fernandosoares_17-08-2019

Edições anteriores

MOMENTO: RECONHECIMENTO

 

 

Fotos: Luciana Nassar/Wagner Guimarães

A semana que passou foi marcada por dois grandes eventos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O primeiro foi a solenidade alusiva em comemoração ao Mérito Advocatício, pelo Dia do Advogado, com a medalha Jorge Antonio Siufi, homenageando vários profissionais da área, e o segundo foi em homenagem a todos os governadores de MS, com a comenda do Mérito Legislativo, num reconhecimento aos homens que fizeram e fazem parte da história do Estado e do parlamento sul-mato-grossense. Foram homenageados os governadores: Harry Amorim da Costa (in memorian), Londres Machado, Marcelo Miranda Soares, Pedro Pedrossian (In memorian), Wilson Barbosa Martins (In memorian), Ramez Tebet (In memorian), José Orcírio Miranda dos Santos, André Puccinelli e Reinaldo Azambuja. Confira alguns flashes...

 

O deputado estadual Marçal Filho homenageando o advogado Otton Nasser

 

O deputado e ex-governador Londres Machado sendo homenageado por Lídio Lopes

 

A esposa do deputado estadual Jamilson Name, advogada Fernanda Name, homenageando o advogado João Paulo Delmondes

 

O deputado Cel David dos Santos homenageando o advogado e juiz Eleitoral, Daniel Castro

 

O deputado Felipe Orro homenageando o advogado Ary Santos

 

O advogado Valeriano Fontoura recebendo a homenagem do deputado Lídio Lopes

 

O ex-governador Marcelo Miranda sendo homenageado pelo neto, João Henrique Catan

 

 

 

COM FÉ
Na quarta-feira, fui ao Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Afonso Pena, que é minha paróquia preferida. Ao passar na frente, vi muita gente e muitos carros. Não resisti e entrei para ver do que se tratava. Era a novena da Semana Nacional da Família, com um padre muito conhecido, do qual não estou lembrando o nome, agora. Fiquei impressionado pela fé, pelos cantos e pelas rezas. Tenho certeza de que o Espírito Santo estava lá, abençoando a todos. Inclusive a mim, que saí de lá com a alma em paz, totalmente pleno de serenidade. Amém!


INTELIGENTE DEMAIS
E o Ciro Gomes continua esbanjando charme e inteligência. Ontem, ministrou palestra sobre reformas econômicas e sociais, durante a V Semana Acadêmica de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ele sabe das coisas e é superespirituoso.
 

COMITIVA DOS CHEFS
Os maiores chefes gastronômicos do Estado estão reunidos, desde ontem, na esplanada da Estação Ferroviária, num evento que Dedê Cesco faz em parceria com a Lei de Incentivo à Cultura Municipal. Hoje, por exemplo, o chef Paulo Machado vai dar uma aula show, a partir das 17 horas, ensinando a preparar uma superpaella, com ingredientes que trouxe da Espanha. Participam, ainda, os chefs, Marlon Liborio, Polliana Thome e Adriá Dalmau.

 

NÚMEROS
Diante da crise global no mundo, não dá para reclamar. Mato Grosso do Sul é o quarto estado do País com a menor taxa de desocupação, segundo dados do IBGE. Isso é graças aos trabalho que o governador Reinaldo Azambuja vem fazendo, com sua política de desenvolvimento, atraindo os investimentos para o Estado e fazendo, assim, com que muito mais pessoas tenham a chance de emprego e renda.
 

ADEUS
Dizer adeus a uma pessoa tão especial como o engenheiro agrônomo, pecuarista e escritor Renato Alves Ribeiro, é missão quase impossível, porque ele viverá para sempre na memória de todos os que o conheceram. Alma solidária, foi presidente da Santa Casa de Campo Grande e do Hospital São Julião, sempre disposto a ajudar quem precisava, amigo de todos os momentos, marido exemplar, pai e avô carinhoso, chegou aos seus 101 anos. Era um patrimônio vivo do Estado, agora um patrimônio da história de todos nós. Já está no caminho da luz pela estrada evolutiva do universo. E, de lá, vai zelar por todos os que fizeram parte de sua vida. Seu velório será hoje, no cemitério Parque das Primaveras.


AOS PEQUENINOS
A reinauguração da Unidade I de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes foi mais uma providência vitoriosa da Prefeitura, para potencializar a rede de proteção desse numeroso segmento da população. Afinal, agora o atendimento será ampliado de 20 para 35 vagas, a bebês de zero a três anos e 11 meses, vítimas de algum tipo de violência ou destituídos de proteção. O prefeito Marquinhos Trad (PSD) e a sua vice, Adriane Lopes, festejaram mais esta.

 

CASAL 21
O viajadíssimo publicitário e fashionista Guilherme Siqueira, considerado um dos mais elegantes do mundo, vive cruzando os ares e mares ao lado do marido, o italiano Domenico Dolce. O casal é presença assídua nos circuitos requintados de Milão, Paris, Nova Iorque, Los Angeles e Londres, conferindo as tendências e tricotando com celebridades, como Drew Barrimore, Sophia Loren, Sarah Jessica Parker e o clã Kardashian/Jenner.

 

PRÍNCIPE
Ontem, Thaís e o marido, Jonatan Barbosa Filho, comemoram o aniversário de um ano do herdeiro, Jonatan Barbosa Neto. Foi no buffet Galinze, e o tema escolhido não poderia ser diferente: fazendinha. Os avós paternos, Ana Leda e o marido, pecuarista e presidente da Acrissul, Jonatan Barbosa, eram o retrato da felicidade.

 

VIVA, CLÁUDIA!
Vale registrar e tomar como exemplo: aos 48 anos de idade, e há 19 enfrentando bravamente as violentas agressões de uma esclerose múltipla, a atriz Cláudia Rodrigues desafia diariamente, a sombria perspectiva de uma doença incurável para a Medicina. Na próxima segunda-feira, 19, depois de seis anos afastada da carreira, a Marinete, do seriado global “A Diarista”, retorna aos palcos. Será em um restaurante, o Madalosso, do bairro Santa Felicidade, em Curitiba, contracenando com sua única filha, Iza Rodrigues, de 17 anos, Pedro Bismarchi (o Nerso da Capitinga) e Diogo Portugal, num stand up do 3° Brazilian Comedy Club. Os sintomas de sua doença ainda são pouco conhecidos pela ciência, o que dificulta a prevenção e o tratamento, porém faz da atriz uma heroica e exemplar sobrevivente.
 

FRUTOS DO MATO
Sensação em Campo Grande, os picolés artesanais, da pequena fábrica de Darli Costa, vêm sendo degustados pelo público dos diversos eventos e espaços artísticos e culturais. Com mais de 40 sabores, que vão da jabuticaba e da guavira ao cumbaru, além de outras variedades do rico pomar regional, os picolés não contêm conservantes e tem baixa adição de açúcar.
 

PENSAMENTO DO DIA
É tão triste quando te avisam diversas vezes sobre uma pessoa, mas ainda assim tu defendes essa pessoa com unhas e dentes e, no fim, ela era realmente o que os outros diziam.
 

NA LEMBRANÇA
Há exatos 32 anos, o Brasil perdia um de seus grandes escritores. Em 17 de agosto de 1987, morria Carlos Drummond de Andrade, mineiro de Itabira de Mato Dentro, onde nasceu, em 31 de outubro de 1902. O poeta, professor, jornalista e cronista, que publicou seu primeiro livro em 1930, encantou gerações com seu texto perfeito e suas frases, que faziam jovens e adultos pensarem. Aí vai uma delas: "Amar se aprende amando".