fernandosoares_06-08-2019

Edições anteriores

MOMENTO POSSE

 

 

Fotos: Gabriel Santos

Na noite de sábado, no restaurante Malabie, foi empossada a nova diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, cuja entidade tem como missão melhorar a saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas. Em Mato Grosso do Sul, a entidade nasceu nos anos 80 e, em seu quadro, existem engenheiros de varias formações, biólogos, bioquímicos, todos compartilhando o mesmo ideal do desenvolvimento do saneamento e do meio ambiente. Uma entidade que faz sua luta diária para diminuir as desigualdades sociais, num Pais onde 35 milhões de brasileiros ainda vivem sem água tratada e outros 110 milhões de brasileiros vivem sem esgoto, ou seja, o Brasil é 62º lugar em ausência de saneamento, aumentando as doenças, como dengue, chikungunya e diarreia, colocando o Brasil num ranking muito ruim. Campo Grande é uma das poucas capitais que caminha para ter 100% de esgoto tratado e, no interior do Estado, as cidades de Bodoquena, Costa Rica e Bonito já atende à universalização na área de água e esgoto, tratados. A nova diretoria da ABES é composta pelo presidente Aroldo Galvão, pelo vice-presidente, Odir Garcia de Freitas, pelo tesoureiro Guilherme Cavazzana, além do conselho fiscal. Na solenidade de posse, um pouco do que foi essa grande noite, e amanhã mostro mais...

 

Os engenheiros, Paulo César Pereira e Moacir Lacerda

 

O engenheiro sanitarista Frederico Freitas e a esposa, arquiteta Eloíza Freitas

 

O engenheiro agrônomo Denilson Oliveira e o engenheiro Ambiemtal e professor da UFMS, Ariel Ortiz Gomes

 

O presidente da ABES, Aroldo Galvão, e o vice-presidente Odir Garcia de Freitas

 

Os fiscais de Rendas do Estado, aposentados, Jussara e Carlos Araújo

 

O engenheiro ambiental Guilherme Cavazzana e a esposa, arquiteta Juliana Breseguello Cavazzana

 

O engenheiro Nereu Fontes e a esposa, Leila

 

 

 

APLAUSOS
O governador Reinaldo Azambuja há dias vem dizendo que Mato Grosso do Sul é o melhor Estado para se viver, em se tratando de Segurança Pública. Ele tinha dados e números sobre a crescente violência no Brasil. No domingo, o Fantástico revelou que Mato Grosso do Sul é o primeiro da federação na elucidação de seus crimes. Enquanto o Pará tem o pior: só 10% dos casos são esclarecidos, aqui o índice atinge 73,2%.
 

VERDADE
Todo cuidado é pouco. Agosto é o mês do cachorro louco. E o que tem de humano travestido de cachorro, e vice-versa, não está no gibi...
 

COTURNOS
A democracia e os democratas estão em alerta. A cada dia, é uma botinada que desce da “ordem unida” instalada nas urnas em 2018. No sábado, sem ordem judicial e sem ser convidados, policiais militares de São Paulo entraram sem mandado em um sindicato, onde acontecia uma plenária reservada de mulheres do PSOL, pedindo documentos e intimidando ostensivamente as pessoas. O comando da PM alegou que estava apenas monitorando as pessoas para prevenir possíveis incidentes e garantir a segurança dos presentes.
 

COTURNOS II
Na véspera da invasão ao sindicato em Sampa, a PM de Mato Grosso do Sul também entrou em ação. Foi em Aquidauana, para reprimir remanescentes do povo kinikinawa, que reivindica a área onde está localizada a Fazenda Água Branca, que seria reconhecida como território tradicional indígena. A OAB, a Câmara dos Deputados e o governo estadual designaram representantes para acompanhar os desdobramentos.

 

DESMANCHE
O prefeito Edinho Stefano Takazono, de Anaurilândia, era, até poucos dias, um dos emedebistas históricos no Estado. Semana passada rasgou a velha ficha e assinou uma novinha, a do PSDB, conduzido pelas mãos do governador Reinaldo Azambuja e do presidente do diretório regional dos tucanos, Sérgio de Paula. O MDB faz a conta de mais uma perda na sua prateleira de prefeitos e o PSDB põe mais uma continha nesse colar.
 

 

PRESTEM ATENÇÃO
 Não é preciso ir à Amazônia, consultar números, acompanhar satélites ou dar uma conferida nos relatórios oficiais reconhecidos em todo o mundo, para constatar que as agressões ao meio ambiente ocorrem no Brasil inteiro. Aqui mesmo, no Estado, basta ter olhos para ver ou fazer uma visitinha ao Rio Taquari, ao Rio Formoso, ao que resta dos rios Prosa e Segredo ou às nascentes e mananciais da região do Parque dos Poderes. Podem fechar o Inpe e demolir a SBPC, que não conseguirão esconder a realidade. Fácil, muito fácil, é reconhecer que cada pedaço do País tem seus Brumadinhos e Marianas.

 

OS GOLIAS DO DAVID
Apesar de toda certeza de que Brasília vai garantir a indicação do senador Eduardo Bolsonaro (PSL/RJ) para a Embaixada nos EUA, o presidente do Senado Federal, David Alcolumbre (DEM/AP), quer cercar-se de todas as garantias para não sofrer vexame e desagradar o presidente da República. Jair Bolsonaro está de olho, mesmo porque, as contas do Planalto ainda vacilam quanto ao número de votos certos para cantar vitória, desde já. Ainda há senadores reticentes na base governista. E um referendo desses, com pequena margem de votos na aprovação, arranha a autoridade de quem indicou.
 

CACHIMBOS ACESOS
Quando começar a temporada eleitoral e levantarem os véus que cobrem os bastidores políticos, preparem-se, muitas surpresas serão reveladas. Antigos inimigos figadais andam tricotando no quieto, arquitetando inusitadas parcerias para compor chapas majoritárias na capital e no interior. A Lei da Física servirá para uma analogia do contrário: água e oléo vão se misturar.
 

CIÊNCIA MILENAR
Cresce entre os contemporâneos a adesão ao ayurveda, o mais antigo sistema de terapias saudáveis e preventivas no mundo, com origem na Índia e mais de cinco mil anos de história. A douradense Blanche Torres está nesse circuito nobre. Acaba de ser certificada pela Associação Brasileira de Ayurveda (Abra), no curso realizado em Campo Grande e conduzido pela magnífica Clayde Dellaretti. Entre suas formações, Dellaretti é massoterapeuta ayurveda e instrutora de Hatha Yoga Integral.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Preocupe-se mais com seu caráter do que com sua reputação, porque seu caráter é o que você realmente é, enquanto a reputação é apenas o que os outros pensam que você é”.
 

NA LEMBRANÇA
Há dezesseis anos, morria o empresário Roberto Marinho. Tinha, então, 98 anos. Jornalista e empresário das comunicações, ergueu, a partir do jornal O Globo, herdado do pai, Irineu Marinho, uma organização que possuía a maior emissora de televisão da América Latina e, hoje, a terceira do mundo. Era um empresário brilhante, que se definia com uma frase: "Não compro bilhetes. Já ganhei na loteria quando nasci".