas, neste Brasil de 2019. E é importante observar que o cinema nacional acumula uma ótima safra de produções, nos últimos 5 a 10 anos.
 

RASTEIRA
Os prefeitos e lideranças de cidades com menos de cinco mil habitantes e receita própria inferior a 10% da arrecadação total, andam inquietos. Além da mobilização de protesto em Brasília, na terça-feira, intensificam a pressão sobre os deputados federais e senadores para que sepultem a Proposta de Emenda à Constituição 188/2019, a PEC do Pacto Federativo. O Ministério da Economia quer um megaenxugamento de despesas públicas. A proposta prevê a extinção de 1.252 municípios, cinco deles em Mato Grosso do Sul: Figueirão, Jateí, Novo Horizonte do Sul, Rio Negro e Taquarussu.
 

LUTO
José Cangussu Filho foi ao encontro da amada Miréia, para a doce, saborosa e eterna união programada por Deus. O inesquecível presidente do Rádio Clube deixou um imenso e dedicado exército de amizades, cultivadas com generosidade, carinho e fidelidade durante toda sua existência.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Eu nunca me arrependi do bem que fiz às pessoas, que depois se afastaram. Muitos não entenderam, outros esqueceram, alguns tiraram vantagem da minha bondade. Mas continuo colocando o coração em tudo que faço, porque sei que, mais cedo ou mais tarde, a vida devolve tudo a todos. E eu só quero coisas boas”.
 

NA LEMBRANÇA
Hoje, é dia de o ex-senador Edison Lobão soprar as 88 velinhas do bolo. Maranhense de Mirador, ele é jornalista de formação e político de ofício. Hoje, ele é do MDB e foi ministro de Minas e Energia nos governos Lula e Dilma. Lobão é acusado pela PF, ao lado do filho, Márcio, de terem recebido R$ 50 milhões de propina em crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, envolvendo a Transpetro, subsidiária da Petrobras, e a Usina Hidroelétrica de Belo Monte.