fernandosoares_09-03-2018

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

Gente da gente, o ex-prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, e o atuante prefeito da Capital, Marquinhos Trad

 

O desembargador do TRT-MS, André Luis Moraes de Oliveira, e o juiz do Trabalho e presidente da Amatra, Christian Estadulho

 

Karina Ribeiro e a publicitária Letícia Barbosa

 

O engenheiro civil Auro Rogotti e a esposa, advogada Rosângela Pinheiro

 

Aline Fernandes e o marido, empresário Rodolfo Holsback

 

O casal, Gislaine e o publicitário Ariosto Barbieri

 

Mulheres que brilham, Patrícia Silva e Sabrina Rotoli Resina Fernandes

 

Divulgação

O senador Pedro Chaves sendo homenageado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho com o título de Grão-Mestre da Ordem Nacional do Mérito Educativo, concedido pelo Ministério da Educação

 

NA LEMBRANÇA
Honoré Gabriel Vitor de Riqueti pouca gente conhece. Mas o conde de Mirabeau é famoso. Ele veio ao mundo em 9 de março de 1749, na França. Político jacobino e escritor, foi um dos ideólogos da Revolução Francesa e deputado pela nobreza, sendo o porta-voz do Terceiro Estado. Polêmico, Mirabeau, que morreu aos 42 anos, deixou esta frase: "Sempre tive medo de ofender a razão, mas nunca os homens".

 

INOCENTADOS
A decisão do arquivamento das denúncias contra os desembargadores José Ale Ahmad Neto e Ruy Celso Florence, feita pelo corregedor Nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, mostra que não houve irregularidade alguma nas decisões, naquele caso distorcido pela mídia, na decisão proferida em favor de Breno Solon Borges, filho da desembargadora Tânia Borges. O CNJ chegou a trazer peritos ao TJ-MS para detectar se houve fraude no sistema de distribuição do processo. Eu não tinha dúvida alguma sobre a conduta desses dois magistrados, que já deram, em outros casos, sentenças semelhantes, para usuários de drogas, mesmo presos, para tratamentos em clínicas particulares por que, como todos sabem, presídio não recupera ninguém. Quem conhece José Ale Ahmad Neto e Ruy Celso Barbosa Florence, sabe que suas ações e carreiras sempre foram pautadas pela absoluta honestidade, transparência, muito trabalho e coerência com seus posicionamentos e com o ordenamento jurídico.

 

FATOR BIOMA
Legislação específica para melhorar e ampliar o sistema de proteção ao ecossistema e a criação de um Fundo Especial para o Pantanal estão no primeiro plano da ação parlamentar do senador Pedro Chaves, este ano. Ele quer aprofundar e avançar nesses temas, a partir de audiências públicas em Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT). Visão ampla, universal: o Pantanal é comum aos dois estados, um bioma único e que pode ser tratado com procedimentos e normas sem diferenciação.
 

BOLA FORA
Leandro Provenzano, Leandro de Carvalho e Geyson Gonçalves. Eles entendem muito de “Consumo Consciente”, “Superendividamento do Consumidor: Um problema Social, Econômico e Jurídico” e “Superendividamento e das Relações Bancárias”. Estes são os ilustres palestrantes e temas escolhidos pela seccional da Ordem dos Advogados (OAB-MS), para o evento em homenagem às mulheres, dia 15 deste mês, no auditório da entidade. Não por acaso, elas, as advogadas, ficaram furiosas. Pudera: só palestrantes homens e com temas nada elegantes para o gênero. Razão de sobra para Giselle Marques protestar: “Chamando-nos de gastadeiras... tenha santa paciência”. Pegou mal, mesmo.

 

O RECADO
Marilu Guimarães chegou, chegando. De volta agora com seu novo recado, a Casa de Arte e Cultura, traz novidades e criativos investimentos. No próximo dia 23 seu espaço será cenário de um networking para convivas interessados no tema “Mulheres que Fazem Arte”. Um programa imperdível, com palestra, roda de conversa, música, oficinas e exposições.
 

COERÊNCIA
Embora seja reconhecido por suas ligações com segmentos e agentes conservadores da política, o dirigente regional da Funai (Fundação Nacional do Índio), em Mato Grosso do Sul, Paulo Rios, desaprovou duramente a fala do vereador André Salineiro (PSDB) incitando a Polícia a “descer o cacete” nos indígenas que bloquearam a BR-163 para reivindicar melhor atendimento em saúde. Rios disparou: “Foi uma fala infeliz, imprópria para um vereador que é funcionário publico federal”. Salineiro não agradou nem aos que poderia chamar de seus.
 

CAMAS SEPARADAS
Os mais íntimos já sabiam, porém só agora caiu na boca do povo o fim do casamento da apresentadora Luciana Jimenez e o empresário Marcelo de Carvalho, um dos sócios e vice-presidente da Rede TV! Eles se conheceram em 2004 e se uniram dois anos depois. Os amigos mais próximos revelam que o casal já não estava com vida em comum, desde o início do ano passado.
 

REVOADA E BARREIRA
Situação inusitada deve ocorrer nos próximos dias, à medida que chega a hora das convenções para escolha das chapas. O juiz federal aposentado Odilon de Oliveira (PDT) já é assediado por alguns pré-candidatos de outras legendas, que querem embarcar no ônibus do líder das pesquisas. O problema é que boa parte deles não possui a qualificação básica que o pedetista exige para ter acesso ao seu palanque.
 

NO SACOLEJO
O cruzamento de intenções, pareceres, construções jurídicas e ritualizações pode trazer novidades muito interessantes no desenrolar dos processos e julgamentos envolvendo as operações Coffee Break e Lama Asfáltica. Gente muito bem entrosada no Parque dos Poderes confidenciou: todas as instituições envolvidas nos imbróglios jurídicos, que se arrastam desde 2011, terão muito o que explicar à sociedade. Foi naquele ano que começaram as operações de derrubada de Alcides Bernal, da Prefeitura, e se cristalizaram as investigações que resultaram na Coffe Break. Detalhe: quem está ficando para bode expiatório ainda tem o que contar e pode abrir a boca.
 

NO SACOLEJO (II)
Chapa majoritária que está sendo desenhada, desde encontro reservado ocorrido esta semana, consta de uma engenharia política e eleitoral das mais ambiciosas. Dupla que faria a dobradinha estadual-federal pode ser convencida a abrir mão para dois novos queridinhos. Em troca, a pavimentação e o encurtamento de rotas para a disputa de prefeituras, em 2018.

 

CONTRATADO
O advogado de defesa de Joesley Batista, André Callegari, irá trabalhar também para Gilmar Mendes. De acordo com as informações, Callegari vai assumir aulas no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), centro de estudos do qual o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) é mantenedor. Advogado criminalista, Callegari é doutor e Pós-Doutor em Direito Penal pela Universidad Autónoma de Madrid, na Espanha. O nome do profissional ainda não consta no corpo docente do IDP.
 

AVANÇO
Mais uma prova em Campo Grande de que a taxa de participação feminina no mercado de trabalho aumentou. Só no escritório da Plaenge Construtora, hoje, o quadro aponta 82 mulheres contra 63 homens, entre administrativo e comercial, sem contabilizar as obras.
 

HOMENAGEM
Hoje, na Praça do Rádio Clube, a Prefeitura da Capital e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) realiza o show “Um Canto às Mulheres”, com presença da cantora Juci Ibanez, seguida do Grupo Sampri, as Irmãs Galvão, que completam mais de 70 anos de carreira e possuem mais de 300 músicas gravadas e encerrando com a cantora sertaneja Paula Mattos. Começa às 18 horas.