fernandosoares_14-03-2018

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

O médico urologista Andre Domingos e a esposa, fonoaudióloga, Fabiana Domingos

 

Os médicos, Flávio Barbosa e Soraia Romanini

 

Os médicos, Lucylea Braga e Odilei Braga

 

Magna Saraiva e a sobrinha, Patrícia Saraiva de Moraes

 

Sônia Corrêa dos Santos e Luciana Gomes

 

Fafá Ribeiro, Thelma Mendes e Sueli Telles

 

As empresárias, Ana Luíza Mesquita e Ana Laura Cardoso

 

NÃO POR ISSO...
Há seis anos, os corumbaenses não têm na Assembleia Legislativa um mandato com domicílio eleitoral no Município. O mais recente foi Paulo Duarte, que nasceu em Corumbá, mas morava em Campo Grande quando foi eleito deputado estadual, em 2006, e se reelegeu em 2010. Renunciou em 2013, após disputar e vencer as eleições de prefeito. Hoje, a região tenta emplacar o nome da ex-primeira-dama Beatriz Cavassa Cunha, viúva do prefeito Ruiter Cunha, que morreu ano passado. Ventila-se, no entanto, que ela é uma das opções para vice do governador Reinaldo Azambuja, no caso de o PSDB lançar chapa pura.
 

NÃO POR ISSO (II)
Enquanto Corumbá não conquista uma cadeira na Assembleia, as lideranças da região fazem as vezes que seriam dos deputados estaduais. Caso do vereador Chicão Vianna, que vira e mexe está em Campo Grande encaminhando reivindicações de seus conterrâneos. Na segunda-feira, ele foi ao Palácio Guaicurus participar de uma audiência pública sobre telefonia rural móvel, demanda de interesse dos corumbaenses, que Chicão confiou a várias lideranças, entre elas os deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet e os estaduais Cabo Almi e João Grandão.

 

Errata
Na coluna de ontem, publicamos que o médico cardiologista José Carlos Dorsa, que nos deixou no domingo, em função de um fulminante infarto, era filho dos professores universitários Arlinda e Antônio Dorsa. Na verdade, ele é filho do juiz aposentado e escritor, José Vieira Pontes com Ana Maria. Nossas desculpas.

 

MISERICÓRDIA
Ontem, conversava com um amigo que lamentava o fuzilamento que boa parte da imprensa fez com o médico José Carlos Dorsa, principalmente após sua ida. Ele dizia que as ofensas foram uma coisa não humana, pois não era necessário fazer e, principalmente, publicar o que publicaram. Tido e havido como um excelente profissional, Dorsa deveria receber consideração, até por questão de respeito. Afinal, ele não está mais entre nós. Que Deus o tenha em boa luz, que seus feitos positivos sejam a tônica de sua história.

 

UM CENTÍMETRO SÓ
O prefeito de Paranaíba, Ronaldo Miziara (PSDB), teve que refazer um asfalto que o seu predecessor, Tita Queiroz, havia construído com um centímetro a menos do que previa o projeto aprovado há cinco anos pela Sudeco. O convênio está suspenso e a liberação do recurso trancada enquanto o erro não for corrigido. A nova obra, porém, já está no fim e o Município deve retomar o direito de utilizar o que resta do convênio de R$ 3,2 milhões para concluir as obras de pavimentação que faltam.
 

LUXO
Paris é ou não é um luxo? A Cidade Luz vai ganhar um hotel de cinco estrelas e um resort da Bulgari, ambos dentro do mesmo complexo. A grife italiana anunciou que a nova unidade está programada para ser aberta na capital francesa, em 2020. A propriedade será construída no número 30 da Avenue George V, dentro do chamado Triangle d’Or, área formada pelas interseções das famosas Avenidas Champs-Élysées, Montaigne e George V. O Bulgari Hotel Paris oferecerá 76 suítes, SPA e uma piscina de 25 metros, além de restaurante e bar. Projetado pelos arquitetos italianos Antonio Citterio Patricia Viel e o escritório parisiense Valode & Pistre, os profissionais terão a missão de deixar esse hotspot como o mais novo must go de Paris.
 

