fernandosoares_14-04-2019

Edições anteriores

MOMENTO: MAX QM 2019

 

 

Fotos: Gabriel Santos

Cheio de charme! O leilão MAX QM 2019 atraiu os holofotes, na sua 33ª edição, com presenças de 54 lotes de fêmeas, puro sangue, do Haras Finlândia e outros convidados. Dos lotes ofertados, sempre têm os destaques, como foi o caso do lote 51, de Rafael Azambuja em sociedade com a Fazenda Manaus. A campeã nacional do laço comprido SISSY SAN BELL, campeã potro do futuro aberta e reserva campeã, atingiu todos os recordes de uma potra rosilho quarto de milha do País. Foi comercializada por R$ 540 mil reais, e seu comprador, Haras JN, o fez, como excelentes empreendedores que são. Afinal, Jamil Name lida no ramo de cavalos há 60 anos e conhece como ninguém o que é bom. O leilão teve as melhores médias dos últimos três anos. Este ano, a média foi de R$ 76,000, por animal, e faturaram quase 4 milhões de reais. O pecuarista Fernando Rabelo Gonçalves, idealizador do evento, era só alegria na grande noite. Confira alguns flashes...

 

O deputado estadual Jamilson Name com seu irmão, empresário e pecuarista Jamil Name Filho do Haras JN e o vereador da Capital, Ademir Santana

 

Os criadores da raça Quarto de Milha, Edoel Alves com os filhos, Ronnie e Missael Alves

 

Os pecuaristas em Maracaju, Jaques e Alice Alves

 

Os pecuaristas, Marco Ferrari e Mauricio Campos

 

O pecuarista em Ribas do Rio Pardo, Oswaldo e Margarethe Melo

 

O anfitrião da noite, Fernando Rabelo Gonçalves com o governador Reinaldo Azambuja e seu filho, médico veterinário, Rafael Azambuja

 

O pecuarista Luiz Burali e a esposa Vera

 

Os criadores da raça Quarto de Milha, Eric Diacopulds e Sérgio Amelin

 

Os pecuaristas Rafael Gollo e Zeca da Garoupa

 

Os produtores rurais, Afrânio Gonçalves e a esposa, Elisabete Junqueira

 

O médico veterinário Rafael Azambuja com os pais, Fátima e o governador Reinaldo Azambuja

 

 

 

MUITAS ORAÇÕES
 Meu Santo pai do Céu!... O rei do bezerro em Camapuã, pecuarista Rubens Catenacci, da Fazenda 3R, que sempre foi referência na Raça Nelore e produz um dos melhores bezerros de corte do Brasil, foi detectado com Alzheimer, aquela doença neuro-degenerativa. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode, até, lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, mas esquecer que acabou de realizar uma refeição.


TALENTO
A respeitada artista plástica Lúcia Martins Coelho Barbosa é uma das 12 artistas plásticas selecionadas para expor no Museu de Arte Contemporânea de Campo Grande, na nova temporada 2019.
 

CANETA
Passado um mês do decreto presidencial que extinguiu 21 mil cargos comissionados, funções e gratificações da esfera federal, o governo Jair Bolsonaro anunciou o fim de mais 13.231 vagas. Desta vez, são cargos efetivos da administração pública federal, que já estão vagos ou que devem vagar nos próximos meses.
 

ESTREIAS
  Debutantes no Congresso Nacional, o deputado federal Tio Trutis e a senadora Soraia Thronicke, ambos do PSL de Mato Grosso do Sul, precisam urgentemente consultar, trocar ou aferir a qualidade de sua assessoria. Ele está entre os que mais faltaram sessões neste início de mandato, mas justificou a maioria e ganha um desconto por isso. Ela escorregou em uma audiência importante no Senado, quando se debatia a saúde indígena. Tentou desqualificar as bandeiras da causa indígena e teve que ouvir uma resposta com razões demolidoras, da índia Sônia Guajajara, que praticamente aplicou–lhe uma aula sobre o entendimento dos índios para o uso da terra e a natureza.

 

EXPÔ
Será aberta amanhã, segunda-feira, na Biblioteca da Unigran Campo Grande, a Mostra Coletiva “Nativos a Vós, Nativos”, com obras de 19 artistas visuais do Estado. São pinturas, gravuras e esculturas que ficarão à disposição dos visitantes, até o dia 25. A iniciativa é de uma parceria entre a Unigran e a Mbayarte-Núcleo de Produções Artísticas de Mato Grosso do Sul. A curadoria é do artista plástico e produtor Jonir Figueiredo, com assessoria de produção nas mãos da jornalista Marília Adrien de Castro. Na pauta, uma homenagem ao pintor Ílton Silva.
 

NAS ESTANTES
A literatura infantil continua de vento em popa, em Mato Grosso do Sul. Agora, com mais uma obra de Ivone Chiquetti, “O Menino que Queria um Cachorrinho Azul”. O livro será lançado em uma tarde de autógrafos, no Fran´s Café, dia 23 de maio, a partir das 17h.
 

MAIS UMA
Como já havia sido antecipado na coluna, com largo tempo de antecedência, a família do juiz federal aposentado Odilon de Oliveira começa a desgarrar-se do PDT. O primeiro passo foi dado pelo vereador Odilon Jr, que deixou a direção do partido em Campo Grande. Agora, quem está puxando o remo da canoa trabalhista local é Wilson Fernandes, um dos ativistas comunitários mais antigos do Estado.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Quando você amadurece, você não perde amigos, você descobre os verdadeiros”.
 

NA LEMBRANÇA
Aluisio Tancredo Gonçalves de Azevedo é um dos escritores favoritos desta coluna. O maranhense, autor do clássico O Cortiço (1896), nasceu em 14 de abril de 1857, em São Luís. Morto aos 52 anos, Aluísio de Azevedo deixou, além de sua obra naturalista, a seguinte frase: "As grandes crises podem divinizar ou prostituir uma consciência, do mesmo feitio que um grande amor pode divinizar ou prostituir uma mulher".