fernandosoares_29-03-2018

Edições anteriores

MOMENTO ESPAÇO CULTURAL

 

 

Fotos: Gabriel Santos

Marilu Guimarães voltou. E chegou com tudo. Arrasou na Cult Fest, que na sexta-feira passada inaugurou sua bem-pensada Casa de Arte e Cultura (CAC). O local é um espaço para muita música, descontração, arte e conversa. Quem foi, deliciou-se com a criativa e variada grade de atrações artístico-culturais. Desde a exposição de pinturas, danças e performances musicais e teatrais, à presença cativante da bailarina, jornalista, apresentadora, ex-deputada estadual e federal, e ex-vice-prefeita de Campo Grande, uma das grandes protagonistas femininas da história política e social de Mato Grosso do Sul. Seu espaço cultural traz inúmeros trabalhos de artistas plásticos de renome do nosso Estado, como Patrícia Helney, Zilá Soares, Don Dolores, Roberto Amim e Erika Pedraza entre outros, numa exposição que ficará até 29 de abril. Depois, novos nomes surgirão. A ideia de Marilu é reunir trabalhos artísticos de profissionais das artes dos quatro cantos do País, sem falar que o local é um espaço exótico para festas e eventos, voltados para arte e cultura. Nos dias 26 e 27 de abril, por exemplo, a escritora Raquel Naveira fará uma roda de conversas, para que as pessoas possam saber mais sobre duas grandes escritoras: Hilda Hilst, considerada pela crítica especializada como uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX e Clarice Lispector, escritora e jornalista brasileira, de origem judia, reconhecida como uma das mais importantes escritoras e autora do seu último romance publicado em vida, "A Hora da Estrela". A casa abrirá as portas todas as sextas-feiras, das 14 às 18 horas, para a amostra “Mulheres que Fazem Artes”, que vai até 27 de abril. Depois, Marilu apresentará uma nova exposição com novos artistas e outras novidades voltadas para a cultura de Mato Grosso do Sul. Confira alguns flashes...

 

A empresária Rosane Bernardi, a artista plástica Zilá Soares e a escritora Raquel Naveira

 

A artista plástica Patrícia Helney e Jerson Corrêa de Barros

 

A escritora Delasniese Daspret e o marido, Nelson Vieira

 

O casal, Alcione Gonçalves e Jane Abuhassan Gonçalves

 

Marinete Pinheiro, da Secretaria de Cultura do Estado, Marilu Guimarães e Laura Miranda, da Secretaria Municipal de Cultura

 

A empresária cultural Marilu Guimarães

 

A doutora em Educação, Ângela Maria Costa, e a renomada esteticista Dorali Pettengill

 

A psicóloga Regina Márcia Espíndola e o marido, cantor Jerry Espíndola

 

O jornalista Alex Fraga e o artista plástico Humberto Espíndola

 

O empresário Maycon Marins e a esposa, Mariucha Guimarães Chadid Marins

 

Mônica Fernandes, Deborah Ibraim, Marilu Guimarães, Cleuza Vasconcellos, Soraya Thronicke, Gracita Pionti e Isabel Ennes

 

 

 

TÔ FORA!
De olho nas marchas e contramarchas desta loucura chamada rede social, Tereza Domingos Name já avisou: se a manifestação que está sendo organizada para o dia três de abril for direcionada contra toda e qualquer corrupção, podem contar com ela. Caso contrário, se for apenas para atingir Lula, nem precisam convidá-la. “Quem sou eu pra julgar o STJ? Além disso, não uso dois pesos e duas medidas”, argumenta. Com razão.
 

VAMOS?
Para brindar os 4 anos do Restaurante Pietro i Maria, o empresário Valmir Guarinão vai trazer o cantor Tony Angeli, para um jantar ao lado de um dos maiores interpretes de musica Italiana na atualidade, no dia 06 de abril, no Buffet Grand Mère. Cada casal terá direito a uma garrafa de vinho Reserva 2014 DOC Douro da Casa Alvares, premiado com Medalha de Ouro Wine Weekend 2017 na Europa. Os convites estão à venda no restaurante, na Euclides da Cunha, 88, ao custo de R$ 190,00, por pessoa.
 