DR. CORAGEM
Pasmem: o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Ministério Público Estadual e o Judiciário de Santa Catarina se uniram para afastar de suas funções na comarca de Otacílio Costa, o juiz Fernando Cordiolli Garcia. Conhecido por atacar as pataquadas dos próprios colegas e questionar a atuação do Judiciário – que, a seu ver, só investe contra os pobres e é condescendente com ricos e poderosos - Garcia corre o risco de ser impedido de exercer a magistratura. Seus desafetos querem exonerá-lo, acusando-o de sofrer de instabilidade emocional, e chegam até a sugerir que passe por avaliação psiquiátrica. Dos 60 desembargadores que o julgaram, 59 pedem seu enquadramento. Garcia é chamado também de “Dr. Coragem” por expor, em suas sentenças, decisões e procedimentos nada éticos de juízes, advogados e membros do MPE.
 

ARTE INCLUSIVA
Márcia Rolón, diretora do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, feliz com o sucesso do vídeo sobre um dos projetos da instituição corumbaense. Trata-se do belo espetáculo Moinho Concert Nossa Gênese, apresentado em 2017, para comemorar os 40 anos da criação de Mato Grosso do Sul. O projeto incluiu dança das alunas do Moinho, o apelo visual do artista plástico Humberto Espíndola e a sublimação da palavra com a poesia de Manoel de Barros. O Moinho Cultural é uma das maiores e mais bem-sucedidas iniciativas de promoção humana, por meio do aprendizado e de experiências culturas acessíveis a todos, especialmente crianças e adolescentes.
 

ESTANTES
Na quinta-feira, 16, a partir das 19h30min, faltará espaço para acomodar o público que prestigiará na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, o lançamento do livro “Reverenciando Canale – Um Marco de Bravura Moral”, do desembargador aposentado Rêmolo Leteriello. Com chancela da Editora Life, a obra trata de um dos notáveis da vida pública nacional, Antonio Mendes Canale, que foi prefeito de Campo Grande, senador, secretário de Estado e titular da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste).
 

GUERRA SANTA
 Em Sidrolândia, um pastor evangélico vem insistindo desde 2011 para que a Prefeitura torne facultativo o uso, que é obrigatório, dos uniformes fornecidos aos estudantes da rede pública municipal. O problema, segundo o pastor, é a expressão “Ave-Maria” inscrita no brasão oficial do Município estampado nas camisetas. Ele se baseia num forte argumento: o Estado brasileiro é laico e a Ave-Maria é uma das principais orações do catolicismo. A Igreja Católica reagiu, lembrando que a inscrição é histórica, tem mais de 70 anos e foi gravada porque o fundador da cidade, Sidrônio Antunes, era devoto de Nossa Senhora da Abadia.

 

JOGO DURO
O jornalista Edivaldo Bittencourt, dono e editor do blog “O Jacaré”, assustou-se com o apetite de Reinaldo Azambuja para acioná-lo na Justiça, em resposta a denúncias e críticas que vem publicando contra o governador tucano. Nas contas de Bittencourt, o governador entrou com 16 processos contra ele. Só o primeiro oficial de Justiça que o procurou tinha quatro notificações.

 

GUERRA NAS ESTRELAS
Marcelo Miglioli e Eduardo Riedel, secretários estaduais de Infraestrutura e de Governo e Gestão Estratégica, não estão rompidos. Longe disso. Muito menos se dão rasteiras um no outro. Porém, são concorrentes num mesmo projeto: a candidatura ao Senado. Esta coluna já havia dado essa informação, ainda no ano passado, ao avisar que duas importantes figuras da base de sustentação administrativa e política do governador Reinaldo Azambuja iriam bater de frente. Mas não vai dar crise. Podem apostar.
 

NA LEMBRANÇA
Antonio Frederico de Castro Alves nasceu em 14 de março de 1847, numa fazenda no interior da Bahia. Antes de morrer, aos 24 anos, escreveu uma vasta obra, passando para a história como o poeta dos escravos. É dele a frase que encerra a coluna de hoje: "O livro caindo n'alma, // é germe que faz a palma, // é chuva que faz o mar".