fernandosoares_10-04-2019

Edições anteriores

IMPRENSA E PRENSA
Tamanha é a raiva de alguns políticos locais, que viraram alvos de denúncias ou reportagens investigativas incômodas, de tal modo, que falta pouco ou quase nada para se repetir em Campo Grande o que aconteceu com o jornalista Carlos de Lannoy. Depois da matéria que fez para o “Fantástico”, sobre a morte do músico fuzilado no Rio de Janeiro por uma patrulha do Exército, o profissional recebeu ameaças de morte a ele e a seus familiares. As ameaças, por meio eletrônico, partiram de um advogado capixaba.
 

IMPRENSA E PRENSA II
A global Eliane Cantanhede estava certíssima quando informou que a demissão do ministro da Educação, Ricardo Velez, já estava decidida. Jair Bolsonaro só retardou o ato para tirar o crédito da jornalista pelo “furo” de reportagem.


VISIONÁRIO
O simpático e dinâmico pecuarista Flávio Queiroz despediu-se da Terra, no final de semana, e deixou a fronteira Brasil-Paraguai muito pesarosa. Era importante produtor rural na região de Porto Murtinho e foi vice-prefeito do Município, sempre com o olhar otimista projetado para um futuro de convivência ainda mais forte e desenvolvimentista, entre os brasileiros e paraguaios. Foi um dos baluartes que carregaram o andor da rota bioceânica.
 

VIGIA ELETRÔNICO
Presidente da Santa Casa, o advogado Esacheu Nascimento agora já tem razão consistente para comemorar um passo importante na melhoria das condições de segurança do hospital, ultimamente, um dos alvos prediletos da ação de meliantes que assaltam os frequentadores e roubam veículos estacionados no pátio e também no entorno. A Santa Casa aderiu ao eficiente sistema de vídeomonitoramento “Cidadão Integrado”, em parceria com a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e apoio da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
 

ENTRANDO MOSCA
O padre Marcelo Tenório, titular da Paróquia São Sebastião, em Campo Grande, nega com veemência estar incentivando o ódio nos vídeos que grava e divulga nas redes sociais. Afirma tratar-se de brincadeira e que está sendo incompreendido. Ou é ingênuo ou pensa que todo mundo cai em qualquer esparrela. Bolsonarista assumido, o padre da Igreja Católica Apostólica Romana já protagonizou outras estripulias que contrariam, não só o arcebispo metropolitano dom Dimas Lara Barbosa, como também o próprio pontificado do Papa Francisco. É livre para propagar o que pensa, mas sua postura em nada coaduna com a de um sacerdote que tem a missão de pregar o Evangelho a gregos e troianos, escribas e fariseus. Já preceitua o Evangelho: o que faz mal não é o que entra na boca do Homem, mas o que sai.
 


 

 

ELAS POR ELAS
A primeira-dama de Maracaju, Leila Azambuja, foi a primeira das participantes do "Chá das Mulheres" a assinar o documento de apoio ao projeto da deputada federal Rose Modesto (PSDB), que prevê pena maior - de 12 anos para 20 anos – a condenados por crime de feminicídio. O “Chá das Mulheres” é uma iniciativa da Prefeitura dentro da programação do Março Lilás, em alusão ao mês internacional da mulher.

 

Ó, XENTE!
O ex-deputado Amarildo Cruz foi incensado e homenageado com o título de sócio benemérito do Centro de Tradições Nordestinas (CTN) “Asa Branca”, de Dourados, que no sábado, 6, elegeu pela primeira vez uma mulher, Simonia Siqueira, para a sua presidência. O CTN de Dourados tem 20 anos de trajetória. A homenagem a Amarildo se deve a um projeto de sua autoria, que resultou na Lei 5.069/2017, criando o Dia da Comunidade Nordestina e instituindo a comenda Asa Branca.
 

POIS É...
 
Uma das reclamações sobre as obras do Reviva Centro, além da demora, foi o plantio de árvores em locais errados, que tiveram de ser arrancadas, há pouco tempo, além do "esquecimento" de instalar o piso tátil, tendo de arrebentar tudo de novo para o colocarem. Se não bastasse isso, um leitor da coluna, cadeirante, foi ao barbeiro e em alguns lugares, já considerados terminados, havia falta de acessibilidade com rampas para subir ou descer das calçadas, em frente às faixas de pedestres, de modo que terão de arrebentar o calçamento, de novo, para refazer e instalar as ditas rampas (e haja mais demora, mais despesas, mais material jogado fora). Se um cadeirante está sozinho, não sobe e nem desce.

 

IN SAMPA
Com requinte e carinhos à mesa, filho e sobrinho, Luiz Saad – das irmãs Dóris e Sandra Nantes - foi contemplado com um saboroso jantar de aniversário no Famiglia Mancini, um dos restaurantes italianos mais prestigiados de Sampa.
 

ENTRE LÍDERES
Líderes e empoderadas preparam o fôlego e os modelitos para quarta-feira, 17, dia escolhido pela BPW Campo Grande para a festa das associadas, que aniversariam em março e abril. O Zenzero Restaurante vai ficar pequeno, mas animadíssimo, a partir das 19h30min. A BPW (Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais) de Campo Grande tem uma programação das mais caprichadas para fomentar e fortalecer vocações do empreendedorismo feminino.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Jamais diga uma mentira que não possa provar”.
 

NA LEMBRANÇA
O paleontólogo, teólogo, filósofo e jesuíta Pierre Teilhard de Chardin morreu em 10 de abril de 1955, em Nova York. Francês de nascimento, tinha 74 anos e, graças à sua teoria evolucionista, conseguiu romper as fronteiras entre a ciência e a fé. Mas esta coluna prefere destacar esta sua frase de cunho humanista: "Não é de tête-à-tête, nem de corpo a corpo, é de coração a coração que temos necessidade".

 

 

 

MAIS FLASHES DA HOMENAGEM AO MINISTRO DA SAÚDE,

NA ESTÂNCIA GISELE

 

 

Fotos: Gabriel Santos

Cristiane com o marido, médico anestesista, Francisco Ilgenfritz, e a filha, Bibiana

 

Mariana e o médico Fábio Paes Barbosa

 

O médico Carlos Barbosa e a esposa, Ana Cláudia

 

O médico Marcos Tiguman e a esposa, Lucianes

 

O médico Gustavo Medeiros e Mariana Jurgielewicz Medeiros

 

O casal pecuarista, Paulo e Elisa Barbosa

 

O médico pediatra Alberto e a esposa, Selma Cubel

 

O médico cardiologista Sérgio Ocampos e o secretário de Saúde da Capital, José Mauro Pinto de Castro Filho