fernandosoares_04-08-2019

Edições anteriores

DE VERDADE...
 
São tantos cumprimentos, tantas manifestações de carinho, que a emoção, desde ontem, se instalou em meu coração. Não sei o que dizer, a não ser o meu muito obrigado. Da minha felicidade também faz parte a certeza, reforçada pelas palavras que vocês estão escrevendo e dizendo, de que estou conseguindo cumprir o meu papel de jornalista, de ser humano, de amigo e de pessoa comprometida com o mundo, com o universo, com a humanidade e, sobretudo, com a verdade. Obrigado a todos os amigos e amigas pelos cumprimentos, no dia de ontem, pelo meu aniversário. As manifestações foram incontáveis. Vocês todos moram no meu coração.

 

BOM-DIA
Neste primeiro domingo de agosto, mês que se inicia, espero que chegue repleto de boas energias, de bênçãos, amor e solidariedade e respeito. Só assim construiremos um mundo melhor.
 

CONFORTO
 Pensando em melhorar a vida dos passageiros, a empresa Cruzeiro do Sul, fundada há 42 anos pelo empresário Osvaldo Possari, começou a remodelar novamente sua frota. De cara, adquiriram 05 novos ônibus, dos mais luxuosos do País, com televisão, poltrona executiva e, até, elevador para cadeirantes, Investimento de quase 5 milhões de reais. Ano passado, adquiriram outros quatro e, este ano, outros cinco. A meta é adquirir outros 6 ônibus, ano que vem, totalizando 15 carros novos.

 

Fotos: Gabriel Santos

Mariana Jurgielewicz, Regina Saad, Patrícia Capalbo e Vera Barros

 

O governador Reinaldo Azambuja, a esposa, Fátima, e o filho, médico veterinário Rafael Azambuja

 

O advogado e criador da raça Quarto de Milha, Onofre Pinheiro Filho, e a esposa, Flavia

 

O empresário Léo Sebben e a esposa, Noeli Moresco Sebben

 

A assessora da Cassems, Adriana Sleiman, e a diretora de Clientes da Cassems, Jucli Stefanello

 

A diretora de Finanças da Cassems, Maria Antonia Rodrigues, Lilian Fernandes, do Sindsad, e Jean Carlos Miranda, do Sinpol

 

ORA, VIVA!
Custa nada sonhar. E antes que realidades amargas e habituais estraguem os sonhos, os desportistas do Estado podem comemorar uma conquista, ainda que dure pouco. Duas das equipes que disputam competições nacionais deram alegria aos torcedores, na quinta-feira. Na Copa Verde, o União ABC, de Campo Grande, derrotou o Galvez, do Acre, e está na fase seguinte. Vai jogar contra o bom Luverdense, de Mato Grosso. E em Porto Velho (RO), o Costa Rica arrancou heroico empate com o Genus, classificando-se para a próxima etapa. Quem sabe?...

 

EXONERADO
 Depois de criar constrangimentos ao presidente Jair Bolsonaro, revelando dados do Inpe sobre desmatamento da Amazônia, o físico e engenheiro Ricardo Galvão deixou o cargo na sexta-feira.
 

ATÉ A PÉ...
Gremista juramentado, Roberto Rech atravessou a fronteira e foi até Assunción torcer pelo seu time, no jogo contra o Libertad. E provou ser pé quente. No Defensores Del Chaco, o Grêmio, que havia vencido o primeiro jogo, despachou os paraguaios, por 3 a 0. Agora, o tricolor terá o Palmeiras na próxima fase do mata-mata da Libertadores. E Rech já está de passagem comprada para assistir aos dois jogos.
 

ALERTA
Depois de terem a energia cortada é que veio o susto, para a diretoria do Rádio Clube Campo Grande. O boleto enviado no e-mail do financeiro, em nome da Energisa, e pago pelo clube, de pouco mais de R$ 20 mil reais, era falso. O golpe foi denunciado à policia civil, que já localizou que o valor pago foi para uma empresa golpista, de Pernambuco.
 

