fernandosoares_02-09-2018

Edições anteriores

MINISTRO HUMBERTO MARTINS ASSUME A CORREGEDORIA DO CNJ


Transparência foi a palavra de ordem do novo corregedor nacional de justiça, ministro Humberto Martins, que assumiu o cargo na terça-feira (28), no auditório do CNJ, em Brasília. Ele é o oitavo corregedor nacional de Justiça a ocupar o cargo, desde a criação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2004. A posse foi prestigiadíssima e comandada pela presidente do STF e do CNJ, Cármen Lúcia, De Campo Grande, estavam o presidente do Tribunal de Justiça, Divoncir Maran, o desembargador corregedor Carlos Eduardo Contar e o presidente da Amamsul, juiz Fernando Cury. “Desde já, gostaria de frisar que a função da Corregedoria Nacional de Justiça continuará sendo marcada pela difusão de um valor que foi muito caro aos meus antecessores e que para mim é incontornável: o compromisso com a transparência. Esse compromisso se expressa na necessidade de fazer com que os magistrados estejam mais próximos da sociedade, para que o cidadão possa conhecer o seu juiz”, disse Humberto Martins. De acordo com o novo corregedor, sem transparência não há como o cidadão expor suas necessidades e apresentar suas demandas, e nem como os magistrados mostrarem para a sociedade o trabalho que realizam para reduzir o grau de litigiosidade no País. Martins citou dados de 2016, quando havia quase 80 milhões de processos em tramitação no Brasil, para um total de pouco mais de 18.000 magistrados, incluídos os magistrados de segundo grau e os ministros de tribunais superiores.

 

Rita e o marido, ministro corregedor do CNJ, Humberto Martins, e o presidente do TJ-MS, Divoncir Maran

 

Os juízes federais, Antônio César Bochenek e Fernando Mendes, e o desembargador federal do TRF3ª Região, Nino Toldo

 

O ministro do STF, Gilmar Mendes, e o titular da coluna

 

O advogado Paulo Nicolas e a esposa, presidente da OAB-AL, Fernanda Marinela

 

Karla Freitas e o desembargador de Alagoas, Washington Freitas

 

O Ex-presidente do Senado Federal, José Sarney, e a conselheira Maria Tereza Uille

 

O ministro Humberto Martins sendo empossado corregedor do CNJ, pela presidente do STF, Cármen Lúcia

 

 

“Naquele mesmo ano, ingressaram 29,4 milhões de processos novos, e foram julgados 3 0,8 milhões de casos. Em média, cada juiz brasileiro solucionou 1.749 processos anuais”. Diversas autoridades políticas e jurídicas estiveram presentes na cerimônia. Na mesa da cerimônia, estavam o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ); o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antônio Dias Tofolli; o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes; a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz; a procuradora-geral da República, Raquel Dodge; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia. A coluna esteve presente e veja alguns flashes feitos por Gabriel Santos.

 

Os ministros do STJ, Gurgel de Faria, Napoleão Nunes Maia Filho e Maria Thereza de Assis Moura

 

O ministro do STJ, Francisco Falcão, e o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner

 

O desembargador de MS, Carlos Eduardo Contar, e o presidente da Amamsul, Fernando Cury

 

O advogado de SP, Cláudio de Mello Tavares, e a esposa, Glaycianne de Mello

 

O desembargador do TJ de Alagoas, Fernando Tourinho de Omena Souza,e o filho do corregedor do CNJ, Eduardo Martins

 

O juiz auxiliar do CNJ, Jorcenil do Nascimento, a esposa, Raquel, e o presidente do TJ-AM, Yedo Simões de Oliveira

 

 

 

MEU DEUS!
 Nada como navegar na internet e descobrir coisas interessantes. Acabo de ver uma candidata a deputada estadual, que é irmã de um estelionatário, que deu cano aqui em Campo Grande, em vários jornalistas, inclusive eu. Será que não vai sobrar uma graninha da campanha para aliviar o rombo?

 

E OS OUTROS?
A denúncia do Ministério Público de Mato Grosso do Sul à 1ª Vara Criminal, em consequência da Operação "Grãos de Ouro", não vai ficar só nas 58 pessoas suspeitas de sonegação. Já se ventila que o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) pôs mais gente na sua alça de mira - gente que pratica crimes fiscais e conta com a impunidade para construir fortunas miraculosas, da noite para o dia. Vem bomba, aí!
 

VIOLÊNCIA
É bom ficar de olho nesta estatística: de janeiro a agosto, deste ano, nada menos que 278 casos de estupro de vulneráveis, geralmente crianças e pessoas com algum tipo de deficiência - foram denunciados em Campo Grande. Para ter ideia da dimensão desta barbárie, a cada 24 horas, uma criança ou adolescente sofre violência sexual, psicológica ou física. E outra dado aterrador: quase 50% dos casos têm como vítimas crianças, desde bebês a 11 anos de idade. Psicólogo e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Antonio José Angelo Motti, observa que as meninas são os principais alvos da violência sexual e psicológica.
 

IMPULSO
Ponto muito positivo para a administração do prefeito Marquinhos Trad, as Salas do Empreendedor chegam para oxigenar o projeto de incubadoras de fomento aos novos negócios. Micros e pequenos comerciantes ganham espaços para fomentar e estruturar suas atividades. Campo Grande tem quatro incubadoras, por meio de projeto criado em julho de 2004. E agora, com as salas, os horizontes da economia se alargam.

 

MÁ NOTÍCIA
Guru dos famosos e querido por alguns fiéis, em Campo Grande, o líder espiritual Sri Prem Baba, 52 anos, passa por um momento difícil em sua trajetória. Ele foi acusado de abusar sexualmente de duas discípulas de sua comunidade, em São Paulo. A denúncia foi feita pelos ex-maridos das seguidoras, durante um encontro com Prem Baba. Nos relatos, o líder usou da confiança das discípulas, que eram casadas, para manter relações sexuais com a promessa de que os atos ajudariam a resolver crises conjugais.
 

FUNDADOR DO CINEMA NOVO
O cineasta Cacá Diegues é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras, fundada por Machado de Assis, para ocupar a cadeira 7, que pertencia ao também cineasta Nelson Pereira dos Santos, morto em abri l deste ano. Diegues venceu outros dez candidatos, entre eles, a escritora Conceição Evaristo e o diplomata Pedro Corrêa do Lago. Dos atuais 39 membros, apenas cinco são mulheres.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha, senão acreditar com você”.
 

NA LEMBRANÇA
No dia 2 de setembro de 1937, em Genebra, na Suíça, um ataque cardíaco matou o barão Pierre de Coubertin incentivador da criação dos Jogos Olímpicos Modernos e ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional. Nascido Pierre Fredy, em 1º de janeiro de 1863, em Paris, ele trabalhou arduamente pelo esporte, como pode ser visto nesta declaração: "Por que restabeleci os Jogos Olímpicos? Para enobrecer e fortalecer o esporte, para assegurar independência e perenidade ao esporte, para torná-lo apto a preencher o papel educativo que lhe cabe no mundo moderno".