fernandosoares_02-04-2019

Edições anteriores

SAVE THE DATE
Dia 15 de junho, os amigos da Coluna e meus amigos de sempre vão se reunir para mais uma tradicional feijoada, feita pelos empresários Fernando e Regina Caneppele, no Golden Class. Na ocasião, show com Demônios da Garoa com seu famoso Trem das Onze, e convidados. Exposição de artes com vários artistas e uma grande tarde, é o que promete. Festejar a amizade e datas especiais é uma das coisas boas da vida.

 

Fotos: Gabriel Santos

A médica Maria José Maldonado e a psicóloga Lenita Maksoud

 

Ana Lúcia e o marido, médico Cláudio Sorrilha

 

Cristiane Ilgenfritz e a consultora da Grifith, Marlene Zanin

 

Elizabeth e o marido, agropecuarista em Sidrolândia, Magno Souza

 

Os empresários, Júlio Lucca e Rodrigo Waziawich

 

O empresário Ricardo Ramos, da Grifth Joalheria, e sua consultora, Laila Delfini

 

O empresário João Deone e a esposa, Geise

 

PERDAS
Uma das cabeças pensantes e lúcidas de Mato Grosso do Sul, pantaneiro de boa cepa, o médico, escritor, militante político e radialista Moisés Amaral despediu-se desta terra, no domingo, aos 82 anos. Pranteado pelo vastíssimo círculo de amizades, deixou um legado precioso de sabedoria e visionarismo.
 

POSSE
Agora, oficialmente, o professor universitário aposentado, escritor e historiador Valmir Batista Corrêa é, de fato e de direito, o novo presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS).
 

GASTANDO
Mais uma vez, o sertanejo Zezé di Camargo escolhe o Pantanal de Mato Grosso do Sul para fazer um de seus passeios ao estilo natureba. Com sua mulher, Graciele Lacerda, percorrendo o Rio Paraguai e outros lugares, filmando e fotografando. Num passeio pelo rio, logo na chegada, ela gravou um vídeo elogiando as maravilhas da região e afirmando, com a concordância do companheiro: “Eu troco qualquer viagem no mundo pra falar do Brasil, pra tá aqui”. Detalhe: passeios como os do casal não custam baratinho. Ponham reais nisso aí!
 

MIXURUCA
Um dos pontos geográficos do mapa das comemorações do 31 de março, no Brasil, Campo Grande ganhou espaço no “Fantástico”, da Globo, e em outros veículos. Não pelo volume, mas pela raquítica adesão dos saudosos da “Redentora”. Estava mais para uma missa de réquiem por um finado sem prestígio, vazia e murmurante. Enfim, Requiescat in Pace (Descanse em Paz).

 

PARA SAIR DA UTI
No último bimestre do ano passado, a coluna deu conta de alguns sussurros nos bastidores sobre o desconforto que andava castigando a paciência e o humor do médico Marcelo Vilela, no cargo de secretário municipal de Saúde. E no primeiro trimestres de 2018, o cenário se agravou, não só pela epidemia de dengue, mas pelo conjunto do que tem de errado e do que falta para melhorar a saúde publica do município e recuperar o prefeito Marquinhos Trad (PSD) do desgaste que assola sua gestão. Vilela e a adjunta Andressa Bento pediram demissão semana passada. O novo secretário, José Mauro de Castro Filho, teria a “bênção” do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), primo do prefeito. Aposta-se numa virada histórica, com investimentos e intervenções de largo alcance gerencial e operacional, para acalmar e agradar os pacientes. Se não for desta vez, vai faltar oxigênio nesse balão.
 

EM FORMA
O radialista das grandes audiências, João Bosco de Medeiros, sofreu, sim, um acidente doméstico. Mas não é grave, como chegaram a sugerir. Apenas alguns pontos no ferimento e pronto. Nada que interrompesse sua rotina e seu trabalho – aliás, com o sucesso que avança décadas. Já voltou faceiro e turbinado à frente da “latinha”, amiga inseparável de trabalho. Aos domingos, na FM Cidade 97, com o prestigiadíssimo “Alto Astral”, ele comanda a audiência. Em tempo: “latinha” é o epíteto carinhoso dado ao microfone tradicional, pelos radialistas.
 

INTERROGAÇÃO
Exonerada a pedido, a experiente Nilde Brum deixou uma lacuna que precisa ser coberta com eficiência na questionada política pública da Prefeitura de Campo Grande para a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A sua substituta, a jornalista Melissa Tamaciro, tem ótimas referências, porém, até agora, não havia ocupado um cargo público de iguais atribuições e envergadura. Porém, pode estar enquadrada no perfil ajustado às mudanças que o prefeito Marquinhos Trad (PSD) considerou melhor fazer logo, para se prevenir.


PONTUAÇÃO JURÍDICA
Na quarta-feira, 3, no Plenário das Sessões do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados (OAB-MS), acontecerá uma interessante abordagem técnica e constitucional acerca do tema “Em Defesa do Princípio da Presunção de Inocência”. A iniciativa é do movimento “Advogados e Advogadas pela Democracia” e tem como palestrantes José Belga Assis Trad, Laírson Palermo e Mário Fonseca.
 

DEGUSTAÇÃO POÉTICA
Na quinta-feira que passou, 29, aconteceu mais uma rodada do Chá Acadêmico, promovida pela Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. O ponto alto foi a palestra “A Expressão Artística e a Fronteira Entre a Sanidade e a Loucura”, com o médico psiquiatra forense e escritor Marcos Estevão dos Santos Moura. O brinde musical ficou nas mãos e vozes do Mestre Galvão e Zé Du e na declamação do poema de Rubênio Marcelo, “Os Loucos”, por Evandro Walker. Iniciativa interessante e necessária da diretoria da ASL, presidida por Henrique de Medeiros.
 

EXPÔ DE VANGUARDA
Abertas até cinco de abril, as exposições “Catarse” e “Fluído Vital”, das artistas plásticas, atraem os descolados do ambiente cultural da Cidade Morena. A vernissage foi na terça-feira, no Centro Cultural José Octávio Guizzo. Entre as presenças que foram e se encantaram, Luciana Kreutzer derrama elogios ao talento das expositoras.
 

PENSAMENTO DO DIA
Um pensamento enviado pela empresária Gisele Barbosa, para refletirmos: “Como são admiráveis as pessoas que nós não conhecemos bem”.
 

NA LEMBRANÇA
Clara Francisca Nunes Pinheiro foi uma das vozes mais marcantes da música popular brasileira. Mineira de Paraopeba (atual Caetanópolis), nascida em 12 de agosto de 1943, ela morreu em 2 de abril de 1983, no Rio de Janeiro, por causa de um erro médico numa operação cirúrgica. Radicada no Rio de Janeiro desde 1965, ela foi uma das três rainhas do samba, ao lado de Alcione e Beth Carvalho. Para fechar o dia, uma frase dela: "Ainda estou na metade do meu caminho, mas sei que vou até ao fim".