fernandosoares_25-04-2019

Edições anteriores

EPIDEMIA
Os alertas se repetem e, ainda assim, os suicídios continuam infestando o dia a dia dos brasileiros e, particularmente, dos sul-mato-grossenses, numa rotina universal triste e trágica. A cada 40 segundos, uma pessoa tira sua própria vida no planeta. Na semana passada, entre os vários casos que abalaram o País e o Estado, a jovem Yasmin Gabrielle, assistente de palco do Programa Raul Gil, e um guarda municipal de Campo Grande, entraram na preocupante estatística que desafia os especialistas e nos deixa a todos alarmados. Desde 2015, Mato Grosso do Sul é o terceiro estado com o maior número de óbitos desse tipo.
 

DEGOLA
De nada valeram os esforços da defesa, a discutível influência dos “padrinhos” e a torcida dos aliados. Por sete votos a zero, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou o mandato da prefeita de Miranda, Marlene Bossay (MDB), e do vice, Adaílton Rojo Alves (PTB), denunciados por compra de votos, nas eleições de 2016. Segundo a denúncia, durante a campanha, ela foi flagrada com seu filho trocando votos por cestas básicas, numa aldeia indígena. O filho, Ivanzinho Bossay, também perdeu seus direitos políticos. Agora, os 11 vereadores da Câmara Municipal vão eleger novo prefeito.
 

TERCEIRO GRAU
Equivocadíssima a deputada federal Dayane Pimentel, do PSL baiano. Ela é professora, mas a exemplo dos colegas de partido, é totalmente contra as cotas raciais nas universidades e até entrou com um projeto de lei acabando com a medida. Na semana passada, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, órgão do Ministério Público Federal, contestou o projeto e reforçou a mobilização política e popular que apoia as cotas.
 

NO RANKING
O prefeito Marquinhos Trad (PSD) está vivendo justificada expectativa. Sua gestão foi selecionada entre as finalistas da edição estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2019. Durante sete anos consecutivos, Campo Grande ficou ausente do núcleo de municípios que se destacaram pela visão gerencial e estratégica dos gestores. A cidade morena está concorrendo, agora, na categoria “Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual”.
 

POLCA NOS EUA
As danças folclóricas e tradicionais do continente sul-americano fazem grande sucesso nos EUA. Graças ao desempenho do Ballet Folklorico Iberoamericano do Paraguay, dirigido e coreografado pela professora Nancy Cristaldo Salinas, que tomou conta dos melhores comentários de quem foi para o Carnaval do Festival Internacional Bolívia Mardi Gras de Las Vegas, em Nevada.
 

IMBRÓGLIO
Com oito impugnações e duas licitações suspensas, a disputa de fornecedores de material escolar continua atrasada e prejudicando seriamente o calendário do governo de Mato Grosso do Sul para o ensino público. Esta semana, a Superintendência de Gestão de Compras e Materiais anulou mais um pregão, a pedido da Secretaria de Educação (SED). Já chega a sete meses o impasse, protagonizado basicamente por duas das sete empresas que disputam esse mercado.
 

INVESTIDURA
Na próxima segunda-feira, 30, em sessão especial que promete figurar entre as mais incensadas do ano, será instaurada na Assembleia Legislativa a Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul. A festejada escritora e historiadora Marlei Sigrist é uma das 40 mulheres que assumirão suas cadeiras na Aflams.
 

FAÍSCAS
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados acolheu, por unanimidade, a solicitação da deputada Bia Cavassa (PSDB/MS) e vai realizar audiência pública para debater o Programa Previfogo. A parlamentar, que é de Corumbá, quer ir fundo na discussão sobre as ações do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. Está preocupada com a proximidade da estação das queimadas, que colocam o Pantanal entre as regiões mais afetadas do País.
 

INCURSÕES
O sempre antenado Reinaldo Souza Rosa revela: vários radialistas e jornalistas empreendedores começam a ganhar espaço de influência na vida econômica de suas comunidades. Na segunda maior cidade do Estado, por exemplo, o radialista Amarildo Ricci, que é dono de uma empresa de eventos, estaria abrindo caminho na direção da cadeira presidencial da Associação Comercial e Industrial de Dourados. O espaço é ocupado, atualmente, pela também radialista Elisabete Salomão.
 

Mariana Higa

POSES DO AMOR
Nos canteiros centrais da Avenida Afonso Pena, a bela escultura de Manoel de Barros, feita pelo campo-grandense Ique, foi um dos motivos ornamentais que a fotógrafa Mariana Higa utilizou para documentar com suas lentes a felicidade dos noivos, Henri Defoux e Carolina. O jovem e radiante casal brilhou num ensaio natural de sorrisos e carinhos, em noite convidativa deste abril com jeitinho de maio.

 

Fotos: Gabriel Santos

O casal de pecuarista, Patrícia e Décio Fonseca

 

O pecuarista Conrado Stephanini e o médico veterinário Rafael Azambuja

 

O pecuarista Joufre Alves e a esposa, Ivone Souza

 

Os advogados, Silmara e Pedro Gonçalves

 

O engenheiro civil Pedro Fernandes Pessoa e a esposa, arquiteta, Amanda Pessoa

 

Divulgação

CHAMAMÉ COM TIO SAM
A professora e coreógrafa Nancy Cristaldo Salinas e parte de seu corpo de dança, do Ballet Folklorico Iberoamericano do Paraguay, no MGM Grande Hotel e Cassino (da Metro Goldwuin Mayer). O ritmo e o bailado de danças paraguaias e bolivianas estão entre os assuntos da vez em Las Vegas, Nevada (EUA).

 

QUEM SE LEMBRA?
O atual desembargador e corregedor do tribunal de Justiça de MS, Sérgio Martins, foi vereador pelo PMDB, em Campo Grande, eleito em 1992 e investido no ano seguinte. Cumpriu o mandato até 1996. O engenheiro agrônomo gaúcho João Pedro Cuthi Dias, consultor da BM&F, palestrante e analista de agronegócio, foi o secretário estadual de Meio Ambiente escolhido pelo governador Wilson Barbosa Martins, na gestão de 1983 a 1986.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Há quem fique contigo quando sobra tempo e há quem arranje tempo para ficar contigo. Aprenda a diferença”.
 

NA LEMBRANÇA
 O político inglês Oliver Cromwell nasceu em 25 de abril de 1599, em Utingdon, na Inglaterra. Fundador da República Inglesa, ele abriu caminho para o moderno Estado. Comandante do Exército e tido como Lord Protetor dos Puritanos, ele morreu aos 59 anos e deixou uma frase inspiradora. "Nunca se vai tão longe como quando não se sabe para onde se vai".