fernandosoares_19-04-2019

Edições anteriores

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO
A Bíblia nos fala de alguém que foi punido, alguém que foi severamente castigado, embora fosse inocente. Ele não fez nada para merecer tal castigo. Mesmo assim, foi levado pelos soldados a julgamento. Ao ser interrogado, Jesus dizia ser o Filho de Deus, mas Caifás reprovou sua afirmação e permitiu que os guardas da corte o vendassem, açoitassem e cuspissem nele (Mc 15.16, 20). O castigo que Jesus recebeu nunca alguém sofreu. A maldosa e indevida punição que Cristo passou foi a mais cruel.
 

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO II
Mas por que Jesus passou por tudo isso? Por que permitiu passar por tamanha crueldade? Tudo isso ele fez por obediência, por causa de seu amor por você e por mim. Não é sem sentido que lemos: “Deus amou o mundo tanto” Jo 3.16. Deus amou não apenas a nós, mas o mundo inteiro. Pois Deus quer que todos sejam salvos. Ele quer que todos estejam no Céu, em sua companhia". Cada espinho de sua coroa é uma das injustiças que praticamos contra nossos semelhantes, igual à que praticaram com Ele. Humildemente, no dia de hoje, devemos meditar, pedir perdão pelos nossos erros e esperar pelo momento da ressurreição para que possamos, nos transformar em pessoas melhores, com os olhos sempre voltados para o amor ao próximo. A lição que Ele nos ensinou.


ORAÇÕES
Hoje é dia de Santo Expedito, o Santo dos aflitos, das causas justas, impossíveis e urgentes.
 

AVISO
 Por conta do feriado de hoje, não circularemos amanhã. Retornaremos, normalmente, no domingo.


NOS EUA
A bordo da filha Ju e levando muitas novidades na bagagem, Luciane Mamoré foi encontrar-se com a amiga, companheira de profissão e contemporânea Daiane Tamanaha, que fez o papel de cicerone. Feliz e bem disposta, serviu de guia para mãe e filha, circulando por ruas e lugares de Princeton, Filadélfia e Nova Jersey.
 

REFERÊNCIA
Foi Vânia Pazinato, uma das mais respeitadas especialistas no enfrentamento da violência doméstica, quem sugeriu a Macilane Gomes Batista, secretária de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Teresina, no Piauí, conhecer as experiências de Mato Grosso do Sul. Ela aquiesceu aceitando a sugestão, veio e ficou impressionada com o grau de envolvimento da organização e os resultados produzidos pelas políticas públicas locais, sobretudo nos serviços prestados pela Casa da Mulher Brasileira, Centro de Atendimento à Mulher, Casa Abrigo e até nas delegacias especializadas de Polícia.
 

DIA DO ÍNDIO
Hoje é Dia do Índio, nossos primeiro irmão. Apesar de não termos muito o que comemorar, pois suas conquistas e direitos ainda são poucos, com amor e carinho devemos voltar nossos pensamentos a eles. Quanta saudade dos tempos em que, repórter do Jornal de Brasília, fazendo também matérias para a Geográfica Universal, convivia muito de perto com eles. Só Deus e minha própria vida sabem o quanto eles me ensinaram. Saudades das tribos, dos banhos nos rios, dos cantos dos pássaros, dos rituais, das festas, dos pagés, dos mistérios, dos perigos da floresta, das lendas e dos amigos que por lá ficaram... Eternamente, no meu coração.


ORIGINÁRIOS
A Semana do Índio tem um simbolismo que não pode ser subestimado. E todas as manifestações e eventos em defesa dos povos originários são essenciais. Como foi o caso do Seminário “Territorialidade, luta e resistência dos povos indígenas: Tekoha e Universidade”. Iniciativa dos acadêmicos indígenas de Ciências Sociais e História do campus da Universidade Estadual (Uems), em Amambai, o seminário aconteceu na terça-feira, 16, com atividades culturais, filmes e palestras. Com atividade complementar elaborada pela professora Manuela Areias, para registro da atividade na instituição, os participantes receberam certificados específicos.
 

POR AÍ...
Para quem pergunta sobre o paradeiro de personagens que já se destacaram nos círculos sociais, políticos e empresariais uma relação interessante está sendo elaborada pela coluna. Aqui vão dois nomes que eram bastante conhecidos nos anos 1980-90, por sua atuação política: Teotônio Costa Neto e Márcio Bittar. Ambos começaram a fazer sua trajetória no movimento estudantil e são contemporâneos. Teotônio tornou-se um empresário de sucesso – após dirigir o jornal diário Folha do Povo, já extinto, e passou a investir em jazidas minerais na região da Bodoquena, onde está vivendo. Bittar, que foi militante comunista e presidente da União Campo-Grandense de Estudantes (UCE), mudou-se para o Acre, virou produtor rural e lá construiu vitorioso espaço político. Foi deputado federal e agora é senador pelo MDB, com posições de centro-direita. Tem o cenário favorável para se eleger governador.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Infelizmente, vivemos em um mundo onde as lágrimas de uns, são o sorriso de outros”.
 

NA LEMBRANÇA
Em 19 de abril de 1883, em São Borja (RS), nascia Getúlio Dornelles Vargas, o mais importante político brasileiro da primeira metade do século passado. Militar de formação, foi presidente do Brasil duas vezes. Na primeira, de 1930 a 1945, ao depor Washington Luís – de quem fora ministro da Fazenda – comandando uma ditadura. A segunda, eleito pelo voto, a partir de 1951, terminou com seu suicídio, em 24 de agosto de 1954. Criador das leis trabalhistas e da Petrobras, entre outras ações, sua contribuição para o desenvolvimento do País é inegável. É dele a frase de hoje. "Nos períodos de exaltação e de luta não é raro vermos a democracia matando em nome da liberdade e a fé religiosa trucidando em nome de Deus".

 

Fotos: Gabriel Santos

A primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja, e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias

 

Lilian e o marido, tabelião Ely Ayache

 

O médico cardiologista Ricardo Ayache e o presidente do Tribunal de Contas, Iran Coelho das Neves

 

O secretário de Políticas do governo de MS, Sérgio de Paulo, a presidente da Agehab, Maria do Carmo Avezani, e o diretor da Agesul, Emerson Pereira

 

A nutricionista Melissa Andrade e a mãe, Francisca Corrêa Andrade

 

Marcelo Tabone e o deputado estadual Eduardo Rocha

 

Na Copa Truck, os advogados, Fabiano Andrade, o procurador-geral de Campo Grande, Alexandre Ávalo, e Luiz Eduardo Pradebon

 

TRIBUTO
 Delinha, a parceira de Delinho na inesquecível dupla sertaneja que encantou o Brasil durante mais de três décadas, foi regalada com a homenagem especial prestada na Exposição “Mulheres Em Canto”, de Carlos Luz. A Memória Fonográfica de Mato Grosso do Sul se enriquece e dá ao povo um de seus melhores presentes na prateleira das grandes obras e personalidades artístico-culturais. Délio & Delinha eram chamados de “o casal de onças de Mato Grosso”.