fernandosoares_30-04-2019

Edições anteriores

VISITA DO 10º SUCESSOR

DE DOM BOSCO, NOS 125 ANOS DA MISSÃO SALESIANA


Na sexta-feira (26), o 10º sucessor de Dom Bosco, padre Ángel Fernández Artime, visitou Campo Grande e, ainda na manhã de sexta-feira (26), a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), onde esteve reunido com colaboradores da Instituição. O reitor-mor dos Salesianos, por onde passava, cumprimentava a todos e também atendia os pedidos de selfies. Acompanhado do reitor da UCDB, padre Ricardo Carlos, e pelo chanceler da Missão Salesiana, doutor em Comunicação, Gildásio Mendes, o padre Ángel agradeceu o serviço prestado com zelo e profissionalismo. “Juntos formamos um grupo humano que acredita no valor da Educação”, destacou. Aos jornalistas, o reitor-mor Salesiano respondeu a várias perguntas, enfatizando em uma delas que “os 125 anos da presença salesiana, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é motivo para dizer, muitas vezes, Graças a Deus! Queridos jovens brasileiros, vocês têm grande capacidade. Penso que a Dom Bosco prepara para a vida e a formação nos dá liberdade”, pontuou.

 

Após a coletiva, padre Ángel visitou a Pastoral Universitária da UCDB, que o esperava com uma roda de tereré. Ele também provou a bebida tradicional entre os campo-grandenses e, depois, seguiu para a visita a outra casa salesiana, a Salesianos Ampare. Encerrando a manhã, o reitor-mor retornou para a Universidade Católica e participou de um encontro com colaboradores docentes e administrativos convidados, e representantes dos acadêmicos. “Não temos apenas uma academia, mas um espaço de formação humana”, asseverou. Nas fotos, um pouco dos flashes de sua passagem por Mato Grosso do Sul...

 

Fotos: Gabriel Santos

O reitor da UCDB, padre Ricardo Carlos, o reitor-mor, padre Angel Fernandez Artime, e o chanceler da Missão Salesiana, padre Gildásio Mendes

 

Os padres, Natale Vitale e Horácio Lopes

 

Padre Elias Roberto, o pró-reitor administrativo da UCDB, Ir. Herivelton Breitenbach, e o padre Wagner Galvão

 

Os padres, João Marcos, pró-reitor da Pastoral e assuntos comunitários, e José Marinoni

 

O titular da coluna e o padre Ângel Fernández Artime

Vaticano

Num dos reencontros no Vaticano, o papa Francisco e o reitor-mor dos Salesianos de Dom Bosco, padre Ángel Fernández Artime

Divulgação

Na Igreja São João Bosco, o padre Ângel Fernández Artime celebrou missa aos presentes

 

 

 

CONCORDO
As obras nas margens do rio Anhanduí, na avenida Ernesto Geisel, em Campo Grande, são tão bem feitas, que as fortes chuvas que caíram sobre a cidade não trouxeram o tão temido desmoronamento, como acontecia no passado. Só isso, já conceitua o prefeito Marquinhos Trad, e sua equipe, como um gestor sério e capacitado. A cada dia, as margens, ganham um paredão de pedra reforçado, e vai chegando a sua finalização. Não restam dúvidas de que, por essas e outras razões, Marquinhos terá uma reeleição garantida.
 

DESTAQUE
Um pantaneiro de 21 anos, Eros Frederico da Silva, acadêmico de Direito do Campus Pantanal da Universidade Federal (UFMS), em Corumbá, protagonizou uma representação internacional histórica para o Centro-Oeste e o Brasil. Selecionado entre sete mil candidatos, ele foi o embaixador no Brazil Conference at Harvard & MIT, em Boston (EUA), realizado de cinco a sete deste mês. O tema do painel confiado a Silva foi “+Brasil: Histórias Transformadoras”, na abertura do evento, tendo Luciano Huck como mediador. O estudante é técnico em Metalurgia, formado pelo Instituto Federal (IFMS).
 

