fernandosoares_03-04-2019

Edições anteriores

ATENTAI!
A grande aposta no 3º Leilão Max QM, que acontecerá na segunda-feira no Tatersal Elite da Acrissul, do Haras Finlândia e convidados, está no lote 51. Trata-se da égua rosilho, Sissy San Bell, pertencente ao jovem veterinário Rafael Azambuja, filho do nosso governador Reinaldo Azambuja e, em menos de quatro anos, já é campeã potro do futuro aberta e reserva campeão potro do futuro aberta light, de laço comprido. No pré-lance, o animal já alcançava os 237 mil reais.


CAMPÃO CULTURAL
Uma interessante iniciativa do Restaurante Rozkovo, em parceria com a Belos Eventos e a produtora independente Árvore-Show, focalizando a difusão artístico-cultural (da música e teatro à moda, artesanato e gastronomia), realizará no próximo dia 13 o I Campão Cultural, no horário das 16h às 23h. Uma pedida ideal para as cabeças descoladas e as atitudes provocadas pelas sensações de liberdade, encantamento e descobertas próprias da liberdade. O espaço para tal experiência é Rua Trindade, 112, com entrada gratuita.
 

VALORIZAR
Alélis Izabel de Oliveira Gomes, superintendente de Gestão e Normas, da Secretaria Municipal de Educação, segue divulgando e massificando os conceitos e objetivos do Programa “Direitos Humanos Pela Valorização da Vida: “Por Uma Campo Grande Livre do Suicídio”. No sortido roteiro das palestras e debates, está a Câmara de Vereadores. Lançado em 2018 pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), o programa traz um expressivo reforço preventivo pela vida, numa cidade cujos números a colocam entre as que registram números alarmantes de suicídios e tentativas, no País.
 

INFLUÊNCIA CRIMINOSA
Não há mais como negar a influência exercida pelos games com foco na violência, por seu caráter de desafio e competição. Criados e divulgados num contexto de diversão, esses jogos chegam a mentes despreparadas e vulneráveis. Instigam, fascinam, provocam e acabam induzindo muitas pessoas – em sua maioria adolescentes e jovens – a atos, como a matança de Suzano (SP).
 

INFLUÊNCIA CRIMINOSA II
Em Campo Grande e outras três ou quatro cidades de Mato Grosso do Sul, professores, diretores e a Polícia descobriram redes de wi-fi com o compartilhamento de mensagens entre jovens, combinando ataques a escolas. Por isso, é bom prestar mais atenção nos registros de várias cidades sul-mato-grossenses com casos assim. Nem sempre tais mensagens são trotes, como bem frisou o secretário de Segurança Pública, Antonio Carlos Videira. É grande o número de estudantes fascinados pelos games sanguinolentos.

 

SABE TUDO
O tricampeão Rivelino, considerado um dos maiores de sua posição, em todos os tempos, não hesitou em dizer que Neymar anda desmotivado. “O garoto não joga mais com alegria”. Além das sucessivas lesões, para uns, sua desmotivação é por causa da separação de Bruna Marquezine. Para outros, é consequência de estar perdendo a chance de ser eleito o melhor do mundo.
 

CURA À VISTA
Na terça, dois de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o campo-grandense Cassiano Carromeu foi lembrado de maneira especial. Ele e os compatriotas Alysson Muotri e Carol Marcheto concluíram na Universidade da Califórnia (EUA) uma pesquisa que aponta boas notícias para a prevenção e a cura da doença. Carromeu acompanha uma jovem, Pietra, e teve atuação decisiva no processo em que, com seus colegas, um neurônio autista foi curado no laboratório.
 

CURA À VISTA II
Respeitado pesquisador e especialista em Virologia, Neurociência e Células-Tronco, Cassiano Carromeu é coordenador dos estudos que permitiram, pela primeira vez, levantar a bandeira da cura para a Síndrome de Rett, elencada no perfil do TEA (Transtorno Espectro Autista). Avanços com tal amplitude dão um ânimo renovado para quem acredita na força e na capacidade científica do Homem, para vencer os males que o afligem. Nesse cast instalada, com voz ativa e engajamento acreditado, a antenadíssima Míriam Duailibi.


VENTO EM POPA
Sucessos absolutos os cultivares orgânicos de Evanize Lima. Lá, entre outras visitas e consumos ilustres, o casal Geraldo Espíndola-Dalila curtiu as delícias da horta.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Democracia é quando eu mando em você; ditadura é quando você manda em mim”.
 

NA LEMBRANÇA
Ruth Elizabeth Davis nasceu em 5 de abril de 1908, em Massachusetts, nos Estados Unidos, mas ganhou notoriedade com o apelido Bette Davis, e seus personagens nas telas do cinema. Ganhadora do Oscar de melhor atriz por duas vezes, pelos trabalhos em Perigosa (1935) e Jezebel (1938), ela teria seu penetrante olhar imortalizado na canção Bette Davis Eyes, que adorava. Morreu aos 87 anos, na França, e pouco antes disso acontecer, deixou uma frase que comenta a agonia de conciliar sucesso nas telas com a paixão. "O amor não foi o campo em que triunfei na vida. O fato de uma pessoa ser famosa, embora alguns contestem, influi muito e não torna fácil viver uma vida amorosa".

 

VETO AFIRMATIVO
A aprovação do Projeto de Lei 9.242/19, de autoria da vereadora Dharleng Campos (Progressistas), é uma elogiável contribuição da Câmara Municipal para as lutas afirmativas de gênero, em Campo Grande. A medida proíbe a nomeação, para cargos públicos comissionados, de pessoas condenadas com base na Lei Maria da Penha. Tem muita gente desfilando poder em cargo público, que facilmente seria enquadrada nesta barreira.

Fotos: Gabriel Santos

O advogado Danny Fabrício Gomes e a esposa, médica Anelise Amaral

 

O deputado Lídio Lopes e o diretor-geral de Polícia Civil de MS, Marcelo Vargas

 

O presidente da Fundesporte de MS, Marcelo Miranda, e empresário e engenheiro civil, Marcelo Miglioli

 

Os deputados, Renato Câmara e Herculano Borges

 

Os jornalistas e apresentadores de TV, Átilla Eugênio Rocha e Bruna Mendes

 

Thaís Fortina, Ana Cláudia Vaitti e Carla Silva

 

O pecuarista Luiz Vieira e a esposa, Maria Eunice