fernandosoares_09-04-2019

Edições anteriores

ALERTA
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse no domingo ao titular da coluna que a falta de planejamento das autoridades da Capital é que fez Campo Grande entrar em situação de emergência, diante de uma epidemia de dengue, e chegar a quase 19 mil notificações. O Ministério da Saúde notificou, desde o ano passado e este ano, por 4 vezes o ex-secretário de Saúde, Marcelo Vilela, sobre a possível epidemia, e providências de alerta à população, que não foram tomadas. Vilela foi substituído pelo novo secretário, José Mauro Filho.
 

NÃO MORRE PAGÃO
 As folhas de pagamentos dos poderes públicos federais, estaduais e municipais continuam generosíssimas a cada eleição que se encerra. Tem holerite, tanto para quem não obteve sucesso nas urnas como para quem já tem mandato e precisa encaixar seus afetos. Várias nomeações do gênero estão sendo publicadas, como as investiduras das dedicadas Sandra Brigatti Dias Benedetti e Daniele Aires Leal, respectivas esposas do prefeito de Vicentina, Marquinhos do Dedé (MDB), e do vereador Nego do Povo (PSDB), de Maracaju. Quem tem padrinho...

 

SEM MEDALHÕES
Os principais clubes da capital, Comercial e Operário, não conseguiram passar para as semifinais e ficaram fora da decisão do campeonato profissional de futebol. É o interior que está dando as cartas: o Aquidauanense, de Aquidauana, e o Águia Negra, de Rio Brilhante, farão a final. E antes disso, por serem finalistas, já ganharam o direito de representar Mato Grosso do Sul nos torneios nacionais da próxima temporada.
 

ATENÇÃO
Garantir atendimento especial a pessoas com autismo é um direito que tem base jurídica de âmbito municipal. A lei que assegura esse direito foi inspirada com base em uma proposta dos vereadores João Rocha (PSDB) e Papy (Solidariedade), que ressaltam o alcance social da medida.
 

PACOTE DE AFETOS
O sempre atencioso e elegante Mário Duailibi, um gentleman, trocou de idade na sexta-feira, 5, rodeado de familiares e inundado de carinhos. À mesa do festejo, delícias da culinária libanesa preparadas por sua amada, a dinâmica Ghada. E também não poderia faltar o paparico caprichado da mana Míriam, feliz com a ciranda familiar.

 

NA TELA
O cineasta Mhiguel Horta anda fazendo as contas e abre um sorriso amazônico: seu filme “Crime Barato” já está inscrito em mais de 10 festivais. E o cálculo prevê que, até o segundo semestre, já esteja na agenda de 15 a 20 festivais.
 

FRAUDES
As autoridades não precisam ir longe para encontrar fraudadores de programas sociais, como o Bolsa Família, do governo federal, e o Vale Renda, do estadual. Muitos são cabos eleitorais com a sobrevivência garantida por rendimentos da família, incluídos os obtidos na troca de favores com políticos. Outro grupo de espertezas é formado pelas “outras”, denominação dada pelas esposas às rivais que o marido arruma pulando a cerca. Tem servidor com cargo de chefia, concessionário de cantina em órgão público e até dona de loja em condomínio, na jogada.
 

CONTRA-ATAQUE
Agora, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) está contra-atacando argumentos de quem critica as obras do Projeto Reviva Centro. Um dos alvos é a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), cujo presidente, Adelaido Vila, já é visto por batedores do alcaide como inimigo em potencial, embora não seja esta uma verdade absoluta. Para contrapor a argumentação dos “contras”, blogueiros e internautas, uns espontâneos e outros com delegação de Marquinhos, já revidam nas redes sociais. O jornalista Dante Filho, da equipe de comunicação do Paço Municipal, é uma das canetas bem articuladas neste segundo pelotão.
 

CADÊ?
Uma das 10 finalistas do Global Teacher Prize, o “Nobel” da educação mundial, a professora Débora Garofalo procurou e não encontrou, o até ontem exonerado ministro Ricardo Vélez, em Dubai, nos Emirados Árabes, local onde os prêmios foram entregues. Vélez não estava porque não foi, apesar de convidado, para decepção de Débora. Ela protagonizou um marco inédito: foi a primeira mestra brasileira a ficar no grupo de finalistas e ainda ter o reconhecimento do príncipe Hamdan Bin Mohammed e do ator Hugh Jackman, que apresentou a cerimônia.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Você está começando a ficar velho quando, depois de passar uma noite fora, tem que passar dois dias dentro”.
 

NA LEMBRANÇA
Charles-Pierre Baudelaire nasceu em Paris, no dia 9 de abril de 1821. Poeta, autor de As Flores do Mal (1857), um marco da poesia simbolista, ele morreu em 31 de agosto de 1867, na mesma Paris, cidade sobre a qual fez, em certa ocasião, um comentário que vale para todas as metrópoles: "A forma de uma cidade muda mais rápido, infelizmente, do que um coração mortal".

 

 

 

HOMENAGEM COM ALMOÇO NA ESTÂNCIA GISELE

 

 

 

Em uma tarde intimista, o domingo foi de alma plena. A empresária Gisele Barbosa e seu irmão, Ulysses Serra Neto, carinhosamente chamado de Noninho, escolheram a Estância Gisele para homenagear o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, Uma tarde prestigiada com presenças do secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Rezende, e do secretário de Saúde da Capital, José Mauro Pinto de Castro Filho, o competente diretor-presidente do Hospital Regional, Márcio Eduardo de Souza, além de inúmeros médicos e familiares, amigos do ministro. Era um encontro para os verdadeiros profissionais da saúde, que dão um sentido maior às nossas vidas. Não eram tantos convidados assim. Apenas 80, que adentraram a noite do festivo e agradável dia. O homenageado não escondeu a emoção ao agradecer a homenagem, distribuiu simpatia durante o almoço, elogiou a comida servida e conversou sobre a área que esta sob a sua responsabilidade. Um domingo com conversas divertidas e inteligentes, numa das fazendas mais luxuosa de Campo Grande. Confira alguns flashes...

 

Os irmãos anfitriões, Gisele Barbosa e Ulysses Serra Neto, carinhosamente chamado de Noninho

 

Melissa e o médico cardiologista e presidente da Cassems, Ricardo Ayache

 

Feijoada para seletos 80 convidados, o buffet impecável da Joyce Barbosa

 

Os pais do ministro da Saúde, Olga e o médico Hélio Mandetta

 

Toda repaginada, a Estância Gisele mantém a tradicional bica d'água

 

Fotos: Gabriel Santos

O secretário da Saúde da Capital, José Mauro Pinto de Castro Filho, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Rezende

 

O médico e presidente da Unimed de MS, Mauricio Simões Corrêa, e a esposa, Camilla Corrêa

 

O médico e diretor-geral do Hospital Regional, Márcio Eduardo de Souza, e a esposa, Aparecida Tieko

 

O ministro Luiz Henrique Mandetta, a esposa, Terezinha, e o filho, médico Pedro Mandetta

 

O dentista, economista e pecuarista Onofre Mandetta e a esposa, Maria Lúcia de Barros Mandetta

 

Vera e o marido, médico Issam Moussa