fernandosoares_05-03-2018

Edições anteriores

BRUXA SOLTA
O 1º secretário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Zé Teixeira (DEM), enfrentando perrengue com a saúde. Com estágio de gravidade, o caso do democrata preocupou mais a família e os amigos porque sofreu complicações durante tratamento contra um tumor. Felizmente, já está em franca recuperação. Mais preocupante é o quadro do artista plástico Issac de Oliveira, que se submeterá a cirurgia, no sábado, para eliminar dois nódulos no pulmão, e do ex-candidato a prefeito de Coxim, Professor Bira, que foi internado para ser submetido a cirurgia para extrair um tumor no cérebro.

 

Fotos: Gabriel Santos

Trio de mulheres que fazem a diferença no Estado, a vice-prefeita da Capital, Adriane Lopes, a primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja, e a primeira-dama da Capital, Tatiana Trad

 

O prefeito da Capital, Marquinhos Trad, e o secretário de Finanças, Pedro Pedrossian Neto

 

O pecuarista Jerome Ballot e a esposa, Terezinha Arruda Ballot

 

A advogada Marli e o marido, empresário Gelson Padovani

 

A advogada Tatiana Ujacow e o amigo, presidente da OAB, Mansour Karmouch

 

Os empresários, Soraya Dibo Faria e Carlos Eduardo Faria

 

O diretor do SBT-MS, Salvador Sandim, e a esposa, Márcia

 

TÔNIA POR AQUI
Talvez pouca gente saiba que Tônia Carrero viveu um grande amor de sua vida em Campo Grande. Vez por outra, o amado – um oficial das Forças Armadas – a trazia para a cidade. Uma das diversões da atriz, nesses dias de romance, era passear de cavalo em uma propriedade às margens da BR-262, proximidades de Terenos.
 

TÔNIA POR AQUI (II)
Tônia Carrero dizia que um dos lugares que a encantavam no Brasil era Mato Grosso do Sul, pelo clima e pelas belezas naturais. Havia 10 anos ela estava reclusa em seu apartamento e morreu na noite de sábado, aos 95 anos, ao sofrer uma parada cardíaca. Sua saúde estava muito abalada, sobretudo por causa de uma hidrocefalia – excesso de líquido no cérebro.

 

VENTRE DA TERRA
Mato Grosso do Sul vem retomando com vigor sua produção mineral e afasta os ciclos de estagnação. Para ter uma ideia, basta conferir os demonstrativos que indicam um incremento de 81% no faturamento de 2017, em relação ao ano anterior. O saldo da balança de exportações no período chegou a US$ 12 milhões.
 

SUSTO
Depois de uma preocupante queda de pressão, que o levou a buscar atendimento médico-hospitalar, Araes el Daher retornou à sua casa. Para alegria da família e dos mais de um milhão de amigos.
 

NOVA ROTA?
Por enquanto, apenas uma especulação nas esquinas. Porém, nos bastidores, é forte o comentário sobre possível mudança de planos envolvendo a vice-governadora do Estado. Rose Modesto é pré-candidatíssima a deputada federal. Contudo, há quem a veja como opção do PSDB para disputar o Senado. De qualquer forma, ela sabe que com uma boa performance eleitoral este ano continuará habilitada para voltar a disputar a Prefeitura, em 2020.
 

MARTELO BATIDO
O ex-presidente da Associação dos Criadores (Acrissul), Chico Maia, almoçou com o senador Álvaro Dias e levou como sobremesa a saborosa sensação de quem foi abençoado com o empurrão decisivo para avançar projetos eleitorais. O presidenciável do Podemos reiterou apoio à candidatura de Maia para senador. E, quem sabe, numa chapa que terá o juiz Odilon de Oliveira (PDT) concorrendo ao Governo.
 

COM LOUVOR
Miriam Cristina Ibanhes surfando nas ondas da realização profissional. Ela está selecionada para fazer o curso de Mestrado em Comunicação, na Universidade Federal (UFMS). Sonho de juventude que agora está prestes a se tornar realidade.
 

ELAS NA FITA
A Livraria Le Parole confirmada como point de excelência do circuito cultural e artístico. Além da literatura, o festejadíssimo espaço da Euclides da Cunha agora está ampliando seu arco de atividades, para incluir outras manifestações, como a dança e as artes plásticas. Na agitada semana que passou, em chá da tarde organizado pela Maria Café, Luciana Rondon recebeu o mulherio elegante da BPW Campo Grande, com seus nomes constelados do protagonismo empreendedor da cidade. Entre as presenças, Maria Helena Bonotto-Perfatto, Célia Aparecida Zanetti e Cacilda Seraphim.
 

PELA TERRA
E agora? O Superior Tribunal de Justiça despachou favoravelmente à petição dos proprietários rurais, que reclamam o direito dominial da Fazenda Buriti, Localizada entre Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, a área de 17 mil hectares tem 31 propriedades e é um dos pontos críticos no mapa nacional da disputa fundiária. Com a decisão do STJ, os índios terena sofrem um revés na antiga luta pela posse da terra, que já causou conflitos violentos e até mortes.
 

NA LEMBRANÇA
O mestre Gabriel García Marquez completaria, se vivo estivesse hoje, 91 anos. Este colombiano de Magdalena, jornalista e escritor dos bons, que nos presenteou com obras como Cem Anos de Solidão, fecha a coluna de hoje com esta frase: "Te amo não por quem tu és, se não por quem sou quando estou contigo". Lindo!

 

INVESTIDURA

A diretoria executiva do Conselho dos Tribunais de Justiça do Brasil recebeu com entusiasmo e honrarias merecidas seu novo integrante, o desembargador João Maria Lós. Ele presidiu o TJ/MS de 2015 a 2017 e representa o Centro-Oeste nesse Conselho. Vale, ainda, frisar que há outros membros do Judiciário estadual no colegiado nacional. O que significa que a magistratura de Mato Grosso do Sul está com elevado prestígio.