fernandosoares_21-08-2019

Edições anteriores

NA ESTRADA
De hoje, até o dia 25 deste mês, Campo Grande viverá a sensação de abrigar o clima e as emoções de uma largada do Rally dos Sertões, que acontecerá na Praça do Papa. É a maior competição off Road do País, reunindo 302 competidores e 60 carros. O Detran-MS vai levar ao local simuladores de impacto e embriaguez para orientar o público sobre a responsabilidade ao volante.
 

CELEBRAÇÃO
No Assentamento Itamarati, a irmã Olga Manosso viveu, esta semana, uma especial emoção. Formada em História e professora aposentada, comemorou 71 anos de idade e 50 anos de vida dedicada ao ofício religioso e às causas cristãs e humanistas. Tem o respeito e a reverência de toda a população.
 

SHOW MAN
Em Campo Grande, a presença do ex-candidato a presidente da República, Ciro Gomes, se assemelhou à apresentação de algum pop-star. O homem causou, mesmo, de tanta gente que foi ouvi-lo em palestras, na Anoreg e na Universidade Federal (UFMS). E diante de plateias numerosas, com muita gente assediando-o para selfies, o líder do PDT não deixou dúvidas: está com a rota sendo pavimentada para entrar em mais uma disputa presidencial, daqui a três anos.
 

FESTANÇAS
Animadíssimo o final de semana em Campo Grande. No Centro de Convivência Vovó Ziza, animada confraternização reuniu filhos e amigos de Aquidauana, festejando o 127º aniversário da “Princesa do Sul”. A Associação Recreativa dos Amigos Reais de Aquidauana (Arara) organizou, como de hábito, um belo evento. E na sede campestre da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira, um grande e contagiante público deu o tom da animação que marcou a 35ª Festa do Bom Odori, popular dança folclórica, na qual os japoneses e seus descendentes homenageiam os antepassados.

 

VOLTA POR CIMA
Logo mais, às 19 horas, no Palácio Popular da Cultura, tem a entrega do Titulo de Cidadão Campo-Grandense. Um dos homenageados é o presidente da Santa Casa, Esacheu Nascimento, que já foi muito criticado por alguns parlamentares daquela casa.

 

VIDA SADIA
Engenheiro civil, André Melman optou por dedicar-se a um ramo fascinante, que o arrebatou. Ele é, hoje, um dos grandes empreendedores e especialistas em negócios e comportamentos voltados à sustentabilidade humano-ambiental e pequenas economias. Fundador do Farofa-La, co-produtor do documentário “Eu Maior”, organizou o projeto “Dinheiro e Consciência”, faz palestras e tem uma empresa que faz e entrega de snacks saudáveis, sob encomenda. No Seminário do LabModa Sustentável, adorou a conversa e as experiências que ouviu da campo-grandense Míriam Duailibi, diretora da ONG Instituto Ecoar Para a Cidadania.
 

EMOÇÕES
Eduardo Naglis Ferzelli foi aluno e tornou-se fã do mestre Kaoru Chiyo, seu professor no Colégio Dom Bosco. Reencontrou-o depois de muitos anos, em Campo Grande. Não segurou a emoção, gravou várias selfies e ganhou o dia. Assim são os ex-alunos do professor Kaoru Chiyo, que também já derramou a sua sabedoria ensinando estudantes de Corumbá, onde formou e treinou equipes competitivas de esportes de quadra, juntamente com o saudoso Esly Garcia.
 

PATICUMBUM
Domingo de gala no Clube Estoril, com a presença do músico, intérprete e poeta Renato Teixeira. Foi o festivo lançamento do enredo da Escola de Samba Deixa Falar, para o próximo ano, que tem no centro do tema a arte do inspiradíssimo mineiro e de seu parceiro, Almir Sater. A homenagem a Renato Teixeira foi saudada efusivamente. Amanhã, vou mostrar os flashes.
 

NOVA CHURRASCARIA
O prédio do antigo Kiosque, na Vitorio Zeola, no Carandá Bosque, vai abrir suas portas, neste sábado, para apresentar a nova churrascaria de Campo Grande, a Cabana´s Grill. A ampla casa terá estação de bares e muitas variedades que, entre outras, inclui sushi, massas e o tradicional churrasco, com espeto corrido nas mesas. Seja bem-vinda.

 

NA LEMBRANÇA
Maria Quitéria de Jesus Medeiros foi uma das grandes heroínas deste País. Nascida em 27 de julho de 1792, numa fazenda de Feira de Santana (BA), morreria no dia 21 de agosto de 1853. Levou para o túmulo a glória de ter sido uma patriota, pois lutou no Exército Libertador do País, disfarçada de homem, sendo a primeira mulher soldado brasileira. Por conta disso, foi condecorada com a Ordem de Cavaleiro Imperial do Cruzeiro, por D. Pedro I, que a saudou com estas palavras: "Concedo-vos usar estas insígnias como um distintivo que assinala os serviços militares que, com raro denodo, entre os mais raros de vosso sexo, praticastes, pela causa da independência do império, na gloriosa restauração da Bahia".

 

A personal trainer Leopoldina Thomaz e a empresária, de Araçatuba, Luciana Ferrarezi

 

Reprodução

BELA HISTÓRIA
O amor do passado voltou, via Facebook. Assim que ficou viúva de Eliakim Araujo, quando formavam o Casal 20 da TV brasileira, Leila Cordeiro, saiu da viuvez de quase três anos para reviver uma história dos seus primeiros anos da juventude. Pelo Face, ela foi procurada pelo cirurgião-geral Wilson Pariz, de quem há 43 anos foi noiva, com casamento marcado. Um projeto que não deu certo, na época. Relação acabada, ela foi viver com outro e, mais tarde, conheceu Eliakim por quem se apaixonou, casou e teve filhos. Wilson também se casou e se separou. Ele guardou todas as cartas que dela recebeu. Ela, por sua vez, as deletou. Ela nunca mais o viu. Ele sabia dela pelas notícias e pela telinha, já que a ex-noiva ficou famosa. No ano passado, houve o reencontro e, depois de alguns meses, período em que ele, segundo Leila “aguentou suas crises, a dor que ficou com a morte do marido”, finalmente admitiram que estavam se amando de novo. Meses atrás, os dois, já com relacionamento assumido, foram para os Estados Unidos, onde ela mora. Dos projetos futuros, a volta do casal ao Brasil, para onde ela traria o seu site. Até lá, como estão fazendo há dias, os dois aproveitam o belo momento, velejando em Angra, a bordo do barco dele, que tem como hobby velejar.

Fotos: Gabriel Santos

As empresárias, Cecília Zauith e a filha, Mariana

 

O empresário Júnior Avezani e a esposa, Maria Aparecida

 

A secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Motta, e o marido, Eduardo Motta

 

A arquiteta Gláucia Rossatto e o delegado de Polícia Civil, Roberto Duarte

 

O assessor do TCE-MS, Ricardo Koim, e a cerimonialista Marisa Machado Koim

 

PENSAMENTO DO DIA
“A beleza de um jardim não depende do tamanho das flores, mas da variedade de seu colorido. Assim, a felicidade não depende de grandes alegrias, mas da variedade de muitos e pequenos momentos felizes, que colhemos ao longo da vida”.