fernandosoares_23-03-2018

Edições anteriores

FINALMENTE
No domingo, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, desembarca em Campo Grande. Vem inaugurar o prédio da Unidade de Trauma da Santa Casa, ao lado do ministro da Casa Civil, Carlos Marun, do governador Reinaldo Azambuja e do prefeito da Capital, Marquinhos Trad. Em seguida, ele será recepcionado pelo empresário Jaime Vallér, em sua residência, com um almoço para relembrar os bons tempos de amizade.
 

DISPUTA
Deputados estaduais andam com os nervos à flor da pele. Natural, nesta época. A busca da reeleição cria cenários de confronto por causa de disputas microrregionais, que desembocam até na convivência pessoal. Tem gente que é do Bolsão e reclama da “invasão” de concorrentes nortistas. Campo Grande, por ser capital e cidade onde se instala a maioria dos parlamentares, é nesse caso uma “terra de ninguém”. E de nada vai adiantar apelos bairristas, como os de Corumbá – mandato de deputado estadual já diz tudo, é fruto de votos que podem ser pedidos em todo território estadual.
 

FIM DA FARRA
A luta para se ter as promoções na carreira de delegado, investigadores e policiais civis de forma digna, pelo merecimento, foi aprovada pela Assembleia Legislativa. Com isso, a Polícia terá uma mudança radical no modelo de promoção. Antes, grande parte das vagas não eram destinadas ao merecimento e, sim, por indicação e apadrinhamento, num modelo piramidal. Agora tem que ter requisitos para ser promovido.
 

RETORNO
A 1ª Sessão Criminal do Tribunal de Justiça devolveu o cargo da vereadora Márcia Queiroz Vida (Podemos), afastada por suposta corrupção passiva e tráfico de influência. Em tempo de eleições, todo cuidado é pouco com as manobras políticas da oposição. O mandato de vereador tem dia para começar e hora para terminar. Com ela fora do cargo, se provar sua inocência, quem vai reparar os danos decorrentes desse afastamento compulsório, mas, talvez, indevido? Agiram certo na reintegração ao cargo, mas, afinal, os dias afastados não poderão ser acrescidos, no final do mandato! Fica a questão...
 

OOOPPPSSS!!!
 
O prefeito Marquinhos Trad (PSD) pode não ter patrocinado, mas a sua administração tinha como evitar o perrengue causado pela recomendação do MPE (Ministério Público Estadual) para que sejam demitidos de seus cargos os servidores nomeados em processos que caracterizem nepotismo. No alvo desta primeira ação do MPE, estão as nomeações de parentes do ex-vereador Francisco Saci e dos secretários Pedro Pedrossian Neto (Finanças), Maria das Graças Macedo (Gestão) e seu adjunto, Igor Barreto Peixoto.


FAKELÂNDIA
Mais uma na conta negativa do líder do MBL (Movimento Brasil Livre), Kim Kataguri: sua organização, de extrema-direita, está entre as maiores divulgadoras de notícias falsas (os fakes) nas redes sociais. A conclusão está num levantamento feito pela Associação dos Especialistas em Políticas Públicas de São Paulo, que identificou os sites que mais disseminam informações falsas, não-checadas e boatos. Campo Grande, a capital de Mato Grosso do Sul, também consta de semelhante relação negativa: um estudo da “Folha de São Paulo” constatou que o veículo eletrônico “Jornal da Cidade” é um dos meios de divulgação que mais praticam o chamado Fake News.
 

CAMINHANDO
Para os saudosistas curtirem: ainda que renegando sua história de compositor da resistência à ditadura militar, Geraldo Vandré, chegando aos 83 anos, voltou aos palcos. Sua participação no concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba – quintas e sextas-feiras, na Sala Maestro José Siqueira (Espaço Cultural José Lins do Rego), em João Pessoa, na Paraíba, só foi possível porque, segundo ele, trata-se da sua terra natal. O compositor da antológica “Caminhando”, eleita como hino contra a ditadura, havia subido num palco pela última vez em dezembro de 1968, na véspera da edição do AI-5, um dos atos que marcaram a violenta repressão do regime militar no Brasil.
 

O SALÃO
O hair stylist Lucas Caetano e o beauty expert Ícaro Moreira estão iniciando uma nova e promissora trajetória no ramo da beleza, em Campo Grande. A dupla inaugurou o seu Studio Loft, na Chácara Cachoeira, prestigiado pelas modetes do círculo top da cidade. Um amplo e moderno espaço indicando o talento de dois excepcionais estilistas estéticos.
 

MUDANÇAS
Enquanto o deputado estadual George Takimoto troca o PDT pelo MDB, convencido pela fidelidade ao ex-governador André Puccinelli, o deputado federal Eliseu Dionísio deixa para a hora H sua mudança partidária. Há quem aposte que ele acabe desembarcando no PSL, para ficar mais á vontade apoiando a candidatura presidencial de Jair Bolsonaro.
 

COLEÇÃO
Em Camapuã, o Executivo e o Legislativo parece que entraram em guerra. Informa-se que já existem quatro pedidos de CPI e instauração de Comissão Processante da Câmara, para tirar o sono do prefeito tucano Delano Huber. O pedido de socorro do alcaide já está sendo tratado pelos bombeiros da Casa Civil do governador Reinaldo Azambuja.
 

NA LEMBRANÇA
O engenheiro aeroespacial Werner von Braun nasceu em 23 de março de 1912, na cidade de Wirsitz, na Alemanha. Naturalizado americano em 1955, ele foi o primeiro diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Usarmy, para o programa de mísseis Redstone, ocupando, posteriormente, a direção da Nasa e do Programa Espacial Americano. Antes de morrer, em 1977, ele cunhou esta frase genial: "Já que a soberania nacional existe, nossa única esperança é criar um padrão ético para todos".

 

Fotos: Gabriel Santos

Os empresários, Hélio Fogolin e Sidney Volpe

 

Newton Klauss e a marchand Celeste Curado

 

O jornalista Ogg Ibrahim e a esposa, Deborá Quirino Ibrahim

 

Gente da gente, Lauro Davi e o filho, José Eduardo

 

Os médicos. Eduardo Marcondes e o deputado federal Geraldo Rezende

 

O dentista em Dourados, Fernando Lamers, e Mayara Pagani

 

O pecuarista Antônio Carlos Arroyo e o ex-prefeito da Capital, Nelsinho Trad

 

POP
A rainha Elizabeth II vai comemorar seus 92 anos ao som de muito pop. Preparada pela rede BBC, a homenagem marcada para o dia 21 de abril será realizada no Royal Albert Hall. Os shows confirmados são de Shawn Mendes e Kylie Minogue. A festa deve contar ainda com as performances de Sting, Shaggy, Tom Jones, Craig David e Anne-Marie. Os súditos agradecem, não é mesmo?