JUNTÍSSIMOS!
De um jeito que preocupou os fãs, Tarcísio Meira e Glória Menezes desfilaram, terça-feira, no Aeroporto Santos Dumont (RJ), cada um numa cadeira de rodas. Ator e atriz, no entanto, estão bem de saúde e a cadeira é um serviço normal dos aeroportos para o conforto na locomoção dos idosos. E o tempo revela números impressionantes na história desta união, a começar da idade: Tarcísio tem 83 e ela é um ano mais velha. De casamento, são 55 anos, mas seus travesseiros repousam juntos desde 1962 – 57 anos!

 

INVESTIR PRA MELHORAR
 O governador Reinaldo Azambuja está confiante em que o Senado Federal vai autorizar a contratação de operação de crédito externo entre o Governo do Estado e o BID, na ordem de R$ 204 milhões, para financiar o Programa de Modernização das áreas de gestão fazendária, administração tributária e gestão do gasto público do Estado de Mato Grosso do Sul, que tem, como objetivo, melhorar a arrecadação. O ICMS, por exemplo, tem registrado sucessivas quedas na arrecadação.

 

GATO NO TELHADO
Só mesmo um cego de olho e de raciocínio, e por conveniência, não vê que a batata de Deltan Dallagnol está assando. O procurador do Ministério Público Federal não convence com suas explicações sobre as besteiras trocadas nos diálogos com o juiz Sérgio Moro e, agora, num gesto evidente de desespero, arrisca o pescoço eximindo-se de responsabilidade no escorregão que deu tentando enfiar ministros togados no pacote de investigações. E a cada explicação, a emenda fica pior que o soneto. Que nem faz o capitão.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Tem muita testa oleosa por aí, se achando uma mente brilhante.”
 

NA LEMBRANÇA
O paisagista Roberto Burle Marx completaria, hoje, 110 anos, se vivo estivesse. Paulista de nascimento, descendente de alemães, ele construiu sua carreira no Rio de Janeiro, notabilizando-se pelos seus belos jardins, embora fosse, também, pintor e desenhista. Com esta frase, ele referia-se à sua obra: "Um jardim faz-se de luz e sons – as plantas são coadjuvantes". Burle Marx morreu em 4 de junho de 1994, no Rio de Janeiro.

 

Divulgação

O prefeito da Capital, Marquinhos Trad, no lançamento do livro com a Lei Municipal do Suas e a Carta de Serviços aos Usuários do Sistema

 

VITORIOSAS
Em Campo Grande, os homens respondem pelas titularidades da Prefeitura, Marquinhos Trad, e da Secretaria Municipal de Assistência Social, José Mário Antunes da Silva. Porém, é preciso reconhecer o papel exercido pelas mulheres que dão conta dessa causa, tendo à frente a primeira-dama, Tatiana Trad, e a vice-prefeita Adriane Lopes. Elas capitanearam uma conquista histórica, sacramentada quinta-feira, 1º, na Câmara de Vereadores, com a regulamentação da Lei 6.222/ 19, que regulamenta o Sistema Único de Assistência Social (Suas), e o lançamento do livro "Carta de Serviços aos Usuários do Suas".
 

VITORIOSAS II
Na Lei Municipal do SUAS, o poder feminino fez a diferença: tirou do papel uma luta que se arrastava desde 2015. A SUAS tornou-se uma base empoderada pelo compromisso com a inclusão emancipista. O reconhecimento às servidoras foi traduzido na reverência a duas mulheres que as representam na coordenação: Cida Melo e, agora, Edna Almeida. A Carta de Serviços aos Usuários do SUAS foi elaborada pela gerente de Planejamento e Avaliação do Sistema, a psicóloga Maria Caballero Moraes Santos, com a profissional de Apoio Educacional em Letras, Carolina Bergamo Gomes Amato.