fernandosoares_07-03-2018

Edições anteriores

DIA DELAS

 

 

Fotos: Gabriel Santos

Ontem, os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande celebraram o Dia Internacional da Mulher, com a entrega da Medalha “Celina Martins Jallad”. Na solenidade, diversas mulheres foram homenageadas em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade campo-grandense.

As homenagens foram realizadas no Plenário Oliva Enciso, local que leva o nome da primeira mulher vereadora de Campo Grande, que presidiu a Casa de Leis de 1958 a 1959. O presidente da casa, vereador João Rocha, disse do sentimento que lhe move por entender a importância da mulher na construção da sociedade, as mulheres devem ser reverenciadas todos os dias, isso se faz com ações. “Nós temos  que ter dentro de cada

 

O presidente da Câmara de Campo Grande, João Rocha, e a deputada estadual Mara Caseiro

 

Os vereadores, Ademir Santana e Valdir Gomes

 

A advogada Cristiane Torres e a mãe, tabeliã, Hilda Torres

 

um de nós a consciência de que não há necessidade de disputa de lugar, precisamos buscar a igualdade de gênero". Entre as homenageadas, estavam: Mariza Fontoura Ocampos, Cleide Teresinha Milanesi, Katy Braun do Prado, Maria Rita dos Santos, Lucimar Porangaba de Almeida, Sônia Caldart, Regina Márcia Rodrigues de Brito Mota, Margareth Flores de Amorim, Rachel de Paula Magrini Sanches, Irmã Sílvia, Carla Charb el Stephanini, Delasnieve Miranda Daspet de Souza, Elezita Santos de Oliveira Vercelino, Eunice Targino da Silva, Berenice Maria Jacob Domingues, Mara Caseiro, Cinara Solei Nascimento Tavares Flor, Hilda Torres, Fernanda Fontoura Ribeiro Name e Elizabeth Pinheiro. Confira alguns flashes...

 

A delegada Roseli Molina, Carla Stephanini e Regina Márcia Mota

 

A empresária Gisele Barbosa e Fátima Trad Mazina

 

Paula Ribeiro e a filha, Fernanda Name

 

 

 

PONTA DO LÁPIS
O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, afirma que são dois os fatores determinantes que impediram o Estado de afundar na recessão e, ainda, garantir a retomada do crescimento: o equilíbrio fiscal e o controle de custeio. Um dado desenha essa afirmação: a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) fixa como teto máximo de gastos com pessoal uma fatia de até 60% da Receita Líquida Corrente, com um limite de alerta em 54%. No exercício de 2017, o governo de Reinaldo Azambuja não foi além dos 47,37% de comprometimento da receita com a folha de pessoal.
 

DIA DA MULHER
No dia de hoje, todas as nossas homenagens às mulheres. Que suas lutas continuem e suas conquistas aumentem a cada amanhecer e a cada pôr do sol. Que o amor, a ternura e a solidariedade morem sempre em seus corações e que o respeito a todas elas esteja sempre presente em suas vidas. Que jamais sejam objeto de uso, mas sim o centro dos melhores sentimentos, afinal de contas, ser mulher é um ser abençoado por Deus, o pedaço mais iluminado do Universo, como foi Maria, a mulher que foi o caminho para nós trazer Jesus e nos deixar eternos ensinamentos.
 

MAIS ABUSOS
O caso do médico Larry Nassar chocou o mundo. Mas não é o único, e esse tipo de crime não ocorre só na casa do vizinho. Como se sabe, Nassar era médico oficial de ginastas da elite feminina dos EUA e foi preso ao descobrirem que ele praticou abusos e molestou sexualmente mais de 100 atletas, inclusive estrelas olímpicas. Em Jardim, a 230 km de Campo Grande, um treinador de vôlei, Tomaz Avelar de Aquino, foi preso sob a acusação de ter abusado de várias de suas alunas.
 

QUIETO É MELHOR
O jogador Daniel Alves, do Paris Saint Germain, cometeu grave e lamentável ato falho ao comentar com desdém a morte de um colega de profissão, o zagueiro Davide Astori, da Fiorentina. Perguntado sobre a morte do atleta, o ala brasileiro disse que muitas criancinhas morrem todos os dias no mundo e não há a mesma repercussão.
 

QUIETO É MELHOR (II)
Ao usar a tribuna da Câmara Municipal para dar sua opinião sobre o bloqueio de uma rodovia por índios, em Mato Grosso do Sul, o vereador André Salineiro (PSDB) – por sinal um atuante e promissor político da nova geração - parecia estar investido de truculência, em dia de nervosa repressão a criminosos em campo de batalha. Ainda que seja reprovável a atitude de interdição de uma via pública, não se justifica o papelão de um representante do povo, que aconselha o seguinte, como solução para acabar com o protesto e os protestantes: “Uma interrupção dessas aí, se não tiver conversa, é descer o cacete mesmo, tem que apanhar”.

 

CUSPE NO PRATO
O ex-presidente Lula, com sua condenação e a possibilidade cada vez maior de ser preso, está provando em grandes e sucessivos goles o gosto amargo da decepção e das relações falsas de amizade e parceria, que pareciam tão sólidas no tempo das vacas gordas, e agora se esfarelam. Aqui mesmo, na política de Mato Grosso do Sul, diversas pessoas que se beneficiaram do mandato e da influência de Lula, inclusive conquistando mandatos eletivos, hoje não se contentam em virar-lhe as costas e alguns vão além, despejando sobre o pernambucano as mais depreciativas qualificações.
 

SÓ EU
Se prevalecer o resultado da prévia do PSDB para indicar o candidato do partido à Presidência da República, o governador Geraldo Alckmin pode estar entrando em fase de pré-campanha. Escolhido numa prévia que só teve uma inscrição, a dele, Alckmin já avisou que deixará o governo de São Paulo dia seis de abril, para cuidar exclusivamente da campanha.
 

ELAS
A taxa de participação feminina no mercado de trabalho aumentou, na comparação entre os anos 2017 e 2016. O dado foi apresentado esta semana, na Casa da Mulher Brasileira. Entre as mulheres, o índice passou de 59,1%, em 2016, para 59,9% em 2017. O maior aumento foi relacionado ao grupo com 60 anos ou mais (de 13% para 14,2%). Entre as responsáveis por manter a família, o número passou de 56,7% para 59,4%.


 
MODA
As boinas possuem status fashion e dão novos ares às produções, principalmente no outono. O acessório, queridinho das francesas, promete retornar para o nosso guarda-roupa e ser tendência do street style, em 2018. O modelo que vem fazendo sucesso é o tipo beret (o estilo francês), mas a versão do item com aba também tem conquistado espaço nos looks.
 

BOAS DE PROSA
Um encontro assim só pode dar poesia, arte, cultura e prazeres: Sylvia Cesco e Andréa Freire. A escritora Sylvia preparou o melhor do chá com chipa no programa, para ilustrar um encontro de mulheres mais que especiais.
 

NA LEMBRANÇA
Hebe Camargo era uma gracinha. E esta paulista de Taubaté completaria hoje, se viva estivesse, 89 anos de idade. Cantora, apresentadora e atriz, ela participou, fazendo sucesso, das primeiras transmissões de TV no Brasil, em 1950, na extinta TV Tupi. Hebe era uma lição de vida ambulante. Nascida no Dia Internacional da Mulher, de 1929. É dela esta frase iluminada sobre homens. "Não gosto de garotões. Meu homem ideal tem de ter uns 68 anos", como comprova esta frase: "Eu não tenho solidão. Sou feliz comigo".