fernandosoares_16-04-2019

Edições anteriores

MOMENTO MINISTRA TEREZA CRISTINA CORRÊA

DA COSTA DIAS

 

 

Fotos: Divulgação

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abasteci-mento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, ganhou almoço da direção da Rede MS de Rádio e Televisão, no último dia 05, em sua passagem por Campo Grande. O pecuarista e diretor-geral da Rede MS, Ulysses Serra Neto, recebeu a ministra na estância IPB, no recinto Helder Galera. Esteve acompanhada de vários amigos do agronegócio e, até, do governador Reinaldo Azambuja e da primeira-dama, Fátima Azambuja, além do senador Nelsinho Trad. Tereza é orgulho da cidade. Suas famílias, Corrêa da Costa, são dos pioneiros que só merecem aplausos pela sua história de trabalho, lutas e conquistas no mundo político, pecuário e social. Tudo o que Mato Grosso do Sul precisava e sempre precisou, é ter uma mulher como Tereza à frente do ministério da Agricultura, afinal, seu avô, o saudoso médico Fernando Corrêa da Costa foi o 38º prefeito de Campo Grande, senador e governador por dois mandatos, ainda no estado uno. O almoço em homenagem à ministra foi uma tarde para ficar na história. Confira alguns flashes...

 

A pecuarista Lucinei Mafissone Guimarães, o prefeito de Rio Verde, Mário Kruger, a ministra Tereza Cristina, o governador Reinaldo Azambuja e o pecuarista Josias Guimarães

 

O desembargador e ouvidor do TJ-MS, Marcos José de Brito Rodrigues, e a empresária Gisele Barbosa

 

A empresária Gisele Barbosa e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias

 

O empresário e pecuarista Ulysses Serra Neto, o diretor da Record TV Brasília, Luciano Ribeiro, a ministra Tereza Cristina, a empresária Gisele Barbosa e o superintendente institucional da Record TV, André Dias

 

O leiloeiro Carlinhos Guaritá, o presidente da Famasul, Maurício Saíto, e o pecuarista e ex-presidente da ABCZ, José Olavo Borges

 

Os cantores Maurício Brito e Zezinho Nantes se juntaram para homenagear a ministra, com o nosso chamamé

 

A ministra Tereza Cristina fez questão de realizar um bate-papo com nossas mulheres do agronegócio

 

 

 

ENTENDI
 O presidente do Imasul, Ricardo Éboli, homem de notável preparo técnico e de profundo conhecimento nas questões ambientais, informou ao titular da coluna, sobre as águas sujas na cidade de Bonito, estarem ligadas às mudanças da atividade agrícola no município. “Estamos saindo de uma atividade pecuária, onde o pasto sempre foi uma medida de prevenção de processo erosivo e, ao chegar a agricultura, para o plantio de soja e milho, então, tem-se uma movimentação maior da terra e, embora muitos façam o processo de curvas e outros o façam sem conservação de solos, não há como, num período de chuvas torrenciais, com 100 a 130 milímetros, não ocorrerem processos erosivos. Portanto, falta disciplina do agricultor, falta cumprimento do "dever de casa" e, assim, nos vemos na necessidade de fazer cumprir a lei de solo, só permitindo o plantio obedecendo o nível do terreno”. A falta de prática conservacionista é que faz, por exemplo, o Rio Taquari, há 35 anos sendo entupido de areia.


SOLIDÃO
Nelly Bacha, que foi vereadora de Campo Grande, nos tempos em que mandato de vereador era atestado de bons antecedentes e fazia sem nada receber por isso, sofre calada o abandono dos amigos. Morando no mesmo lugar em que os pais viveram, na XV de Novembro, ela não consegue andar, por conta da obesidade e de problemas de artrose no joelho. Para quem foi prefeita de Campo Grande por dois meses e vereadora de vários mandatos, essa respeitada professora aposentada mereceria um pouco mais de atenção.
 

BOM ATENDIMENTO
A verdade tem que ser dita e eu sou testemunha disto. O atendimento da Unidade de Saúde da Vila Almeida é perfeito. Tudo é feito para o bem-estar das pessoas que o procuram. Além do atendimento médico, as pessoas são recebidas com carinho e atenção. Uma emergência levou José Cláudio de Paula até lá, para uma consulta ao filho de dois anos e, em seu depoimento, foi muito bem atendido. Talvez melhor que em hospital particular. A Upa do Nova Bahia também, tudo muito limpo. Está ai, uma pessoa satisfeita, com nada a reclamar. Só a agradecer a gestão eficiente do prefeito Marquinhos Trad.


TRAGÉDIAS HUMANAS
Humilhações, ausências e carências familiares, fissura por games eletrônicas de violência, depressão e brincadeiras perigosas estão entre as dezenas de fatores que vêm levando jovens, adolescentes e, agora, até crianças, à prática de atos brutais, entre os quais as agressões, como o massacre na escola de Suzano (SP), e o suicídio. Na semana passada, em Camapuã, um menino de 12 anos, filho único, tirou a própria vida. Não se sabe qual a motivação desse ato, mas sua mãe disse que há alguns dias o filho estava se queixando de sofrer preconceito racial na escola.
 

