fernandosoares_01-09-2018

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

O presidente do STJ, João Noronha, e o titular da coluna

 

O procurador Federal, Sebastião Costa Filho, e a esposa, Maria do Carmo Vilas

 

O procurador-geral adjunto, do Acre, Sammer Lopes, e a procuradora-geral de Justiça, Kátia Rodrigues

 

Os desembargadores de São Paulo, Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior e Carlos Eduardo Cauduro Padin, e o presidente do TJ-SP, Manoel Pereira Calças

 

O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Jayme Martins de Oliveira Neto, e o advogado Alberto Pavie

 

O advogado da Bahia, Sérgio Habeb, e a esposa, Maria

 

Ana Paula Miglioli com Rosana Godoy e Neli Câmara

 

CHAMARIZ
Necessária e bem vinda a obra de acesso rodoviário asfaltado a Porto Esperança, anunciada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Será, sem dúvidas, benéfica para as demandas fundamentais de moradores desse distrito ribeirinho de Corumbá, ao qual só se tem acesso pelo Rio Paraguai. Mas é preciso que as autoridade atentem bem para outra providência essencial: reforçar a vigilância ambiental, tendo em vista o previsível aumento na atividade pesqueira turística, amadora e profissional. Porto Esperança é uma das áreas mais piscosas e atraentes do Município.
 

MUITO TRISTE
 Mais uma drama que o Brasil está vivendo. É só ficar de plantão nas agências da Caixa Econômica e constatar o drama que a classe menos favorecida está vivendo. O desastre do governo de Michel Temer provocou uma avalanche de retomadas e confiscos de imóveis pelos bancos. Apenas nos últimos seis meses, os bancos tomaram mais de R$ 1,48 bilhão de casas e apartamentos inadimplentes; o estoque de imóveis já retomados é recorde: R$ 11,5 bilhões - o que corresponde a 70 mil casas e apartamentos... E ele faz de conta que não vê nada. É como se dizia em outros tempos, no interior: "Toma vergonha, rapaz!...".

 

VAMOS?
Vai ser dia 08 de setembro, próximo sábado, às 21 horas, no salão de festas da Adepol, o 2º jantar dançante da Associação dos Moradores do Carandá Bosque. Aos interessados, os convites podem ser adquiridos pelo telefone 99154-5011 ou 98104-5171.
 

VOTOS NO PRATO
O mestre-cuca e empresário de panificadora, Mílton Milhomem, é um dos candidatos do PT a deputado federal. E tem seus trunfos. Além do ativismo político nas lutas populares e democráticas, também conquista amizades e apoios em sua lanchonete e panificadora, lugar em que a clientela se delicia com as iguarias disponíveis, entre elas a deliciosa salteña à boliviana, preparada pelo mestre Arturo Ardaya.
 

FUMAÇA
Na semana do combate ao Fumo uma boa noticia. Higor Garcia, 29, está livre do vício em cigarro, há 4 meses. Ele fumou por pouco mais de uma década e a decisão de parar com o vício veio após sentir dores nos pulmões. Hoje, ele comemora o fato de estar livre do tabagismo. Esse servidor do município já fará parte de um dado importante da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a entidade, o Brasil caminha para conseguir reduzir em mais de 50% a taxa da população que fuma, até 2025.
 

DADOS
A população brasileira é de 208.494.900 habitantes, espalhados pelos 5.570 municípios do País, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa é referente a 1º de julho, e aponta um crescimento de 0,82% em relação a 2017.
 

TÁ DEMAIS
De acabar com a paciência de qualquer um. Internet lenta, igual a tartaruga.
 

PRA REFLETIR
“Vai/Abandona a morte em vida em que hoje estás/Há um lugar onde essa angústia se desfaz/E o veneno e a solidão mudam de cor/Há ainda o amor” (Versos da canção “Viagem”, de Taiguara)
 

PERFIL
A sabatina do Jornal Nacional, na terça-feira, deveria ter como protagonista o candidato Jair Bolsonaro (PSL). Contudo, ao menos nas redes sociais, o destaque ficou para a âncora Renata Vasconcellos. O posicionamento firme da jornalista sobre a diferença salarial entre homens e mulheres levou a uma enxurrada de comentários em seu Instagram. Até houve alguns elogios, mas chamaram a atenção as muitas críticas e insultos desqualificando a profissional.
 

PERFIL II
Renata Vasconcellos, ao questionar o presidenciável sobre a diferença salarial entre homens e mulheres, e ouvir dele que ela possivelmente ganharia menos que William Bonner, colega de bancada, a apresentadora retrucou: "Como contribuinte, eu ajudo a pagar o seu salário. O meu salário não diz respeito a ninguém. E eu posso garantir ao senhor que, como mulher, eu jamais aceitaria receber um salário menor que um homem que exerce as mesmas funções e atribuições que eu."

 

PENSAMENTO DO DIA
“As pessoas nem sempre reconhecerão o que você fez, muitas vezes elas só enxergarão o que você deixou de fazer”.
 

NA LEMBRANÇA
A pintora Tarsila do Amaral nasceu em 1º de setembro de 1886, na cidade Capivari, São Paulo. Representante da primeira fase do modernismo brasileiro, sua obra, de formas geometrizadas, com cores vibrantes e sem marcas de pincel, dava enorme valor à temática nacional e de conteúdo social. Tarsila, posteriormente, passaria por uma fase antropofágica em suas pinturas, até retomar os temas interioranos. Antes de morrer, em 17 de janeiro de 1973, em São Paulo, ela deu uma definição perfeita da arte pictórica. "O cubismo é um exercício militar. Todo artista, para ser forte, deve passar por ele".