fernandosoares_26-04-2019

Edições anteriores

ATRACADOUROS
Dono do Porto Saladeiro, na fronteira Brasil-Paraguai, na região de Porto Murtinho, Luciano Elstein é um dos empresários que apostam firme suas fichas na rota bioceânica. Ele visitou o prefeito murtinhense Derlei Delevatti (PSDB), para avisar que está tocando o projeto de expansão do Porto Saladero, que contará com estrutura para a exportação de 500 mil toneladas de grãos no primeiro ano, em 2020, e chegará, até 2022, na marca dos 2 milhões de toneladas anuais.
 

CORAGEM
Vítima de agressão e ameaças de um namorado, a atriz e produtora Tatiane Furuse prestou queixa à Polícia Civil do Rio de Janeiro. E reforçou a convicção que já tinha quando, entre outras intervenções, estrelou um anúncio institucional de campanha incentivando a mulher a denunciar as agressões que sofrem. Tati não sofreu ferimentos graves, foi pressionada e encurralada pelo agressor, mas não se amedrontou e procurou a Polícia para fazer o B.O.
 

CORDA BAMBA
 Depois de Miranda, onde Marlene Bossay (MDB) teve seu mandato cassado por compra de votos, mais uma prefeitura sul-mato-grossense está para entrar nas manchetes do gênero. Os balancetes financeiros dos gestores locais não passam, nem com o mais caprichado exercício técnico-jurídico e político do Tribunal de Contas. E não é cidade pequena.


VANGUARDA
Mês de comemoração para o Ecologia e Ação (Ecoa), que vem a ser uma das Organizações Não Governamentais mais acreditadas e combativas de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Um de seus fundadores, o biólogo, pesquisador, e professor, PhD em Ecologia de Comunidades Vegetais, pela Universidade de Hamburgo (Alemanha), Geraldo Damasceno, é um dos escolhidos pelas redes sociais para as celebrações do 30º aniversário da ONG.
 

BAFAFÁ
 Os deputados federais Rose Modesto e Beto Pereira, do PSDB, conseguiram uma proeza: disputavam o comando do Diretório Regional e acabaram perdendo. E foram duas derrotas. A primeira, para eles mesmos, que não se entenderam e puseram os líderes da legenda, sobretudo o governador Reinaldo Azambuja, numa roubada. E a segunda derrota foi a escolha de Sérgio de Paula, assessor político e homem da mais absoluta confiança do governador, para presidir o partido. De Paula não vai fazer corpo mole para quem fizer política paralela à do PSDB.


MODÃO NA DIVISA
No próximo dia 15 de junho, Três Lagoas completará 104 anos de fundação. E o prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB) está confirmando que uma das principais atrações da programação musical de aniversário será o show da dupla Rionegro & Solimões. Eles são muito queridos por lá e, em seus 29 anos de carreira, já fizeram várias apresentações e venderam muitos discos na região.
 

URNAS 2020
Em São Gabriel do Oeste, o prefeito Jeferson Tomazoni quer a reeleição e está diante de um impasse: permanece no MDB, pelo qual se elegeu, ou aceita o convite do governador Reinaldo Azambuja para ingressar no PSDB. Qualquer que seja sua decisão, sabe que terá pela frente forte concorrência, contra adversários experientes ou as novas lideranças, como é o caso do vereador Rogério Rohr. Mais votado de 2016, Rogério é do PDT, está sendo assediado por outras siglas e há quem o queira numa composição com Tomazoni. Consciente e comedido para quem saiu das urnas com surpreendentes 908 votos, o vereador não entra na ciranda dos apressadinhos, mas sabe que agora está no rol das alternativas para a sucessão municipal.
 

AGENDA INCLUSIVA
Expectativa nos meios governamentais e não governamentais pelo 30 de abril, data definida para o ato pela regularização do cofinanciamento federal no Suas (Sistema Único de Assistência Social), a partir das 14h, na Assembleia Legislativa. Convocada a pedido do deputado Lídio Lopes (Pat), a atividade incluiu, também, na sua programação, o relançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social.
 

CECÍLIA MOTA
Na semana passada, o ministro da Educação, Abraham Weintraus, recebeu em seu gabinete um grupo dos mais representativos do setor. Cecília Mota, presidente do Consed (Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação), e Aléssio Costa, da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), estavam presentes. E à mesa, ainda, sentaram-se outros secretários do MEC: o executivo Antônio Paulo Vogel; o de Educação Básica, Jânio Carlos Macedo; e o de Alfabetização, Carlos Nadalim. Na pauta, as demandas de emergência para a política nacional e os desafios prioritários de estados e municípios.
 

UNIÃO FECHADA
 Será inútil toda tentativa de intrigar ou criar atritos profundos na relação entre o presidente Jair Bolsonaro e seus filhos. Esta é a conclusão a que chegaram jornalistas e experientes lideranças políticas, que circulam nas proximidades do Planalto ou orbitam em torno do mandatário. Por estas e outras, infere-se que os pimpolhos Flávio, Eduardo e Carlos continuarão deitando, rolando e causando.

 

NA LEMBRANÇA
O imperador romano Marco Aurélio nasceu em Roma, no dia 26 de abril de 121. Além de governar o mais poderoso Estado da humanidade, ele foi militar e um importante filósofo da Idade de Ouro da Roma Antiga. Morreu aos 59 anos, em Vindobona, na Itália, e deixou esta frase: "As pessoas felizes, capazes de amar, não ficam doentes; pelo menos não ficam gravemente doentes".

 

Fotos: Gabriel Santos

Letícia Ferreira e Fernanda Abuhassan

 

Alessandra Iglesias, Cristiane Gomes, Renata Queiroz e Solange Gimenez

 

A decorada Cristina Brasil e a empresária Thiane Buianain

 

A empresária Lara Slaiman e o marido, Ronie Zanela

 

Maria Inês Barcelos e Marise Boranga

 

Regina Kipper, a filha, Camila, e o neto, Gabriel Kipper

 

Os advogados, João Saddi, Juliano Roncate e Félix Nunes da Cunha

 

PENSAMENTO DO DIA
 “Eu não sou de abandonar ninguém, eu só me afasto quando percebo que não faz diferença eu estar na vida de alguém, ou não”.