fernandosoares_04-04-2019

Edições anteriores

ATUAÇÃO
Não dá para comparar as atuais gestões dos novos governadores com apoio das gestões passadas do Governo Federal. De 2010 a 2014, o Brasil contratou 1,4 milhão de moradias, em parcerias com os estados, naquele programa Minha Casa, Minha Vida. De 2015 a 2018, época em que o governador Reinaldo Azambuja assumiu seu primeiro mandato, o Ministério das Cidades contratou para atender o País, apenas 150 mil unidades. Quando vejo o governador Reinaldo Azambuja em seu primeiro mandato, fechar sua gestão no quesito moradias, construindo 23.958 moradias, tenho que tirar o chapéu! Sem falar que ele regularizou 1.741 títulos de propriedade para as famílias. Tudo isso é fruto do trabalho de uma equipe, que tem à frente, a presidente da Agehab, Maria do Carmo Avezani.


ELAS NO PLENÁRIO
Pela repercussão bastante positiva, acertou em cheio a direção da Escola do Legislativo, ao escolher as três palestrantes para a abertura do I Encontro Estadual de Vereadores. A conselheira do Tribunal de Contas e ex-senadora Marisa Serrano; a subsecretária estadual de Cidadania, Luciana Azambuja, e a juíza de Direito Jaqueline Machado, agradaram o público – na sua quase totalidade do sexo feminino - que foi à Assembleia Legislativa, no último dia 27, participar do evento, proposto pelo tucano Marçal Filho. A propósito: o coordenador da Escola do Legislativo é o advogado e ex-deputado Ben-Hur Ferreira.
 

IDEIA INFELIZ
Presidida por Eduardo Eugênio Siravegna Jr, a Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul) marcou mais uma vez sua postura e sua presença nos grandes debates nacionais, envolvendo a magistratura. Continua repercutindo em vários estados a nota oficial emitida para contestar a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que tenta emplacar a sugestão de investir os juízes federais com atribuições, que hoje são exclusivas da Justiça Eleitoral. A ideia de Dodge é infeliz, de acordo com a Amamsul. Sem mais.
 

EMPODERAR
Elas ganharam mais uma trincheira de peso na luta por seus direitos. Com uma atuação destacada da sul-mato-grossense Saranita Santos, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenape) decidiu acrescentar à sua composição orgânica a Diretoria da Mulher. Saranita é representante parlamentar do Sindicato dos Policiais Federais de Goiás e perfila num pelotão de militantes respeitadas e motivadoras, como Fabíola Simões, diretora de Comunicação do sindicato de Pernambuco, e Bibiana Orsi, dirigente sindical da categoria, no Paraná.

 

Fotos: Gabriel Santos

A arquiteta Patrícia Boaro e o marido, Estevão Congro

 

O querido casal, Lilian e o tabelião Ely Ayache
 

FEIRA
Hoje, tem início a 81ª edição da Expogrande, com abertura oficial às 19 horas, e a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, a queridinha do presidente americano Donald Trump e de todos os sul-mato-grossenses. A feira é promovida pela Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), tendo a frente, o presidente Jonatan Barbosa.

 

OPÇÕES
Com a abertura da Expogrande, as baterias de leilões já começaram. Sábado, por exemplo, dia 06, tem o Leilão de 100 touros nelore P.O da Estância IPB, do pecuarista Ulysses Serra Neto, na segunda-feira, tem o 33º Leilão Max QM, considerado o maior do segmento de cavalos quarto de milha da América do Sul. Já o pecuarista e empresário Mauro Christianini realiza seu leilão Força da Raça MS, também na segunda-feira, com o chamado “Gado elite”, dessa vez no Diamond Hall.


PENSAMENTO DO DIA
“Com muita sabedoria, estudando muito, pensando muito, procurando compreender tudo e todos, um homem consegue, depois de mais de 40 anos de vida, aprender a ficar calado”.
 

