fernandosoares_18-04-2019

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

Happy Birthday
Amiga, sempre presente, das pessoas mais queridas de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul, faz por onde em ser tão amada. Tereza Name, hoje, é o verdadeiro dia de dar os parabéns, dia de seu aniversário. Não vai fazer festa, mas merece todos os abraços e carinhos do mundo. Na foto, Tereza Name sendo homenageada pelo titular da coluna com o troféu Cidadania.

 

POSICIONAMENTO
Ao menos, dois deputados da bancada federal de Mato Grosso do Sul já declararam, em público, que não votarão a favor da Reforma da Previdência no formato em que foi apresentada. Dagoberto Nogueira e Rose Modesto.
 

ABUSOS
Em Águas Lindas de Goiás, a professora Camila Marques, coordenadora-geral do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais de Educação Básica, Profissional e Tecnológica), foi presa segunda-feira, 15, na escola onde trabalha. Ela registrava com uma câmera a atuação repressiva da Polícia para reprimir estudantes que protestavam contra os vários casos de violência e feminicídio na cidade. Os policiais a repreenderam e exigiram que assinasse um documento. Camila recusou e foi presa por desacato.
 

PODRES PODERES
Em Corumbá, o vereador Luciano Costa (PT) foi denunciado por um promotor de Justiça, por ter recebido integralmente, e por cinco anos e seis meses, os seus salários como professor de Educação Física. A questão é que, nesse período, ele não compareceu ao local de trabalho, uma escola da cidade. Alegou ter sido cedido para prestar serviços à Secretaria Municipal de Governo. O promotor, no entanto, checou essa informação e não encontrou o ato oficial designando sua cedência.
 

PODRES PODERES II
Ainda em Corumbá, outro vereador, Rufo Vinagre (PR), licenciado do mandato para presidir a Fundação Municipal de Turismo, é alvo de um Boletim de Ocorrências registrado na Polícia pela ex-mulher, Daniela Shiraishi. Ela o acusou de agressões e de ameaçar que divulgaria fotos íntimas dela, com quem viveu 13 anos. Ele negou tudo e se colocou à disposição da Justiça para esclarecer os fatos. Corumbá, na fronteira com a Bolívia, é cidade gêmea com Ladário, que também teve recentemente o prefeito, o vice e a maioria dos vereadores presos e cassados por corrupção.

 

O empresário Eduardo Maluf e o deputado estadual Jamilson Name

 

O empresário Carlinhos Guaritá e o pecuarista Pérsio Tosi

 

AGASALHO
 Antes mesmo do ato de lançamento oficial da 5ª Campanha do Agasalho dos Servidores Públicos, que ocorreu na terça-feira, 16, a primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja, juntamente com as colaboradoras, já estava em plena mobilização. Está empenhada em fazer da campanha “Aqueça Uma Vida” um sucesso ainda maior que a do ano passado, quando foram arrecadadas mais de 90 mil peças de roupas.


O secretário especial Carlos Assis, a diretora da Agehab, Maria do Carmo Avezani, e o prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin

 

PENSAMENTO DO DIA
  "No interior de cada pessoa que você conhece, existe uma pessoa que você não conhece."

 

GRÁVIDAS IMAGENS
“Mãe de Lente”. Este é o nome do projeto social idealizado e executado por dois amigos, os fotógrafos Fabinho Trindade e Ana Rodrigues, para contemplar as mamães de baixa renda, com ensaios fotográficos de suas gravidezes. A cada mês, é escolhida uma gestante para as fotos. Fabinho Trindade é professor de Fotografia, Marketing Digital e Edição.
 

AGULHAS MÁGICAS
O acupunturismo vem ganhando adeptos a cada dia, entre os campo-grandenses. Até o Hospital Evangélico entrou nesta onda saudável e milenar, por meio da parceria com a Associação Brasileira de Acupuntura (ABA), fazendo atendimentos gratuitos aos sábados. É uma área profissional de intensa atividade. E também acessível. Com mais de 60 anos de experiência, a escola da ABA está oferecendo o curso de formação e pós-graduação, que terá início no próximo dia 27, dentro do Projeto Acupuntura Solidária. Um de seus principais propagadores é o fisioterapeuta Carlos Ruas Filho.
 

As duas maiores lideranças politicas do nosso Estado. O prefeito da Capital, Marquinhos Trad, e o governador Reinaldo Azambuja

 

SINAL VERMELHO
O alerta é do Green Peace: nos últimos 100 dias, no Brasil, foram autorizados 152 novos agrotóxicos. E 44% deles são cientificamente considerados alta ou extremamente tóxicos. No ano passado, um estudo da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (Incab) e do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE), constatou que humanos e animais correm risco evidente de contaminação, no cerrado de Mato Grosso do Sul. Nas regiões em área de lavouras, pesquisadores encontraram resíduos de venenos químicos em vários animais.

 

O assessor político Sebastião Almeida e o agricultor Rodolfo Schlatter que, hoje, planta 25 mil hectares de soja e outros 15 mil hectares de milho, em MS
 

CITRICULTURA
O fogo amigo no território presidencial tem artilheiro e artilheira novos, a cada dia. E um dos mais recentes é a deputada federal mineira Alê Silva, do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro. A parlamentar afirma estar sendo ameaçada de morte por ter denunciado o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, de comandar um esquema de candidaturas “laranjas” em seu Estado. Pediu proteção policial e cobra do presidente a exoneração imediata do ministro.
 

FOGO NO MATO
De 28 de outubro a 1º de novembro vindouro, Campo Grande será a anfitriã de delegações de diversos estados brasileiros e de diversos países, para a 7ª Wildfire, a Conferência Internacional de Combate a Incêndios Florestais. Nada mais oportuno, tendo em vista a destruição que o fogo vem causando, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. O tema do evento diz tudo: “Frente a frente com o fogo em um mundo em mudanças: redução da vulnerabilidade das populações e dos ecossistemas por meio do Manejo Integrado”. Maior evento do gênero no planeta, a Wildfire espera reunir, agora, de mil a 1.500 participantes de 80 países.
 

CIDADE GRANDE
Campo Grande já não tem mais como ter solução para alguns de seus problemas urbanos, se for vista como quem olha para uma cidade pequena ou de médio porte. Ir ao centro da capital, por exemplo, é um exercício de malabarismo a pedestres e condutores, para circular ou estacionar. O Reviva Centro e a implantação do corredor de transporte coletivo na Rua Bahia, entre as avenidas Afonso Pena e Coronel Antonino, poderão, em médio prazo, trazer respostas. Por isso, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) assume os incômodos que essa espera causa na comunidade por causa dos transtornos causados durante a execução de obras, como as do Reviva Centro.

 

O consultor empresarial Caio Dias e a esposa, ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias

 

NA LEMBRANÇA
José Bento Monteiro Lobato marcou uma geração de brasileiros, com as histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo. Nascido em 18 de abril de 1882, numa fazenda de Taubaté, em São Paulo, ele foi jornalista e escritor, criando personagens infantis, como Pedrinho, Narizinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Dona Benta e Tia Nastácia, sem se esquecer do lado social para os adultos, personificado na figura do Jeca Tatu, que aparece pela primeira vez em Urupês. Antes de morrer, em 1948, aos 60 anos, ele definiu seu trabalho em prol da infância com uma frase: "Não será mentindo às crianças que consertaremos as coisas tortas."