fernandosoares_11-08-2019

Edições anteriores

 

 

 

DIA DOS PAIS
 Feliz Dia dos Pais! O que desejo, no dia de hoje, é que entre pais e filhos sempre exista muito amor, respeito, entendimento, e que um dê para o outro a força que cada um precisa, independentemente de ideologias politicas, sociais, religiosas. Pois a paz começa por aí. Para os pais que partiram, como o meu, toda nossa saudade, e que as lembranças dos momentos em que dividimos juntos nossas vidas fiquem eternamente em nossos corações.

 

PÓDIUM
Pela terceira vez consecutiva, o atleta campo-grandense Leonardo de Deus conquista uma medalha nos Jogos Pan-americanos. Depois do ouro e da prata de 2011, em Guadalajara, do ouro e dois bronzes de 2015, em Toronto, agora, chegou a vez de subir ao topo do pódium em Lima, no Peru. Na terça-feira, o nadador de 28 anos bateu o norte-americano Samuel Pomajevich e o colombiano David Gomez, nos 200 metros borboleta. Com grandes resultados na carreira, inscrito entre os melhores do mundo nas suas especialidades, agora só falta a Léo uma medalha olímpica.
 

TELONA
Campo Grande continua projetando talentos para a arte cinematográfica. Chega o momento de Tero Queiroz apresentar-se aos brasileiros, num dos acontecimentos mais importantes. O curta-metragem “O Troco” – com sua direção e atuação – foi selecionado para exibição na 3ª Mostra do Filme Marginal. Será dia 21 de setembro próximo, às 16h, no centro Cultural da Justiça Federal do Rio de Janeiro, na Cinelândia.
 

ÀS ORIGENS
Viraliza nas redes sociais a foto da deputada federal Rose Modesto (PSDB/MS), visitando a velha casa de madeira onde nasceu e foi criada em sua infância. Fica em Culturama, um bucólico e hospitaleiro distrito de Fátima do Sul, conhecida como “cidade favo de mel”, a 238km de Campo Grande.

 

GRANDE HOMENAGEM
 Não vejo a hora de chegar dia 18, domingo que vem, para prestigiar meu amigo carnavalesco Francis Fabian, e sua diretoria da escola de samba Deixa Falar, quando lançam o novo enredo 2020, “Tocando em frente, Sou Caipira, Pirapora”... em homenagem ao cantor e compositor Renato Teixeira, hoje residindo em Dourados. Vai ser no Clube Estoril, com uma bela feijoada, começando às 11 horas.


ALÔ!
 
Profissionais andam reclamando da dificuldade de fazer contato com a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor). Quem reclamou á coluna disse que foi três vezes à sede, no Bairro Monte Líbano, e a encontrou fechada. E os telefones de contato com a presidência?

 

ATUAÇÃO NO DF
Pela ordem, os parlamentares que mais garantiram emendas empenhadas e pagas, com recursos para o Estado e os municípios de Mato Grosso do Sul, são: Vander Loubet (PT), José Orcírio, o Zeca (PT), Waldemir Moka (MDB), Simone Tebet (MDB), Elizeu Dionísio (PSB), Tereza Cristina (DEM), Pedro Chaves (sem partido), e Geraldo Resende (PSDB). O ranking foi divulgado pelo Siga Brasil, um portal do Senado. Constam desta relação nomes que já não fazem parte da atual composição congressual do Estado: Zeca, Moka, Dionísio e Chaves. O suplente Geraldo Resende ocuparia a cadeira de Tereza Cristina, que assumiu o Ministério da Agricultura, mas foi nomeado secretário estadual de Saúde.

 

ROÇADA DE SAÚDE
Campo Grande reuniu, de 05 a 07, deste mês, renomados nomes da pesquisa, da ciência, dos negócios e das causas do desenvolvimento saudável para o 3º Fórum de Agricultura Sustentável, com o mote “A Evolução Verde”. Foi uma pena – lastimável, mesmo – que evento de tamanha dimensão científica, econômica e humana não tenha recebido uma atenção compatível com sua grandeza, sobretudo por parte dos meios de comunicação.
 

ROÇADA DE SAÚDE II
O 3º Fórum de Agricultura Sustentável debateu e demonstrou vários conceitos e técnicas alternativas de manejo e cultivares sem agressão à natureza, como a adubação com pó de rocha, o plantio direto, revitalização de solos, pelo método agrohomeopático e melhoramento genético participativo. Presenças de reconhecida excelência estavam na grade de palestrantes, entre as quais Carin Primavesi, Celso Tomita, Artur Tacla, Radko Tichavski e Altair Machado.

 

SAIAS NO PALÁCIO
Instalada em 1979, a Assembleia Legislativa de Mato Groso do Sul foi um “clube do Bolinha”, em suas duas primeiras legislaturas. O ambiente legislativo só ganhou a presença feminina, a partir das eleições de 1986, com as duas cadeiras conquistadas por Marilu Guimarães (PFL) e Marilene Coimbra (PDS). Depois, se sucederam outras representantes femininas na casa: Celina Jallad, Bela Barros, Simone Tebet, Dione Hashioka, Mara Caseiro e Grazielle Machado. Atualmente, as 24 vagas da AL-MS são ocupadas por homens.
 

PENSAMENTO DO DIA
Mais uma de Maquiavel. "O homem que tenta ser bondoso todo tempo está fadado à ruína entre os inúmeros outros que não são bons".
 

NA LEMBRANÇA
O filósofo argentino Carlos Bernardo González Pecotche nasceu em 11 de agosto de 1901, em Buenos Aires. Criador da logosofia e conhecido com o pseudônimo Raumsol, lançou mais de 20 livros sobre o assunto. González Pecotche morreu em 4 de abril de 1963, na sua Argentina natal, mas deixou uma grande lição para o mundo: "A moral se edifica com o bom exemplo, não com palavras".