fernandosoares_01-12-2019

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos/Divulgação

A nova 14 de Julho, com o Reviva Campo Grande, é a esperança do comércio local

 

Conseguir tirar do papel e canalizar recursos para executar e finalizar uma obra, de grande porte, não é para qualquer gestor público... E o prefeito Marquinhos Trad conseguiu um feito histórico em sua primeira gestão. Este pedacinho da Rua 14 de Julho, que totaliza 15 quadras revitalizadas, vai ser o destino certo dos pedestres que buscam um shopping a céu aberto. Bem no centro de Campo Grande, esta rua existe há mais de 100 anos e possibilita caminhar entre prédios históricos, comércios tradicionais e alguns bares, restaurantes e cafés. Escolher o seu ponto predileto, puxar uma cadeira e ver a vida passar, saboreando um quitute tipicamente sul-mato-grossense, vai ser a grande aposta dos campo-grandenses. Foi com essa ideia que o BIRD liberou, nessa etapa, R$ 60 milhões, com duração de 18 meses para ser concluída, tornando a rua mais charmosa da Capital, local ideal para compras, além de sediar os futuros eventos culturais da cidade. Na noite de sexta-feira, a inauguração da 14 de Julho concretizou um sonho, prometido há quase 40 anos aos comerciantes, de transformá-la na rua que disputará a clientela com os shoppings da cidade, pois foi quase toda redesenhada, ganhando toda a infraestrutura, como rede nova de esgoto e de água, os postes de energia foram

 

eliminados, com seus fios passando a ser subterrâneos, ganhou lâmpadas de led e internet além de bancos para acomodar famílias inteiras e mais de 180 árvores para completar o paisagismo. Marquinhos só queria agradecer. Primeiro a Deus, depois à família, depois ao governador Reinaldo Azambuja pelo apoio incansável a sua gestão, ao ex-senador Pedro Chaves dos Santos Filho, que desenterrou o projeto que se encontrava parado no Ministério das Cidades, aos vereadores e, por fim, ao irmão, senador Nelsinho Trad, que fez questão de lembrar que tudo começou na sua administração, quando era prefeito de Campo Grande. “Essa revitalização da 14 de Julho, faz parte da revitalização do centro de Campo Grande. Começou na minha gestão, com a Esplanada Ferroviária, depois veio com a Praça Ari Coelho e foi até a Orla Ferroviária, tendo mais três etapas, incluindo Campo Grande como cidade histórica brasileira”. O senador prometeu trazer novos recursos para o centro urbano da cidade e garantiu que, só para recapeamento, virão R$ 27 milhões, em linha de crédito, para recuperar a autoestima que tinha sido perdida pela população, mostrando que a harmonia da cidade, com tudo o que Campo Grande passou, estará recuperada. Confira alguns flashes nas fotos da coluna...

 

 

 

A felicidade da primeira-dama, Tatiana, e do marido, prefeito Marquinhos Trad

 

O tradicional relógio da 14 de Julho está de volta, desta vez, moderno e todo iluminado com led

 

O assessor especial da Prefeitura, Robson Gatti, a diretora financeira da Prefeitura, Tânia Bazo, e o senador Nelsinho Trad

 

Mariana e o marido, secretário de Planejamento e Finanças da Capital, Pedro Pedrossian Neto

 

O deputado estadual Lídio Lopes e a esposa, vice-prefeita Adriane Lopes

 

O querido governador de MS, Reinaldo Azambuja, e a esposa, Fátima Azambuja

 

Charmosa e revitalizada, a nova 14 de Julho está um show de bom gosto

 

Os super-secretários, inclusive quanto a inteligência, de Governo, Eduardo Riedel, e de Produção, Jayme Verruck

 

Fabiana, o pai, deputado federal Fábio Trad, e sua namorada, Flávia Gomide

 

Simony e Tobi animaram o público de 100 mil pessoas, com os sucessos do Balão Mágico

 

 

 

REQUINTE
O prefeito Marquinhos Trad (PSD) esmerou-se nos detalhes do projeto de revitalização do centro e aplicou na 14 de Julho soluções modernas ou já adotadas em cidades-modelos da Europa e dos EUA. Até mesmo na escolha das calçadas, cujos modelos são os mesmos das utilizadas na requintada Times Square, de Nova Iorque.
 

PONTO ACIMA
 O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) marcou um golaço durante sua participação no Café com Mercado, na Bolsa de Valores de São Paulo. Ele atraiu uma atenção redobrada dos investidores, ao descrever o cenário real de projetos que esperam investidores, como a concessão de uma rodovia, uma Infovia Digital e a desestatização da MS Gás. E ainda, de quebra, dissertou sobre as perspectivas que se abrem com a bioceânica.


FORMAÇÃO
Sidrolândia já vive a expectativa, no aguardo da resposta do governo estadual, a uma reivindicação do deputado Gerson Claro (PP). Ele solicitou a implantação de dois cursos (Logística em Transportes e Tecnologia em Gestão Comercial) para a unidade da Universidade Estadual (Uems).

 

ENSINO PÚBLICO
  A secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amendolla, não abaixou a cabeça para ir aos vários ambientes que a convidaram, para debater e explicar o fechamento de escolas em Campo Grande. Defendeu com galhardia os critérios da Pasta e reagiu, com altivez e serenidade, aos ataques. Está sendo, aos poucos, recompensada pelos resultados. Como o da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, de Dourados, cuja comunidade vibra com a adesão do estabelecimento à rede de ensino médio em tempo integral, a partir de 2020.

 

NO ALVO
A Energisa, concessionária dos serviços de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, queira ou não, parece que vai rebolar diante da pressão que acaba de ser oficializada por dois poderes legislativos locais, o estadual (Assembleia) e o municipal (Câmara de Vereadores de Campo Grande). A CPI, proposta pelo deputado Felipe Orro (PSDB) e aprovada por unanimidade pelos deputados, e a Comissão Especial, requerida pelos vereadores André Salineiro (PSDB) e Vinícius Siqueira (DEM) vai tirar o sono da empresa, afirmam os entendidos.

 

INGRATIDÃO
Quem desfruta da privacidade da família, sabe do profundo amargor causado pelos “amigos” que cercavam o casal Edson Giroto-Rachel, antes do terremoto da Operação Lama Asfáltica. Depois da tempestade, não veio a bonança. E quando mais precisavam do apoio afetivo e da presença dessas amizades, estas escafederam-se.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Caráter, é quando falamos a verdade, mesmo quando não nos beneficia”.
 

NA LEMBRANÇA
David Ben Gurion é um dos nomes mais importantes de Israel. Ele morreu no dia 1 de dezembro de 1972, aos 87 anos de idade, em Tel HaShome. Lutou pela criação do Estado Judeu, em 1948, e tornou-se seu primeiro-ministro, cargo que ocupou até 1963 – com um breve período de dois anos fora. Polonês de nascimento, Ben Gurion fundou o Partido Trabalhista Israelita, um dos mais representativos no país, até hoje.