NA LEMBRANÇA
No dia 4 de abril de 1968, a paz se calou com um tiro disparado pelo racista James Earl Ray. Morria naquele instante, na cidade de Memphis, no Tennessee, Martin Luther King Junior, o pastor e líder ativista negro, que lutou durante seus 49 anos de vida contra o racismo e pelos direitos civis dos negros. Prêmio Nobel da Paz, em 1964, o líder negro deixou uma frase para ser guardada no fundo do coração: "Nós aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos".

 

O diretor da Porto Seguros, em Campo Grande, Bruno Leão, e a esposa, Celina Leão

 

Divulgação

Todas as honras de hoje vão para uma mulher muito especial, amiga como poucas, guerreira como ela só: a psicóloga e empresária, Alessandra Martins Pereira Sebben, esposa do empresário Ita Sebben. Um dia para comemorar não apenas o sucesso do casal, mas todas as conquistas, desde quando se conheceram. Com capacidade e determinação, sem medo de desafios, ela soube transformar, ao lado do marido, o Cassino Amambay em Ponta Porã. Um lugar onde poderosos do poder dividem com famílias um espaço de entretenimentos. Felicidades é o que eles merecem!

 

DIA DE GLÓRIAS!
Até o prefeito Marquinhos Trad e seu irmão, o deputado federal Fábio Trad (PSD), pegaram carona no festivo forfait, dia desses, em Brasília, durante as eleições da Frente Parlamentar Evangélica (FPE) e da Frente da Família, além do Congresso da Concepab (Confederação dos Conselhos de Pastores Evangélicos do Brasil). Um dos dirigentes do movimento, o pastor e ex-candidato do PRB a deputado federal, Wilton Acosta, perfilou entre as vozes de comando na celebração do dia. E o segmento aumentou sua representação política. As urnas de outubro passado garantiram para a FPE, até o momento, 91 integrantes entre os 594 parlamentares (513 deputados federais e 81 senadores).
 

ATENÇÃO ETÁRIA
Com vagas limitadas, crianças e adolescentes, dos seis aos 11 anos de idade, têm espaço garantido para atendimento na Clínica Escola de Psicologia, da Uniderp. O preço tem custo social progressivo, com base no rendimento familiar e a partir dos R$ 5,00. Já está em funcionamento há quase 18 anos. A responsável técnica pela clínica é Sanami Esaki.
 

VISÃO PRIVILEGIADA
O titular da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social de Campo Grande, Valério Azambuja, é uma pessoa interessante. Está à frente de um dos trabalhos de maior alcance social na cidade, com responsabilidades estratégicas que exigem dedicação total. Vem conduzindo ações cujos resultados atestam a felicidade do prefeito Marquinhos Trad (PSD) ao tê-lo escolhido para a complexa e muitas vezes ingrata missão. E esse êxito, ele sempre credita à política pública do gestor, evita os holofotes, dribla os elogios e prefere, quase sempre, a claridade anônima. Assim, com simplicidade e competência, cumpre o seu papel e merece o reconhecimento da população.

 

CONTRASSENSO NA UFMS
O reitor Marcelo Turine, da Universidade Federal (UFMS), tem obrigação de não só dar explicações à comunidade universitária e à sociedade, mas também de se posicionar com firmeza e clareza sobre o incidente entre seguranças e um acadêmico de Ciências Sociais. As cenas, registradas em vídeo do jornal “O Estado”, mostram a abordagem nada amistosa de seguranças e um funcionário da instituição para impedir a venda de salgados pelo estudante nos corredores da universidade. Até um princípio de agressão física houve.

 

O advogado e comentarista político Tércio Albuquerque e a esposa, advogada, Gisele

 

O diretor do Sebrae, Tito Estanqueiro, e o publicitário Ney Silveira

 

Os médicos, Jose Ricardo Silvano e Alessandro Salchenbak