fernandosoares_12-04-2019

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

Ulysses Serra e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta

 

A empresária Gisele Barbosa e a médica Terezinha Mandetta

 

Os médicos, Sérgio Ocampos, Alberto Cubel e Wilson Canteiro

 

Os médicos, Soraia Romanin e Flávio Barbosa

 

Os irmãos, médico Hélio Mandetta, e o dentista, economista e pecuarista, Onofre Mandetta

 

O médico Pedro Mandetta e a namorada, Aline Lira

 

Paulo Ortiz, assessor da Santa Casa, e o pecuarista Orivaldo Mello

 

DATA VENIA
Diziam ser palavras do ministro da Economia, Eduardo Guedes, um dos homens fortes de Jair Bolsonaro: "Estamos convencidos de que Lula não roubou um tostão. E seu patrimônio prova isso. Ele não teve foi quem o avisasse do que acontecia em torno de seu governo. Acabou vítima do jeito de fazer política no Brasil. Serve como exemplo". Assim, mesmo, sem tirar nem pôr, durante uma reunião com presidentes de tribunais de contas. Logo com quem?
 

INCÔMODO
Não deve estar sendo muito agradável para Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias ser zoada por boquirrotos de plantão, que a chamam de “sinistra” da Agricultura. Ainda que forneça motivos para receber críticas, como a abertura para a venda de agrotóxicos, que lhe rendeu o epíteto de “menina veneno”, ela está preparada para, com classe, dar a resposta à altura. Só não deve tolerar ataques grosseiros. Quem fez esses comentários à coluna foi um alto funcionário do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), lotado em Brasília.
 

MIRANDÍADAS
Miranda, terra natal de Pedro Pedrossian e Mendes Canale, entre outros ilustres, vive a febre tresloucada dos delírios familiares no poder. Acusados de compra de votos e afastados do cargo, a prefeita Marlene Bossay (MDB) e seu vice, Adaílton Rojo Alves (PTB), protagonizaram uma ação patética. Reuniram – utilizando o poder disponível de convencimento – 60 professores contratados para que os homenageassem, exatamente no dia em que a Justiça transferia para o próximo dia 22 o julgamento da ação, que pede a cassação do mandato de ambos.
 

MIRANDÍADAS II
O processo em que a prefeita Marlene Bossay foi denunciada, e até afastada, por compra de votos, aponta que um dos beneficiários seria seu filho Ivan, eleito vereador pelo MDB. Marlene é mulher do ex-prefeito Ivan Bossay. Nas eleições de 2016, de acordo com a denúncia, o esquema de compra de votos tinha como ofertas a doação de cestas básicas, combustíveis e, até, um narguilé.

 

BORDOADAS NO MEC
Abram Weintraub, o economista que substituiu o colombiano Eduardo Vélez no Ministério da Educação, já avisou, entre frases objetivas ou recados sutis, que não vai tolerar o que chama de “marxismo cultural”. Uma de suas providências será eliminar os debates políticos em salas de aula. E, ainda, pretende punir os pais de alunos que agridem professores, solicitando sua exclusão de programas sociais do governo. Pelo visto, daqui a uns dias já terá gente sentindo saudades do Vélez.
 

AI, AI, AI...
A senadora Selma Arruda (PSL-MT) teve seu mandato cassado por unanimidade, pelo Tribunal Regional Eleitoral (MT) do Mato Grosso, na quarta-feira. Selma teria incorrido em crime de abuso de poder econômico e caixa dois, mas pode recorrer da decisão. Ela é conhecida em seu estado como "Sérgio Moro de Saias", por atuar na penalização de autoridades e servidores públicos acusados de crimes.
 

PALCO PORTUGUÊS
Em Portugal, com classe, criatividade e disciplina elogiáveis, a Companhia de Dança do Pantanal conquistou o prêmio de Melhor Grupo, no Concurso Internacional de Bailado da Cidade do Porto. A companhia é formada por alunos do Instituto Moinho Cultural, um empreendimento não governamental, criado e dirigido por Márcia Rolón, que já foi vice-prefeita de Corumbá.
 

PALCO PORTUGUÊS II
O professor Wellington Júlio e os coreógrafos Rolando Cândia, Mayda Riveiro e Beatriz de Almeida produziram apresentação refinada para a exibição da Companhia de Dança do Pantanal, na cidade do Porto. A coreografia contemporânea autoral (“Cultura Bovina”, de Neller) e a neoclássica “Divertimento”, de Mozart, seduziram os jurados. Com mais esse feito histórico, Márcia Rolon deixa ratificado porque já foi selecionada em concursos de publicações nacionais, como finalista do Prêmio Mulher do Ano.


AULA “MAGNA”...
“O socialista é a Aids. O comunista é doença oportunista”. Estas são algumas das definições do economista Abraham Weintraub, o novo ministro da Educação, que Jair Bolsonaro escolheu. Membro de uma organização sionista, que se caracteriza pela ferocidade no enfrentamento com os palestinos, o ministro é protegido do chefe da Casa Civil, Onix Lorenzoni.
 

NATUREBA
Em seus momentos vibrantes de ativismo ambiental, Joelma Belchior incensa iniciativas como as do governador Ronaldo Caiado (DEM), que acaba de assinar um decreto criando o Parque Estadual Águas Lindas de Goiás. A jornalista transitou nos ambientes de reverberação do evento e até contracenou com dois dos seus principais protagonistas, o democrata Caiado e o ator Victor Fasano. O decreto foi assinado em 22 de março, na Barragem do Descoberto.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Valorize as pessoas que ficam com você durante a tempestade, porque em dias de sol, a praia fica cheia”.
 

NA LEMBRANÇA
Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, o nosso saudoso Chico Anysio, nasceu em 12 de abril de 1931, em Maranguape (CE). Humorista e ator cinematográfico, ele disse, certa vez, uma frase lapidar sobre política: "Os cidadãos têm medo do futuro. Os políticos têm medo do passado".