fernandosoares_24-04-2019

Edições anteriores

CHUVAS
As águas de março viraram águas de abril. Como choveu domingo e segunda-feira, em Campo Grande!
 

VELINHAS
Em duas cidades da fronteira, entrelaçadas pelo Rio Paraguai, a troca de idades de duas marcantes personalidades foi ilustrada por efusivas e justificadas manifestações, na quinta-feira, 19, Dia do Índio. Na divisa entre os dois países, em Porto Murtinho, o radialista e empreendedor Cipriano Dias, fez 63 anos, saudado por sua extraordinária contribuição pessoal, de cidadão, e de empreendedor, à frente da Rádio Guaicurus, em prol das causas locais. E na fronteira Brasil-Bolívia, em Corumbá, a festa foi para a queridíssima Izulina Gomes Xavier, uma das mais respeitadas e brilhantes artistas plásticas do País, que chegou ao seu 95º aniversário, envolvida pelos afetuosos abraços da comunidade.
 

VELINHAS II
No dia 21, um domingo, o ex-vice-governador Egon Krackekhe completou 78 anos de idade, ainda em plena atividade profissional. E na segunda-feira, 22, o músico Simona, um dos mais respeitados e benquistos intérpretes populares de Mato Grosso do Sul, abraçou o seu 69º abril.

 

FORÇA
Eleita segunda instituição em desempenho financeiro, no ano passado, e disposta a fazer jus a novos galardões, a Cooperativa Sicredi trabalha com afinco na fidelização dos mais de 3,8 milhões de associados que possui, em 22 estados e no Distrito Federal.
 

PERDA
No último dia 13, por exemplo, aos 71 anos, morria Mário Arruda, dentista e um dos mais combativos vereadores que a cidade já teve. Dedicou seu talento profissional à Odontologia social e humanitária, enquanto na vida pública, como vereador ou ativista dos movimentos democráticos e populares, foi exemplar personagem por sua honradez e a incansável atuação política.
 

PERDA II
Eleito várias vezes o melhor criador de bezerros do País, e constantemente tendo sua Fazenda 3R, em Figueirão, documentada e reportada por veículos de comunicação, universidades e órgãos de pesquisa públicos e privados, o pecuarista Rubinho Catenacci morreu, ontem, terça-feira. Deixou um legado vigoroso para o agronegócio, sobretudo porque soube entender e utilizar os mecanismos de manejo naturais e científicos para combinar atividades lavoureiras e pecuárias, com uso da tecnologia e preservando os conhecimentos tradicionais.


MARCAS
Com uma existência que hoje é quase anônima e isolada, Nelly Bacha foi uma das mais ativas lideranças políticas e sociais de Campo Grande. Professora de intenso ativismo pela categoria, militante histórica do MDB e vereadora das mais combativas, foi a primeira mulher a exercer o cargo de prefeita em Campo Grande. Assim como fez a coluna, é necessário que o conjunto da sociedade preste reverência e reconhecimento a pessoas desse quilate, cujos exemplos devem ser sempre lembrados e seguidos.
 

NA FILA
O empresário Paulo Mattos está na fila das pré-candidaturas para 2020. Se o DEM encarar o racha com o PSDB de Reinaldo Azambuja e o PSD de Marquinhos Trad, ele topa. Mas há defensores de Trad sugerindo que se ofereça a Mattos apoio total para garantir a eleição de sua mulher, Liz Derzi Matos, em uma vaga na Câmara, em troca do apoio à reeleição de Marquinhos.
 

APETITE
Para atender aos mais exigentes apetites gastronômicos e enlouquecer os fãs da boa música, especialmente do samba, a tradicional Feijoada do FAC (Fundo de Apoio à Comunidade) está sendo preparada com o máximo de carinho por Tatiana Trad e suas colaboradoras. A primeira-dama de Campo Grande espera um movimento recorde no evento de solidariedade, agendado para o próximo dia 25, a partir das 11 h, no Bosque dos Ipês, com a presença do cantor Diogo Nogueira.
 

COPO CHEIO
 Mais um prato farto para o cardápio dos debates políticos: a contaminação da água consumida em Mato Grosso do Sul. Deputados, senadores e vereadores querem que o Ministério Público tome as providências cabíveis e a Sanesul esclareça o que há de verdade sobre notícia dando conta de que foram encontrados, no produto, 27 tipos de agrotóxicos, nos 65 municípios sul-mato-grossenses abastecidos pela empresa.


PENSAMENTO DO DIA
"Um verdadeiro amigo é alguém que pega a sua mão e toca o seu coração”.
 

NA LEMBRANÇA
O historiador Sérgio Buarque de Holanda deixou a vida no dia 24 de abril de 1982, aos 79 anos, na mesma São Paulo onde nasceu. Especialista em Brasil colonial, autor de Raízes do Brasil, um clássico da historiografia brasileira, datado de 1936, ele também foi jornalista, sociólogo, professor, crítico literário, escritor e um dos fundadores do PT. Pai do cantor e compositor Chico Buarque, ele cunhou uma frase sobre a gênese do povo brasileiro, que encerra a coluna de hoje: "Não creio que o brasileiro seja fundamentalmente bom. Quem lê meus livros de história, percebe isso".

 

Fotos: Gabriel Santos

Jamil Name
Mato Grosso do Sul inteiro se orgulha do empresário Jamil Name. Hoje é dia de abraçá-lo e aqui presto minha homenagem aos seus bem-vividos 80 anos de juventude. Afinal, é um dos maiores empreendedores que nosso Estado tem. Ex-presidente do Operário e um dos homens que construiu a Capital, com mais de 07 loteamentos por ele lançados, que se transformaram em bairros como: Colúmbia, Itanhangá, Mário Covas, Celina Jallad, Tijuca I e II, Cachoerinha, só dá orgulho para a nossa cidade. Parabéns para você, homem guerreiro e lutador, amigo dos amigos, profissional de destaque e, acima de tudo, uma alma pura. Na foto, o jogador Antônio de Oliveira Filho, mais conhecido como Careca, com o casal, Tereza e Jamil Name

 

A primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja, e Lisney Correa

 

Melissa Andrade, o marido, Ricardo Ayache, e a diretora de Assistência à Saúde, médica Maria Auxiliadora Budib

 

Fernando Rabelo Gonçalves e o casal, Oswaldo e Margarethe Melo

 

Fernanda e o marido, médico veterinário Fábio Andrey

 

A fisioterapeuta Priscila Bigolon e o marido, médico veterinário Raul Castro

 

Taísa Zornio e o quase médico veterinário Victor Hugo Melo