fernandosoares_22-08-2019

Edições anteriores

ENREDO E SAMBA NO PÉ

 

 

Fotos: Gabriel Santos

Deixa Falar, famosa escola de samba de Campo Grande, não faz por menos. Quer Renato Teixeira como o grande homenageado. A ideia cresceu assim que o cantor e compositor casou com a douradense Maria Galindo, e passou a viver em Dourados. Em almoço no Clube Estoril, a diretoria da escola fez questão de mostrar sua afinadíssima bateria e o que vai ser o carnaval de 2020. O samba-enredo da Escola de samba, intitulado “Tocando em Frente, Sou Caipira Pirapora”, contou com a presença do homenageado Renato Teixeira e de outros nomes importantes da música regional como, Jerry Espíndola, Walter Filho, Rodrigo Teixeira, Grupo Acaba, dentre outros. Sem dúvidas, será uma das próximas atrações da Avenida Alfredo Scaff, que fica no Bairro Santo Amaro, próximo à Praça do Papa.

 

A escritora Lenilde Ramos e o presidente da Escola de Samba Deixa Falar, Salvador Dódero

 

Gente da gente, Maria Salete Venhofen e Izilda Prado

 

Marines Cervigni e o artista plástico Jonir Figueiredo

 

Os cantores e compositores, Rodrigo Teixeira e Jerry Espíndola

 

As diretoras da Escola de Samba Deixa Falar, Solange Oliveira e Ivone Teixeira

 

O grande homenageado Renato Teixeira, a esposa, Maria Galindo, e o carnavalesco Francis Fabian

 

David Barbosa, a rainha da bateria da Escola de Samba da Vila Carvalho, Rebeca Dalbine, e o vereador da Capital, Valdir Gomes

 

Marilu e o empresário Sérgio Sangalli

 

O presidente da Lianca, Eduardo de Souza Neto, e professor Moacir Lubaweske

 

Rute e o presidente da Escola de Samba da Vila Carvalho, José Carlos Carvalho

 

O respeitado grupo Acaba, que há mais de 50 anos mostra nossas culturas musicais

 

 

 

BAIXARIA
 A falta de bom-senso, de educação e de simancol explica o que está havendo no País, em que o ódio virou peça de consumo. É o que atestam duas celebridades que estão no risca-faca verbal dos mais rasos, por causa de escolhas políticas. O humorista agora um sem graça, Cláudio Manoel, ex-Casseta & Planeta, utilizou em rede social um conhecido e vulgar xingamento para atacar Emanoel Jacobina, ofendendo a mãe do atual autor da série “Malhação”. Tudo começou quando Jacobina, em postagem a um amigo, criticou duramente o governo. Cláudio se doeu e partiu para a agressão.

 

CONFRADE
A escritora Lenilde Ramos vai ser empossada dia 09 de setembro, às 19h30, na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, assumindo a cadeira nº 31, anteriormente ocupada por Hildebrando Campestrini, e que tem como patrono Henrique Cirilo Correia. Lenilde será saudada pelo escritor Valmir Corrêa.
 

TÉCNICAS SUSTENTÁVEIS
Por um custo de R$ 300,00, os interessados podem participar do curso de Permacultura e Saneamento Ecológico, que a engenheira ambiental e consultora em Agricultura Urbana, Adriana Galbiatti, vai ministrar, de 13 a 15 de setembro, na Chácara Borogodó, em Campo Grande. Trata-se de um conjunto de técnicas na Implantação de tanques de evapotranspiração e círculo de bananeiras. A Permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos, em equilíbrio e harmonia com a natureza.
 

FOGO NO MATO
Com 694 focos de queimadas registrados nas três primeiras semanas de agosto, Corumbá padece com a fumaceira e a secura, adquirindo a condição de município com o maior número de registros no Centro-Oeste. Um reflexo do Brasil contemporâneo. E sem necessidade de Inpe ou Nasa, a fumaça que sai das queimadas amazônicas já vem acinzentando os céus de São Paulo.
 

CAPACITAÇÕES
Interessante e produtivo o curso de Aperfeiçoamento de Implantação do Plano de Manutenção, Operação e Controle de Ar-Condicionado, realizado nos dias 19 e 20, deste mês, no auditório do Crea-MS. Entre os entusiasmados participantes, Jary Castro deu a sua nota 10 à iniciativa, prestigiada por várias autoridades do segmento, entre as quais o presidente da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), engenheiro Marco Aurélio Cândia Braga, e Manoel Rodrigues de Lima e Silva, dirigente da seção regional da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos (Abmec-MS).

 

NOVIDADES
 As eleições de 2020 prometem trazer muitas novidades na safra de candidaturas à chefia dos executivos municipais. Entre os marinheiros de primeira viagem, se encontram vários herdeiros de antigas lideranças políticas. Dois exemplos podem ser citados e se referem a dois vereadores: em Corumbá, o mais votado para a Câmara Municipal, em 2016, Gabriel Alves (MDB), é filho do ex-vereador Oseas Ohara e da ex-candidata a prefeita Solange Alves de Oliveira; e em Cassilândia, a aposta do PDT é Rodrigo Freitas, cujo pai, Donizete Ferreira de Freitas, já foi prefeito da cidade.

 

DIREITOS
Para lançar o livro “Uma Autobiografia” e participar de outros eventos, a filósofa e ativista Angela Davis virá ao Brasil em outubro. Sua visita, com certeza, vai avivar o debate sobre perspectivas civilizatórias, neste conturbado ambiente que se vive atualmente. Davis vai fazer a ponte Rio-São Paulo, nesta curta passagem pelo Brasil, um País que ela afirma adorar.
 

ALERTA
 Vi, no domingo, no Fantástico, uma matéria sobre o aumento dos garimpos nas terras dos Yanomamis, na região amazônica, deu vontade de chorar. Faço parte daquele grupo de jornalistas que, no passado, se embrenharam nos confins das nossas florestas, para fazer reportagens com as tribos, mostrar a vida do povo habitante primeiro das terras brasileiras, seus costumes e sua luta para preservar seu pedaço de chão. É cruel o que estão fazendo com eles. É cruel o que estão fazendo com nossa historia.

 

IRRITADO
Com a condenação do ex-presidenciável Fernando Haddad (PT), pela Justiça Eleitoral, por falsidade ideológica eleitoral, e caixa dois, na campanha para a prefeitura da capital paulista, em 2012, ele cancelou os compromissos que estavam marcados para amanhã, em Dourados e Campo Grande.
 

PENSAMENTO DO DIA
Nunca chore diante das pessoas que não entendem o significado de suas lágrimas, porque amar é uma arte, mas nem todo mundo é artista.
 

NA LEMBRANÇA
Como esquecer de JK? Há 43 anos, um acidente na Via Dutra, em Rezende (RJ), causou a morte de um dos maiores presidentes da história do Brasil. Juscelino Kubitschek de Oliveira tinha, à época, 73 anos, e deixou um legado de modernização deste País, expresso pelo lema "50 anos em cinco", que norteou seu período nos Palácios do Catete, Catetinho e do Planalto, entre 31 de janeiro de 1956 e 31 de janeiro de 1961. O construtor de Brasília deixou muitas frases em sua vida, das quais, pinçamos esta: "A técnica é uma conquista do homem, pois representa o domínio da inteligência sobre as coisas".