ESCURIDÃO
Ao contrário do que se esperava, não avançou a tentativa do Ministério Público de garantir uma decisão judicial suspendendo a cobrança da taxa de iluminação pública (Cosip), em Campo Grande. Ao negar o pedido, o titular da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, juiz José Henrique Neiva de Carvalho e Silva, arguiu a incompetência do MPE de propor ação civil pública em matéria tributária.
 

ESCURIDÃO II
A decisão da Justiça não arrefece o ânimo do grupo de vereadores, determinados a enfrentar a obrigatoriedade na cobrança da Cosip. O presidente da Câmara Municipal, João Rocha (PSDB), embora seja aliado do prefeito Marquinhos Trad (PSD), não tenta de forma alguma obstruir seus pares e considera legítima a mobilização contra taxas e tributos exorbitantes ou indevidos. Autor da ação civil pública que reivindicava o fim da Cosip na cidade, o promotor Eduardo Cândia deve ser acionado, novamente.

 

CONTRA A SONEGAÇÃO
Agente tributário estadual e advogado, o ex-deputado estadual Amarildo Cruz não vive dias de sereno, dentro do pijama. Voltou com força à ativa na profissão que o projetou e coleciona iniciativas interessantes. Na quarta-feira, 10, lá estava ele em animada agenda com o secretário estadual de Fazenda, Felipe Mattos. Os assuntos centrais: implantação do programa de Cidadania Fiscal, incentivando a exigência de notas fiscais pelos consumidores e a 69ª Reunião Nacional do Grupo de Educação Fiscal, que acontecerá de 23 a 25 deste mês, em Campo Grande.
 

BEIRA DO RIO
É de R$ 110 milhões o investimento projetado pela Navios South American Logistics, grupo argentino que já formalizou o seu pedido de licença ambiental, para construir novo terminal portuário em Porto Murtinho, às margens do Rio Paraguai e na fronteira com o país vizinho. São os ventos promissores que as obras no traçado da rota bioceânica estão soprando. O projeto dos argentinos é implantar, até dezembro de 2020, um terminal multimodal, com a estrutura necessária para operar com grãos e líquidos.
 

FESTBONITO
A presidente da Fundação Estadual de Cultura (FCMS), Mara Caseiro, e o prefeito Odílson Soares (PSDB), confirmaram que o Festival de Inverno de Bonito, este ano, será realizado de 25 a 28 de julho, em sua edição de número 20. O evento chegou a ficar ameaçado de não acontecer, devido à escassez de recursos e de patrocínio. Porém, segundo a titular da Fundação, o governo encarou e manteve na pauta, este que é um dos mais importantes acontecimentos artístico-culturais do País.
 

DE NOVO
Danilo Gentilli já seria um dos favoritos para ganhar, se existisse, o Prêmio de Falastrão do Ano. Mal acabou de ser condenado a seis meses e 28 dias de detenção, em regime semiaberto, por crime de injúria contra a deputada petista Maria do Rosário, o apresentador do “The Noite” (SBT) recebeu outra bordoada da Justiça: uma sentença condenatória para indenizar em R$ 20 mil o deputado federal Marcelo Freixo, a quem ofendeu em maio de 2017. No twitter, Gentilli comentou reportagem sobre declaração da ex-mulher de Freixo, dizendo que o ex-marido era um esquerdo macho. Na mídia social, o apresentador postou: “Pô, Marcelo Freixo. Você é uma farsa mesmo, hein, seu merda. Aproveitando... E seus black blocs? Mataram mais alguém esses dias?"
 

TRATO ESPECIAL
Elegantes e descolados já se familiarizam com o endereço e, mais ainda, com os benefícios oferecidos nele por uma série de produtos cosméticos, à base da kimberlito, um tipo de argila vermelha abundante no cerrado e cientificamente indicada como um dos principais agentes naturais nos tratamento de beleza e com efeitos medicinais. As grandes reservas estão localizadas em regiões como as de Aquidauana e Rochedo. E para quem não sabe, o endereço citado é um quiosque no Shopping Campo Grande, da Kion Cosmetics, empresa do famoso e polêmico ufólogo e paranormal Urandir de Oliveira.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Quem tem a coragem de fazer o bem, tem que ter a sabedoria de suportar a ingratidão”.
 

NA LEMBRANÇA
O cineasta italiano Bernardo Bertolucci nos deixou, no ano passado. Completaria, hoje, 78 anos. Italiano de Parma, ele estreou em 1961, com o filme Accatone e ganhou os Oscars de direção e roteiro, em 1987, pelo filme O Último Imperador. É dele a frase de hoje: "Somos todos neo-bárbaros, as ideologias acabaram, a sociedade de consumo é um desastre total".