CASCA GROSSA
Pesquisa de intenção de voto é retrato de momento, pode não ser definitiva e até desmentida na hora da contagem dos votos. Porém, ainda que contrarie expectativas, traz números e contextos reveladores para avaliações sobre a força e a densidade eleitorais dos candidatos. Nesta mais recente da Vox Populi em Campo Grande, encomendada pela Federação das Indústrias (Fiems), todos os cenários sugeridos aos eleitores atestam que o ex-prefeito Nelsinho Trad (PTB) e o deputado federal Zeca do PT, mesmo sob fogo cerrado, possuem consistência eleitoral. Lideram em todas as simulações, como primeiro e segundo votos.

 

CAMPANHA
As autoridades deveriam desenvolver já uma nova, eficaz e reforçada campanha pela doação de órgãos em Mato Grosso do Sul. A direção da Santa Casa, único hospital credenciado para a captação, chegou a dar ao Estado o quarto lugar no País no ranking de transplantes. Este ano, a média caiu demais: o primeiro trimestre está fechando com o registro de apenas três cirurgias do gênero, para rins e córneas.
 

PAJELANÇA
O embaixador canadense Ricardo Savone ficou impressionado com a cultura dos índios que habitam a aldeia urbana Marçal de Souza, no Bairro Tiradentes. Ele ganhou presentes e prometeu voltar. Savone participou terça-feira, 27, da entrega do novo Memorial da Cultura Indígena, na área onde foram construídas casas para abrigar 135 famílias da etnia terena desaldeadas. O governo canadense contribuiu com R$ 80 mil para a reforma e a Prefeitura deu contrapartida.

 

PISADA NA BOLA
Vários aliados e eleitores do prefeito Odilon Ribeiro (PSDB), de Aquidauana, não gostaram de sua estranha atitude de delegar poderes por procuração ao seu secretário de Governo, Wezzer Lucarelli, para responder pela Prefeitura em sua ausência. Foi um ato, no mínimo, deselegante, para não usar expressão mais contundente, já que o prefeito agiu assim para impedir que sua vice-prefeita assumisse enquanto estivesse fora.
 

PISADA NA BOLA (II)
Detalhe apimentado sobre a implicação política da rasteira que o prefeito Odilon Ribeiro deu em sua vice. Selma Suleiman (MDB), mulher do ex-prefeito Fauzi Suleiman, ficou surpresa, irada e não esconde a indignação. Resta saber o que a direção do partido vai fazer, já que o caso foi para a pauta nacional das vergonhas da política. Consta que o boicote tem a ver com a disputa sucessória estadual, já que o governador tucano Reinaldo Azambuja é o candidato de Odilon e vai enfrentar André Puccinelli (MDB), que pertence ao partido do casal.


VIXI!
A nova série original da Netflix, O Mecanismo, está rendendo assunto! Não só do público, como também da própria ex-presidente Dilma Rousseff. A petista acusou o cineasta José Padilha de distorcer a realidade, agir de má-fé e criar notícias falsas no seriado. A trama, que é uma versão da Lava Jato, retrata figuras conhecidas da nossa política, como Lula, Romero Jucá e a própria Dilma, misturando fatos com ficção. “Ele mente, distorce e falseia. Isso é mais do que desonestidade intelectual. É próprio de um pusilânime a serviço de uma versão que teme a verdade”, acusa a ex-presidente, em nota.
 

NA LEMBRANÇA
Carlos Alberto Ferreira Braga passou para a história da música popular brasileira com dois apelidos: João de Barro e Braguinha. Nascido em 29 de março de 1907, morreu poucos meses antes de completar cem anos, na véspera do Natal de 2006, no Rio de Janeiro que viveu em seus 99 anos de existência. Autor de Chiquita Bacana, Balancê, Laura,Copacabana, Turma do Funil, Pirata da Perna de Pau, A Mulata é a Tal e mais uma centena de sucessos no Carnaval e fora dele, teve uma vida repleta de alegrias, entre elas ver a Mangueira ser campeã com um enredo em sua homenagem. Assim, a frase final é dele, cheia de alto-astral. "A vida só gosta de quem gosta dela".