ESCASSEZ
Tramita na Assembleia Legislativa um projeto do deputado Paulo Corrêa (PSDB), presidente da Casa, instituindo abril como o mês oficial da campanha de doação de sangue. A ideia é reforçar as ações de incentivo e de mobilização da sociedade, para garantir o abastecimento dos bancos de sangue. Segundo o Hemosul, situações excepcionais, como a atual epidemia de dengue, provocam um consumo de plaquetas acima da média e os estoques, praticamente, ficam zerados.
 

ESCASSEZ II
Coordenadora do Hemosul Campo Grande, Marli Vavas vem reforçando os apelos à população para que se apresentem e façam as doações. Os estoques do banco de sangue já chegaram aos níveis de alerta, não há mais reservas suficientes e as demandas se acumulam. A doação de qualquer tipo sanguíneo é bem-vinda e significa salvar vidas.


AGRONEGÓCIO
Considerado um dos mais importantes núcleos produtivos entre os municípios do Centro-Oeste brasileiro, Maracaju realizará, de cinco a 11 de junho próximo, a sua 50ª Expomara, no Parque de Exposições Libório Ferreira de Souza. O presidente do Sindicato Rural, Christiano Binz, com apoio do governo e outras parcerias, vai oferecer a expositores e visitantes uma programação para marcar época. Um dos convidados especiais é o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que governou a cidade duas vezes. Binz levou a ele, pessoalmente, o convite para a feira, acompanhado do presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito.

 

ESPAÇOS
Não dá pra negar que é cabulosa a disposição do presidente da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), Rodrigo Terra. Ele acompanha e memoriza em todos os detalhes o andamento das obras e ações sob a sua responsabilidade. E a agenda do ano está abarrotada! Só o Programa de Infraestrutura Esportiva programou revitalizar todas as estruturas dos parques e grandes praças esportivas da cidade. Cinco, já passaram por reformas, entre as quais, a Praça Belmar Fidalgo e o Centro de Formação de Atletas (Cefat).
 

ESPAÇOS II
Na terça-feira, 23, ao acompanhar o prefeito Marquinhos Trad na inauguração dos equipamentos doados pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), à nova sede do Centro de Formação de Atletas (Cefat), o vereador e presidente da Câmara, João Rocha (PSDB), não segurou a emoção. Era a lembrança saudosa da sua esposa, Rose Rocha, uma das pessoas que mais acreditaram na doação dos equipamentos pela CBG.

 

DE FORA
O ex-vereador e advogado Youssif Domingos, ao que tudo indica, está satisfeito com os afazeres que lhe são atribuídos na presidência da Agepan (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos). Não se manifesta aos flashes da mídia e sequer dá sinais de interesse em voltar à cena política, quem sabe para disputar uma das cadeiras da Câmara Municipal, lugar que já ocupou em vários mandatos.
 

DISTÂNCIA
Quando penso em certas pessoas só tenho vontade de gritar alto e em bom tom: "XÕ, SATANÁS!"... Mentiroso e caluniador, para mim, são a mesma coisa. Concordam? Salve, Deus!
 

PENSAMENTO DO DIA
“Quem muito julga, muito esconde. Quem muito condena, quer tirar de foco seus erros e apontar o dedo para os erros dos outros. A quantidade de pedras que você tem na mão é proporcional ao tamanho da máscara que você usa”.
 

NA LEMBRANÇA
Carlos Frederico Werneck de Lacerda nasceu no Rio de Janeiro em 30 de abril de 1914. Como jornalista, fundou a Tribuna da Imprensa, em 1949, colocando-se na oposição de Getúlio Vargas. Como político, Carlos Lacerda transitou do comunismo, na juventude, para a ultradireitista UDN, tendo sido alvo do atentado da Rua Tonelero, em 5 de agosto de 1954, que levaria ao suicídio de Vargas. Foi o primeiro governador da Guanabara, em 1960, deputado federal e um atuante membro do Golpe de 31 de março de 1964. Desiludido, em 1966 une-se a seus rivais, João Goulart e Juscelino Kubitschek, na Frente Ampla, o que culminaria com sua cassação, em 1968. Lacerda morreu em 1977, pouco depois das mortes de JK e Jango, perto da época em que recuperaria seus direitos políticos. É do Corvo, como o seu rival no jornalismo, Samuel Wainer, o apelidou, a frase que encerra a coluna de hoje: "Há pessoas inteligentes que, à força de se deixarem adular, acabam estúpidas".